Marketing

Entenda o que é SAC 2.0 e como ele pode favorecer sua imobiliária

Entenda o que é SAC 2.0 e como ele pode favorecer sua imobiliária

Quem nunca passou por ao menos uma experiência de mau atendimento que atire a primeira pedra. Você já teve que ficar horas e horas esperando no telefone ou acabou sendo transferido para diversos setores sem ter seu problema solucionado? Pois é bem assim que ninguém mais quer ser atendido no mundo de hoje. Levando essa transformação em conta, o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) das empresas precisou evoluir, dando lugar ao SAC 2.0, que considera as mudanças de comportamento do consumidor para melhor atendê-lo.

Neste post, vamos analisar a importância do SAC 2.0 no contexto do mercado imobiliário e entender como aderir a essa nova abordagem de atendimento. Acompanhe!

Afinal de contas, o que é esse tal SAC 2.0?

A internet representou uma verdadeira revolução para os consumidores. Antes, a publicidade era criada com uma hierarquia: as marcas falavam e as pessoas apenas ouviam. Mas aí veio a web 2.0 e, com ela, apareceram os blogs, as redes sociais e a colaboração virtual. A partir de então, o consumidor ganhou voz. Hoje, qualquer um pode, por exemplo, relatar sua experiência com uma marca em seu perfil do Facebook e alcançar milhares de pessoas.

Diante desse novo cenário, as empresas precisaram se adaptar. Assim surgiu o SAC 2.0, uma evolução do Serviço de Atendimento ao Consumidor nos canais digitais. Enquanto o SAC tradicional aguarda reclamações passivamente, o SAC 2.0 demanda proatividade para se relacionar com o consumidor onde ele estiver — seja no Facebook, no Twitter, no WhatsApp, em blogs ou sites de reclamação. O atendimento no SAC 2.0 exige interatividade, transparência e eficiência para responder dúvidas, receber críticas e resolver problemas, fortalecendo a reputação do negócio.

Por que é importante para o mercado imobiliário?

No mercado imobiliário, o atendimento tem papel essencial para conquistar a confiança do consumidor. Afinal, a compra ou o aluguel de um imóvel é uma decisão complexa, que faz o cliente analisar cada mínimo detalhe. Por essas e outras, é essencial se aproximar dele, atendendo-o de maneira personalizada e eficiente na web, onde a maior parte das pesquisas por imóveis acontece.

Com o SAC 2.0, sua imobiliária pode sanar as dúvidas dos seguidores nas redes sociais, por exemplo, transmitindo segurança para a tomada de decisão. Além disso, o corretor pode responder críticas e resolver problemas com agilidade máxima, mostrando que se importa com o consumidor e evitando que uma opinião negativa se alastre.

E por onde exatamente começar?

Se você quer aderir ao SAC 2.0 para atender melhor os clientes, precisa investir no setor e adotar novas atitudes. Veja algumas dicas:

Prepare a equipe

Lembre-se de que o SAC 2.0 é uma evolução do atendimento tradicional, o que exige também um amadurecimento por parte da empresa. Nesse sentido, a equipe precisa realmente compreender o comportamento das pessoas na web e adotar uma nova postura, mais ágil, honesta e humana.

Invista em qualificação

Se a imobiliária ou o corretor autônomo quer profissionalizar o atendimento ao cliente, é interessante investir em treinamentos e qualificação, bem como em plataformas de relacionamento com o consumidor ou até mesmo na contratação de uma empresa especializada em SAC 2.0.

Encontre o consumidor

São diversos os canais na internet por meio dos quais um cliente pode se manifestar. É isso mesmo: não pense que todos entrarão em contato pelo e-mail do SAC! Portanto, a imobiliária e os corretores precisam ter perfis nesses canais para promover um atendimento rápido e não simplesmente esperar que o interessado tome a iniciativa.

Aposte na interação

A essência da web 2.0 é a interatividade. Portanto, não use as redes sociais como um mero outdoor, onde você só publica anúncios para o público ver. É preciso interagir, dialogar, responder, explicar e até brincar. Só assim você consegue estreitar o relacionamento com o cliente.

Responda com agilidade

A internet acelerou bastante nosso dia a dia, fazendo com que ninguém mais esteja disposto a esperar muito por uma resposta. Pensando nisso, procure responder mensagens e comentários rapidamente! Assim você não deixa que uma crítica alcance mais pessoas, bem como evita perder oportunidades.

O atendimento tradicional, apenas por telefone ou correio, já está mais que ultrapassado. O consumidor atual é exigente, dinâmico e interativo, demandando um atendimento mais adequado a esse novo comportamento. De olho nessa mudança, a imobiliária e os corretores devem se atualizar para o SAC 2.0, a fim de conversar com seus clientes nos canais certos e com a postura apropriada.

Agora comente aqui e nos conte: o que acha dessa mudança? Já começou a aplicar o SAC 2.0 no seu dia a dia? Compartilhe sua experiência conosco! E se você deseja agilidade no seu atendimento, evitando reclamações e também procura pela otimização do seu trabalho, aproveite para conhecer o nosso software imobiliário, o inGaia Imob, e tenha tudo isso na palma da sua mão.

publicidade
Black Friday inGaia - R$ 1000,00 de desconto para ter o sistema imobiliário mais completo do mercado
Artigos relacionados
Compartilhe