Liderança

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Entenda o papel do líder no mercado imobiliário

A presença de um líder que ajude a engajar, motivar, desenvolver a sua equipe e gerar bons resultados é essencial para empresas de qualquer segmento. No caso do mercado imobiliário, isso não é diferente.

Alguém que esteja à frente dos corretores exercendo liderança pode fazer a diferença e influenciar positivamente no sucesso da imobiliária. No entanto, a fim de que os melhores resultados sejam alcançados é preciso que esse profissional desenvolva o seu papel com maestria.

Por isso, neste artigo mostraremos qual é o papel do líder nesse cenário e quais práticas e habilidades ele precisa trabalhar para se destacar positivamente. Continue a leitura para conferir!

O papel do líder nas imobiliárias

Embora o antigo modelo de hierarquia, onde o chefe manda e o funcionário obedece, tenha funcionado razoavelmente até hoje, é certo que existe uma abordagem muito mais efetiva e que ajuda a equipe a se desenvolver mais rápido e com mais qualidade.

Se antes as pessoas estavam acostumadas a ter um chefe distante, em um patamar superior, ditando regras, declarando ordens e cobrando resultados, hoje em dia elas esperam mais do que isso dessa figura. Espera-se que o chefe seja também um líder, que saiba guiar seus colaboradores pelo caminho certo.

Mas o que define a liderança, afinal? Você pode ter ouvido falar que alguns nascem para comandar e outros para serem comandados, no entanto, a grande verdade é que não somos estimulados a liderar situações durante nosso desenvolvimento.

O que ocorre é que algumas pessoas se sobressaem à maioria, por desvendarem o segredo de uma boa liderança. Ou seja, quais as características que um bom líder deve possuir para ter sucesso e, sobretudo, levar sua equipe a ter sucesso. Entre as características que constituem o papel do líder, destacamos algumas a seguir.

Saber identificar e desenvolver talentos

Um bom líder sabe como identificar e desenvolver talentos. Ele tem um olho clínico para estudar o perfil do candidato no momento da contratação e sabe se ele terá potencial para desenvolver um bom trabalho no cargo designado.

Além disso, é papel do líder sempre observar, orientar, propor desafios e pedir sugestões a fim de solucionar problemas, tirando o corretor da zona de conforto e o estimulando a desenvolver as suas habilidades profissionais.

Planejar e definir metas

Planejar e definir metas e prazos com empatia é parte importante do trabalho do líder, porque somente quando metas tangíveis são definidas e tarefas são delegadas de maneira justa é que se pode acompanhar e cobrar resultados no dia a dia.

Afinal, as metas atuam como métricas de desempenho tanto para a imobiliária quanto para os seus corretores, pois permitem que os resultados sejam medidos de acordo com um parâmetro assertivo: o mercado imobiliário.

Ser resiliente

Resiliência é uma característica chave para quem precisa comandar uma equipe de corretores. Um bom líder sabe que é impossível acertar 100% das vezes e também sabe como tirar bom proveito dos seus erros. Passar isso adiante fará a equipe mais forte e mais segura de si ao longo do tempo.

Saber ouvir

Saber o que dizer à equipe é importante, saber ouvi-la, também. Mantenha sempre sua porta aberta para ouvir dúvidas, problemas e sugestões dos seus funcionários. Pois, quando se abre um canal para ouvir o que as pessoas têm a dizer, isso pode ser surpreendente.

Além disso, adote o hábito de pedir feedbacks da equipe em relação à gestão, aos procedimentos e às dificuldades em comum. Isso ajuda a engajar a equipe, e, ao mesmo tempo, mantém você a par dos acontecimentos do dia a dia da corretagem.

O importante é perceber que, mesmo se você achar que não nasceu para liderar, essa é uma habilidade que, com esforço e determinação, pode ser desenvolvida. E não há dúvidas de que saber liderar é importante nesse setor e fará com que você se destaque da concorrência pela excelência.

Ter equilíbrio emocional

O trabalho em uma imobiliária não é fácil e pode levar o líder a passar, ao longo do dia, por situações e adversidades extremas que testam o seu equilíbrio emocional. Por isso, saber lidar com as constantes mudanças, ter empatia e bom humor para desempenhar as suas funções é uma forma de inspirar a sua equipe.

Equilíbrio emocional é sinônimo de filtrar as pressões cotidianas e manter-se firme em seu papel de líder perante situações que, normalmente, abalariam os membros da sua equipe. Por exemplo, quando um locador grita ou age com desrespeito na imobiliária, ou quando uma meta não é batida.

Sem dúvidas, essa não é uma tarefa fácil, porém depende exclusivamente de você, gestor imobiliário.

Não se conformar com resultados medianos

Um líder nato é também um visionário, já que uma das suas características marcantes é a perspectiva ampla em relação ao mercado imobiliário, enxergando o potencial de resultados da empresa a longo prazo, pautando-se pelos acontecimentos.

Um líder visionário não somente consegue se antecipar aos problemas e detectar novas oportunidades antes que os seus concorrentes, como também é capaz de otimizar o processo de tomada de decisões na imobiliária.

Dado esse contexto, é correto afirmar que o líder não se conforma com resultados medianos, porque é uma pessoa criativa, engajada e que gosta de encarar desafios — e vencê-los, é claro.

No mercado imobiliário, o gestor não pode se dar o luxo da conformidade com os resultados medianos. É necessário tirar todos os envolvidos da sua zona de conforto, como mencionamos.

Honrar os acordos fechados com a equipe

Se existe uma forma de acabar com a credibilidade e denegrir a sua imagem como líder é propor acordos e não cumprir com as promessas. Certamente, você perderá o respeito e até mesmo a sua posição de liderança.

Se você é dono de uma imobiliária, os danos podem ser ainda maiores, já que o seu empreendimento pode perder verdadeiros talentos para a concorrência por causa dessa postura.

Honre com as suas promessas, independentemente de quais sejam. Prometeu uma folga a algum colaborador? Uma bonificação especial em uma determinada venda ou captação? Se isso foi combinado, cumpra! Para você pode parecer algo insignificante, mas não tenha dúvidas de que para quem está contando com isso não é.

Ser uma peça motivadora na equipe

O papel do líder no mercado imobiliário é sonhar ao lado da equipe e levar os integrantes a acreditarem em suas potencialidades. Afinal, liderar é motivar e inspirar projetos, ideias e pessoas.

Os liderados devem olhar para você e enxergar alguém em quem podem se espelhar, buscar forças e “imitar”, principalmente quando estão diante de dúvidas sobre o que fazer em relação à tomada de decisões cotidianas na empresa.

O mercado de corretagem de imóveis é competitivo e a profissão dos corretores, na maioria das vezes, gera incertezas já que pode ocorrer sem vínculo empregatício com a imobiliária. Isso significa que o papel de ser uma peça motivadora na equipe pode ser ainda mais difícil. Portanto, saia do óbvio, procure a excelência e faça com que todos os que estão ligados à empresa cresçam junto com o negócio.

Colocar a mão na massa

Um gestor imobiliário não deve apenas delegar tarefas e definir metas, esperando que elas sejam cumpridas sem sequer saber como os liderados farão isso.

Para ser visto como uma parte vital da organização e como uma peça-chave na solução dos problemas cotidianos, o líder deve, junto com a sua equipe, colocar a mão na massa. Ou seja, envolver-se em todas as etapas dos projetos estabelecidos e, de fato, ajudar a obter os melhores resultados com uma participação ativa.

Saber reconhecer as conquistas dos seus liderados

O verdadeiro líder não compete com os seus liderados, muito menos estimula um ambiente negativamente competitivo entre eles. Muito pelo contrário, o verdadeiro líder no mercado imobiliário não apenas reconhece as conquistas dos membros da sua equipe como também vibra de felicidade como se elas fosse vitórias suas.

Um corretor conseguiu uma nova captação altamente promissora? Conseguiu um ótimo imóvel com preço de mercado? O corretor conseguiu fechar uma venda tão almejada? Alguém conseguiu bater a meta de cobranças de aluguel? Seja qual for a conquista, saiba reconhecer quando um bom trabalho é realizado por alguém da sua equipe.

Elogie, bonifique e motive ainda mais os que estão alcançando melhores resultados. Afinal, a vitória não é individual, mas da empresa como um todo.

Lembrando que o feedback negativo para aqueles que precisam melhorar é uma ferramenta indispensável na gestão de qualquer empreendimento, mas o feedback positivo ajuda a reforçar boas práticas e a incentivar a equipe a continuar perseguindo suas metas.

Estar aberto a novos aprendizados

Ninguém é sábio demais que não tenha nada novo a aprender, concorda? No entanto, muitos profissionais, após longos anos de experiência no mercado imobiliário, pensam diferente e acabam atingindo a tão temida “zona de conforto”, a verdadeira vilã dos bons resultados em qualquer empresa.

Um líder com perspectiva de crescimento deve ter a mente aberta a novas experiências, sugestões e aprendizados, seja com um estagiário, corretor, cliente ou até mesmo um concorrente.

Esse tipo de postura pode contribuir com o desenvolvimento da sua carreira e ajudá-lo a se destacar como profissional, além de permitir que sua imobiliária atualize os métodos e processos cotidianos, alinhando-se a uma cultura de inovação.

Deu para notar que o papel do líder é fundamental no mercado imobiliário, não é verdade? Se você gostou deste artigo, também vai gostar de saber por que liderar pelo exemplo é importante em uma empresa.

Agora, que você entendeu as responsabilidades e o papel do líder no mercado imobiliário, aproveite para assinar a nossa newsletter e acompanhar todas as postagens semanais para ficar por dentro de todas as novidades da área!

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