Mercado

Entenda o crescimento do mercado imobiliário pelo mundo

Entenda o crescimento do mercado imobiliário pelo mundo

A aquisição de propriedades sempre foi considerada uma maneira inteligente de aplicar o dinheiro, pois esse setor costuma oferecer mais garantias e segurança, mesmo quando a conjuntura econômica não está tão favorável. Dentro desse contexto, é muito importante entender o crescimento do mercado imobiliário pelo mundo.

Muitos países, sobretudo alguns emergentes, estão experimentando uma valorização tremenda nesse ramo, e a tendência é que isso continue acontecendo nos próximos meses ou até mesmo nos próximos anos.

Quer aprender um pouco mais sobre esse tema? Então não deixe de conferir o post de hoje!

O susto dos Estados Unidos em 2008

Não dá para falar do crescimento do mercado imobiliário pelo mundo sem citar a crise que assolou o setor nos Estados Unidos em 2008. Em linhas gerais, esse susto deu a base para muitos países evitarem problemas semelhantes e acabou contribuindo para consolidar essa realidade nos dias de hoje.

Na época, o crédito concedido para financiamentos de imóveis ia acompanhando o ciclo econômico do país, que experimentou um grande crescimento e registrou o auge da prosperidade. As instituições financeiras americanas confiaram demais em pessoas que não possuíam um bom histórico no pagamento de dívidas nos últimos anos.

Esses clientes usavam as suas próprias casas como garantia e, quando não conseguiam pagar, as perdiam. Essa situação fez com que os preços caíssem assustadoramente, o que reduzia ainda mais a garantia dos empréstimos, que viraram papéis de negociação na mão dos bancos, reforçando esse ciclo negativo na economia americana.

As bolsas de valores mundiais, por sua vez, sentiram o baque e sofreram perdas fortes nesse ano. Ficou claro que é essencial criar mecanismos mais eficientes para regulamentar a especulação com capitais de mais alto risco, e cada uma dessas noções criou suas próprias ferramentas — naturalmente ou não — para que possam crescer sem medo de criar uma bolha.

Mercados emergentes pelo mundo

Brasil

Não dá para falar sobre o crescimento do mercado imobiliário pelo mundo sem citar o nosso país. Para muita gente, o Brasil tem o setor de imóveis mais efervescente do planeta. É um fato que esse ramo realmente sempre foi bem avaliado por aqui, mas alguns acontecimentos contribuíram bastante para ampliar essa realidade.

A realização da Copa do Mundo de 2014, com sedes em algumas das nossas principais cidades, e as Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro, foram alguns dos eventos que impulsionaram a precificação e o interesse, pois muitos investidores, inclusive internacionais, apostaram na aquisição de propriedades.

Diante disso, os preços foram nas alturas, sobretudo no mercado carioca, que acabou puxando os demais. A realidade mudou bastante com a crise econômica que nossas terras experimentaram nos últimos meses, o que reduziu bastante o número de negociações em praticamente qualquer área.

Aparentemente, como a pior fase já passou, a nação vai reencontrando sua estabilidade. Como o setor de imóveis vive de ciclos, o momento parece bastante interessante para quem deseja achar oportunidades, pois a tendência é que haja uma valorização bastante interessante em médio e, especialmente, em longo prazo.

China

A China é um país intrigante, que tem um impacto direto em outras economias mundiais. Outrora socialista, a nação passou a aceitar investimentos estrangeiros para financiar o seu desenvolvimento. Com um mercado interno imenso, composto por uma população de mais de 1 bilhão de pessoas, não era difícil imaginar os resultados.

A produção do gigante asiático se tornou pujante, e a população mais abastada havia acumulado lucros e poder suficientes para fazer novos tipos de investimentos. Dentro desse contexto, não demorou muito para que o mercado imobiliário interno passasse a apresentar valores bem elevados também.

Os setores de imóveis — sobretudo das cidades de Pequim, Shanghai e Shenzhen — dispararam, e os preços das propriedades se desviaram do seu valor real. Mesmo uma unidade pequena pode chegar facilmente na casa de 1 milhão de dólares. Pela mesma quantia, é possível comprar uma casa com o triplo do tamanho na costa leste ou oeste dos Estados Unidos.

Como a economia ainda está crescendo bastante, inclusive sendo a que mais se eleva no mundo, ainda há uma manutenção desses valores. Embora alguns analistas considerem que há a possibilidade de uma bolha, o fato é que muita gente acredita que o governo está controlando a situação e que não existe esse risco.

Irlanda

A Irlanda é um local que vem despertando o interesse de muitas pessoas por conta da sua excelente qualidade de vida e das grandes oportunidades de negócios lucrativos em suas terras. Como não poderia deixar de ser, isso acaba se refletindo no mercado imobiliário do chamado Tigre Celta.

O país foi um dos mais afetados pela crise dos Estados Unidos em 2008, mas as lições foram aprendidas, e a economia irlandesa se tornou ainda mais forte. Para muitos especialistas, a rápida recuperação financeira foi algo equiparável a um verdadeiro, porém real, conto de fadas.

Benefícios fiscais convidativos ajudaram no processo, e diversas grandes organizações mundiais instalaram seus escritórios por lá. Isso refletiu em um número maior de pessoas buscando um lugar para morar, o que elevou os preços hoje nesse lindo lugar que abriga atualmente o melhor mercado imobiliário da Terra.

Rússia

A Rússia é outro país emergente que precisa ser citado ao falarmos do crescimento do mercado imobiliário pelo mundo. Além da economia crescente após a abertura econômica do país, precisamos nos lembrar de que a nação receberá a Copa do Mundo de 2018, e isso deve trazer valorizações similares às experimentadas pelo Brasil.

Embora o aquecimento tenha diminuído por conta da queda do preço do petróleo, ainda há uma imensa quantidade de milionários que ajuda a sustentar o setor no topo. O mercado imobiliário começou a enfrentar dificuldades em 2016, mas as perspectivas são de que a atenção mundial que será dada em 2018 crie excelentes oportunidades.

E agora, entendeu melhor esse setor e compreendeu quais são os fatores que levaram ao crescimento do mercado imobiliário pelo mundo? Quer acompanhar e crescer junto? Então aproveite para investir em um excelente CRM e site imobiliário para gerenciar e atrair clientes de forma digital e lucrativa, com o inGaia Imob.

Gostou desse conteúdo? Então, que tal compartilhar com seus amigos nas suas redes sociais e conferir também como a tecnologia pode aumentar as vendas no setor de imóveis?

Não se esqueça de assinar a nossa newsletter para não perder nenhum conteúdo!

publicidade
Gestão Completa + Site para sua imobiliária :: inGaia Imob
Compartilhe