Liderança

lideranca-entenda-o-papel-do-lider-no-mercado-imobiliario.jpeg

Entenda o papel do líder no mercado imobiliário

A presença de um líder que ajude a engajar, motivar, desenvolver sua equipe e gerar bons resultados é essencial para empresas de qualquer segmento. No caso do mercado imobiliário, isso não é diferente.

Alguém que esteja a frente dos corretores exercendo liderança pode fazer a diferença e influenciar positivamente no sucesso da imobiliária. Continue a leitura e entenda mais sobre qual o papel do líder nesse cenário. Confira!

O papel do líder nas imobiliárias

Muito embora o antigo modelo de hierarquia, onde o chefe manda e o funcionário obedece, tenha funcionado razoavelmente até hoje, é certo que existe uma abordagem muito mais efetiva e que ajuda a equipe a se desenvolver mais rápido e com mais qualidade.

Se antes, as pessoas estavam acostumadas a ter um chefe distante, em um patamar superior, ditando regras, declarando ordens e cobrando resultados, hoje em dia, elas esperam mais do que isso desta figura. Espera-se que o chefe seja também um líder, que saiba guiar seus colaboradores pelo caminho certo.

Mas, o que define a liderança, afinal? Você pode ter ouvido falar que alguns nascem para comandar e outros para serem comandados, no entanto, a grande verdade é que não somos estimulados a liderar situações durante nosso desenvolvimento.

O que ocorre é que algumas pessoas se sobressaem à maioria, por desvendar o segredo de uma boa liderança, ou seja, quais as características que um bom líder deve possuir para ter sucesso e, sobretudo, levar sua equipe a ter sucesso. Dentre as características que constituem o papel do líder, destacam-se:

Saber identificar e desenvolver talentos

Um bom líder sabe como identificar e desenvolver talentos. Ele tem um olho clínico para estudar o perfil do candidato no momento da contratação e sabe se ele terá potencial para desenvolver um bom trabalho no cargo designado.

Além disso, é papel do líder sempre observar, orientar, propor desafios e pedir sugestões para solucionar problemas, tirando o corretor da zona de conforto.

Planejar e definir metas

Planejar e definir metas e prazos com empatia é parte importante do trabalho do líder, pois somente quando metas tangíveis são definidas e tarefas são delegadas de maneira justa, é que se pode acompanhar e cobrar resultados no dia a dia.

Ser resiliente

Resiliência é uma característica chave para quem precisa comandar uma equipe de corretores. Um bom líder sabe que é impossível acertar 100% das vezes, e sabe como tirar bom proveito de seus erros. Passar isso adiante fará a equipe mais forte e mais segura de si ao longo de tempo.

Saber ouvir

Saber o que dizer à equipe é importante, saber ouvi-la também. Mantenha sempre sua porta aberta para ouvir dúvidas, problemas e sugestões de seus funcionários. Pois quando se abre um canal para ouvir o que as pessoas têm a dizer, isso pode ser surpreendente.

Além disso, adote o hábito de pedir feedbacks da equipe em relação à gestão, aos procedimentos e às dificuldades em comum. Isso ajuda a engajar a equipe, e, ao mesmo tempo, te mantem a par dos acontecimentos do dia a dia da corretagem.

O importante aqui é perceber que mesmo se você achar que não nasceu para liderar, essa é uma habilidade que, com esforço e determinação, pode ser desenvolvida. E não há dúvidas de que saber liderar é importante nesse setor, e fará com que você se destaque da concorrência pela excelência.

Deu para notar que o papel do líder é fundamental no mercado imobiliário, não é verdade? Se você gostou deste artigo, também vai gostar de saber por que liderar pelo exemplo é importante em uma empresa!

Agora que você entendeu as responsabilidades e o papel do líder no mercado imobiliário, aproveite para conhecer o inGaia Imob. Com o nosso software imobiliário, você faz a gestão de clientes e imóveis, além de acompanhar a performance de sua imobiliária de qualquer lugar e de qualquer dispositivo, tendo muito mais tempo para se dedicar em ser um ótimo líder.

publicidade

Compartilhe