Liderança

Equipe de vendas: 5 conselhos para melhorar a performance do time

Equipe de vendas: 5 conselhos para melhorar a performance do time

Priorizar a construção de relacionamentos, aprimorar o uso do tempo para tornar o trabalho mais eficiente e investir em treinamento e capacitação: de fato, melhorar o desempenho da equipe de vendas é uma missão que exige bastante dedicação por parte do gestor. É uma meta a ser conquistada a longo prazo.

No fundo, tudo se resume a contar com pessoas devidamente preparadas, fazendo as tarefas certas para que todos saiam ganhando — empresa, líderes, vendedores e clientes. No post de hoje, vamos conhecer algumas técnicas e abordagens práticas para fazer do seu time um sucesso na arte de vender! Acompanhe:

Foque na excelência dos relacionamentos

Sua equipe ainda acredita que apenas uma boa dose de talento basta para concretizar um negócio? Os colaboradores se comportam como se empurrar um produto fosse uma prática positiva? Se você respondeu sim a qualquer dessas perguntas, deve procurar eliminar essa postura o quanto antes.

Seu time precisa entender que, no mundo de hoje, são as pessoas que escolhem o que desejam. É, portanto, o cliente que está no poder! Aos vendedores e às empresas cabe compreender que seu trabalho é identificar as reais necessidades do público, a fim de criar diferenciais capazes de atrair um número cada vez maior de possíveis clientes.

Nesse contexto, aqui vai uma verdade incontestável: relacionamento é tudo. É fundamental, assim, estabelecer um ambiente favorável para que a venda ocorra. A equipe deve conhecer os clientes e construir laços sólidos, baseados em confiança e ética. Com isso, os negócios surgirão como uma consequência natural.

Desenvolva processos e elimine barreiras

Em vários sentidos, uma equipe é o reflexo direto de seu líder. Com isso em mente, você deve entender que processos lentos e burocráticos, pouco ou nenhum feedback, ausência de metas claras e estrutura de trabalho deficiente são só alguns dos fatores que impactam na performance dos vendedores.

A fim de evitar esses problemas, o gestor deve empregar tempo e esforços para melhorar os recursos à disposição do time. Ofereça treinamento e dê atenção especial aos elos mais fracos para saber, o quanto antes, se vale ou não a pena mantê-los na empresa. Ao mesmo tempo, valorize e premie aqueles que são acima da média.

Adote indicadores de vendas realistas

É muito importante trabalhar com os indicadores certos para que você entenda o cenário à sua volta e crie metas condizentes com o mercado. Pense bem: não adianta exigir que a equipe praticamente faça mágica se o momento atual é desfavorável.

Direcione o tempo para o que realmente importa

A lógica é simples: vendedores deveriam passar o dia todo vendendo! O ideal é, portanto, garantir que sua equipe possa empregar o maior número possível de horas de trabalho nas prospecções, visitas e demais ações que possam ser efetivamente convertidas em negócios.

Para isso, cada dia deve ser imaginado como um ciclo completo, com as tarefas mais importantes (vender!) sempre em primeiro lugar. Assim, relatórios, reuniões, briefings e todo o resto podem vir depois.

Favoreça o aprimoramento constante

Vendas são feitas por pessoas, certo? E por mais que ferramentas de Customer Relationship Management (CRM), como o inGaia Imob, ajudem bastante, no fim do dia, são os vendedores que fecham o negócio. Por isso, quanto mais preparados eles estiverem, melhores serão os resultados para a empresa.

Nesse sentido, o papel do gestor fica ainda mais claro: ele deve orientar a equipe de vendas, contribuindo para o desenvolvimento contínuo dos colaboradores. O líder precisa acompanhar de perto cada vendedor, fornecendo conhecimento específico (fruto de sua experiência prática), eliminando atitudes prejudiciais e estimulando a busca por um desempenho cada vez melhor. Um bom líder é, acima de tudo, um motivador.

Agora deixe seu comentário aqui e compartilhe conosco seu conhecimento sobre outras técnicas para motivar e aprimorar as equipes de vendas! Participe!

publicidade
Artigos relacionados
Compartilhe