Financeiro

fique-por-dentro-de-6-ferramentas-da-gestao-financeira-de-imobiliaria.jpeg

Fique por dentro de 6 ferramentas da gestão financeira de imobiliária

A gestão financeira de imobiliária envolve vários fatores que exigem uma atenção redobrada para que ela seja eficiente em uma empresa. Conhecimentos de administração, finanças e gestão de pessoas, por exemplo, são essenciais para que um negócio tenha sucesso.

Por isso, é importante optar por mecanismos tecnológicos que otimizem a produtividade, por meio de um software que integra todas as áreas da imobiliária, simplificando o trabalho de vários setores, como administrativo, financeiro e atendimento ao cliente.

Pensando nisso, preparamos este post para que você conheça 6 ferramentas que o inGaia Locação disponibiliza para otimizar a gestão de sua imobiliária. Confira agora!

Por que é importante fazer uma gestão financeira eficiente?

A gestão financeira de imobiliária envolve bastante atenção quando se trata das receitas do negócio. Muitos gestores perdem tempo utilizando ferramentas ultrapassadas, que poderiam ser substituídas por um software de gestão capaz de simplificar e unificar todos os processos.

Assim, adotando um sistema de gestão, o seu departamento financeiro garante um aumento significativo de produtividade, e seus corretores ganham mais tempo para fechar negócio e melhor qualidade na tomada de decisões.

Um dos principais objetivos da administração financeira é o controle total dos fluxos de caixa. Você deve ter o conhecimento de todos os recursos financeiros que entram e saem do negócio, para saber qual capital é movimentado em sua atividade. Isso permite que você determine o quão lucrativa é ou não a sua imobiliária.

O sistema de gestão inGaia Locação consegue administrar os fluxos de caixa com bastante facilidade, agilizando projeções do negócio, por exemplo. Além disso, o software apresenta seus próprios indicadores de desempenho, facilitando a análise dos processos da sua empresa.

Quais são os elementos fundamentais de uma gestão financeira e como otimizá-los?

Existem diversas ferramentas que facilitam a gestão financeira de imobiliária. O inGaia Locação disponibiliza todas elas, automatizando o ganho de produtividade e o uso de dados. Confira agora os seus elementos fundamentais:

1. Emissão de boletos e nota fiscal

O software da inGaia para gestão financeira de imobiliária permite a administração dos contratos de locação e venda, e, também, do recebimento de comissão e pagamento aos comissionados. Assim, a imobiliária fica responsável pela cobrança do locatário, tanto pelos valores de aluguel como de despesas relacionadas às taxas de água, de energia, de condomínio, entre outros.

O sistema cria o contrato de locação, com as suas cláusulas. A imobiliária gera os boletos e os envia para o locatário realizar o pagamento. Além disso, os disparos desses boletos são automáticos, otimizando bastante o seu tempo.

Após o recebimento, a imobiliária tira a porcentagem referente à administração do imóvel e repassa o restante ao proprietário. Ela precisa gerar uma nota fiscal ao remetê-la, e isso também é feito de modo automático. Atualmente, as empresas desse mercado que não utilizam esse tipo de software precisam acessar o sistema da prefeitura para gerar uma nota manualmente.

Na área do cliente, por exemplo, o locatário tem acesso a segunda via de boleto e pode entrar em contato com a imobiliária – tudo online!

2. Régua de cobrança

Outra ferramenta importante que o inGaia Locação oferece para a gestão financeira de imobiliária é a régua de cobrança. Sua função está ligada aos boletos, pois ela é usada para realizar disparos automáticos para os locatários.

Assim, no momento em que eles são gerados, grande parte das imobiliárias envia um a um por e-mail. No entanto, o sistema para gestão já realiza esse disparo de forma automática e cumpre o prazo estabelecido para que ele ocorra. Dessa forma, no momento em que o boleto é gerado, o software já o remete.

3. Inadimplência

Infelizmente, a inadimplência é um grande problema que várias empresas enfrentam nos dias de hoje e, para as imobiliárias, isso não é diferente. Contudo, o planejamento estratégico e a previsão de receitas amenizam esse tipo de contratempo. O seu negócio se torna menos afetado pela falta de pagamento, porque conseguiu se preparar para essa situação.

Desse modo, um sistema especializado consegue controlar a inadimplência dos boletos e realizar acordos de pagamentos. O locatário sabe que está devendo e a negociação é feita diretamente pela imobiliária.

Ela vê os dados do inadimplente dentro do sistema, avalia o valor total da dívida com juros, multas e devidos encargos e, logo após, a imobiliária entra em contato para realizar essa negociação. O sistema reconhece esse acordo, registra o que foi combinado e os boletos são gerados conforme a renegociação, o que proporciona maior controle dos pagamentos.

4. DIMOB (Declaração de Informações sobre Atividades Imobiliárias)

A Receita Federal do Brasil utiliza os dados da DIMOB para processar o cruzamento fiscal dos contribuintes. O inGaia Locação para gestão financeira de imobiliária, além da emissão de nota fiscal, controla essa declaração que deve ser apresentada à Receita. Ela se refere aos lançamentos do ano anterior em relação ao Imposto de Renda.

Os valores que o proprietário declara são os mesmos que a imobiliária deve manifestar na DIMOB. Além dos seus rendimentos, também se menciona os valores recebidos como comissão: taxa de locação, taxa de administração, por exemplo.

Assim, o sistema também permite esse controle por meio da junção de todas as informações necessárias para declaração em um único arquivo que é baixado para ser enviado à Receita Federal. Ao alimentar o inGaia Locação de modo correto, a imobiliária tem tudo isso registrado e otimiza o processo de envio essa declaração, proporcionando eficiência para o seu negócio.

5. Conciliação bancária

O programa permite que a conciliação bancária seja efetivada diretamente por meio dele, conciliando os dados bancários com os dados lançados no sistema. Tudo ocorre na conta bancária da imobiliária e precisa apenas estar registrado no sistema para que os relatórios, os saldos e os gráficos mostrem valores reais.

Isso faz com que a imobiliária acesse o sistema e visualize tudo o que ocorre com o banco, facilitando bastante a sua gestão financeira.

6. Controle de contas a pagar e receber

Outra funcionalidade presente no inGaia Locação para gestão financeira de imobiliária é ter o total controle de contas a pagar e receber. Essa é a gerência que o seu negócio necessita para ter a direção das próprias contas, como pagamento de funcionários, tributos, água, luz, entre outros. Ou seja, tudo o que envolve as despesas da imobiliária precisa estar no financeiro.

Enfim, são várias as funcionalidades que esse sistema de gestão financeira de imobiliária proporciona a você. Nele, está presente tudo o que é preciso para realizar a gestão financeira e de contratos de locação para o seu negócio. É uma alternativa segura que vai facilitar e simplificar todos os processos!

E aí, gostou da ideia de modernizar a sua gestão financeira? Então, que tal testar o nosso software gratuitamente e conhecer as suas vantagens na prática?

publicidade
Artigos relacionados
Compartilhe