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Entenda como lidar com os consumidores digitais

Entenda como lidar com os consumidores digitais

Em plena revolução digital, até a maneira de vender imóveis mudou. O comprador moderno já não é mais o mesmo, apresentando comportamentos e expectativas bem diferentes do que era de costume há 10 ou 20 anos. O consumidor digital quer facilidade, praticidade, e conforto no processo de compra, sem deixar de lado a qualidade. Mas e você, como lida com essas mudanças? Quer algumas dicas para se dar bem com os consumidores digitais? Então acompanhe nosso post!

Revolução comunicativa

Quando não existia internet e um verdadeiro mar de informações à disposição dos consumidores, era menos difícil desenvolver uma comunicação persuasiva, que eventualmente levasse à compra — mesmo que o potencial cliente tivesse algumas objeções. Nessa época, um bom vendedor costumava conseguir, sem tanto esforço, fechar bons negócios. Atualmente, porém, não é bem assim.

Hoje em dia, ao mesmo tempo em que fala com o corretor de imóveis, o cliente procura informações na internet. Aliás, antes mesmo de entrar em contato com o corretor, certamente já houve uma pesquisa extensa sobre o mercado de imóveis. Com tanto background, convencer esse consumidor é bem mais difícil. Aí que deve entrar uma excelente estratégia de marketing de conteúdo para educar o público a respeito do seu mercado.

Postura consultiva

Se você quer mesmo fazer sucesso com os consumidores digitais, esqueça o traje de vendedor e vista o de consultor. Não empurre um imóvel qualquer nem tente convencer o potencial cliente de que aquilo que você tem é o que ele precisa. O ideal, na verdade, é fazer o caminho inverso.

Ouça seu lead, entenda suas necessidades e vá em busca de um imóvel que supere as expectativas. Se não tiver essa opção imediatamente no seu portfólio, seja franco e redobre seus esforços para captar um imóvel que seja adequado ao perfil desse consumidor. Respeite a jornada de compra oferecendo o que você tem de melhor: experiência e conhecimento do mercado. Todo consumidor sabe reconhecer esse tipo de talento.

Recomendações poderosas

Por mais que atualmente esteja muito fácil divulgar negócios e fazer marketing em dezenas de plataformas, o poder da recomendação continua vivo. Aliás, nunca esteve tão forte! Quando um consumidor quer saber sobre imóveis, sobre a reputação de uma imobiliária ou a competência de um corretor, parte para as impressões pessoais de outros clientes.

A dica aqui é, portanto, nunca ferir o relacionamento com nenhum lead ou cliente da sua imobiliária, conquistando respeito e reputação no mercado. Use isso no seu marketing, convidando clientes satisfeitos a falarem a respeito de suas experiências. Os consumidores digitais confiam em depoimentos e avaliações e normalmente estão mais que dispostos a contribuir com as empresas que fazem da sua jornada de compra uma experiência única.

Ofertas imperdíveis

Quando alguém procura por um imóvel, busca soluções e muitas vezes, está querendo realizar um sonho. O seu papel como corretor é participar desse sonho como um solucionador de problemas.

Antecipe-se a perguntas, ofereça seu conhecimento e ajude caso o cliente fique perdido entre documentações e cobranças de bancos e construtoras. Mostre o potencial de cada imóvel fazendo com que seus clientes se imaginem vivendo (ou trabalhando) ali. Estimule a imaginação e crie vínculos emocionais para tornar o processo de compra ainda mais prazeroso!

Agora pense: se você souber o que as pessoas procuram no mercado de imóveis, saberá o que oferecer para concretizar vendas mais satisfatórias, certo? Então veja este post sobre o assunto e aproveite para conferir o nosso sistema de gestão de imóveis e de clientes, onde você pode fazer todo esse acompanhamento a distância e na palma da sua mão.

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