Liderança

funcionario-de-imobiliaria-o-que-levar-em-consideracao-para-contratar.jpeg

Funcionário de imobiliária: o que levar em consideração para contratar?

A gestão de pessoas e a contratação dos funcionários certos é algo muito importante para qualquer empresa. Quando analisamos o tema dentro do mercado imobiliário, notamos que o corretor não é um simples funcionário de imobiliária. Por esse motivo, é preciso ter uma excelente assertividade nesse processo.

Afinal, ele é um dos principais atores das negociações ligadas à venda e à locação de imóveis. Esse fato traz à tona toda responsabilidade de que ele precisa desempenhando o seu papel, principalmente no que diz respeito a identificar boas oportunidades e convertê-las em negócios reais.

Junto a isso, existe o grande dilema, que já é um velho conhecido no mundo dos negócios: como contratar os colaboradores “ideais”? No caso de uma imobiliária, será que é melhor contratar um corretor experiente ou um novato?

Sabemos que descobrir isso é uma demanda que pode levar um certo tempo. Portanto, para encurtar esse caminho, preparamos este post para ajudá-lo nesse desafio. Ficou interessado? Então, acompanhe a leitura conosco!

Contratar um corretor experiente ou um corretor novato?

A princípio, podemos dizer que não existe uma resposta certa para esse questionamento, nem mesmo uma fórmula pronta que vai indicar o melhor caminho. O que podemos dizer é que ambos possuem as suas vantagens e qualidades.

Antes de optar por um ou por outro, é preciso saber entender de que maneira cada um deles pode ajudar o seu negócio, levando em consideração o momento em que a sua imobiliária se encontra. Para isso, o ideal é verificar qual é o custo-benefício de cada uma das duas opções.

Para ficar mais claro, preparamos aqui 2 breves listas com as vantagens de cada um deles. Veja:

Vantagens do corretor experiente

Confira a lista de vantagens que reunimos desse tipo de profissional para ser um funcionário de imobiliária:

  • possui maior experiência de mercado;
  • está acostumado a fechar mais negócios, sempre com o objetivo de alcançar uma remuneração mais alta;
  • conta com um conhecimento maior sobre a profissão e o mercado;
  • agrega valor e credibilidade para a imobiliária, devido a sua experiência;
  • as chances de conquistar a confiança de todos, de forma rápida, é grande;
  • geralmente consegue desenvolver uma maior facilidade em encontrar oportunidades no mercado.

Vantagens do corretor novato

Os corretores novatos também possuem muitas vantagens que podem agregar valor às imobiliárias. Veja a lista que fizemos sobre eles:

  • está disposto a aprender algo novo;
  • tem ambição de crescimento, tanto profissional, quanto em relação à sua remuneração;
  • ainda não possui vícios que podem atrapalhar a condução do seu trabalho;
  • possui uma maior facilidade em ser moldado de acordo com as necessidades da empresa;
  • está apto a aderir e ser treinado para desempenhar a sua função.

Percebe-se que ambos possuem vantagens que podem ser muito bem aproveitadas por qualquer negócio, não é mesmo? Então, para chegar na resposta que você procura, que está relacionada ao questionamento das duas possibilidades, é preciso entender qual deles pode agregar mais valor para a imobiliária em seu momento atual.

Lembre-se também que um corretor experiente já foi novato e aprendeu muito com outros que eram mais experientes. Além disso, se um corretor novato for bem treinado, há grandes chances de tornar-se extremamente competente e adquirir uma boa experiência rapidamente.

Vale a pena oferecer treinamento para um funcionário de imobiliária?

Obviamente que um corretor novato tem uma maior necessidade de ser treinado, quando comparado com o que é experiente, visto que ele precisa aprender coisas básicas e essenciais para desempenhar bem o seu papel.

Porém, o profissional experiente também precisa ter acesso a esse tipo de recurso para estar constantemente atualizado sobre o mercado, suas tendências e também em relação às novas boas práticas que estão surgindo.

Independente se ele é novato ou experiente, oferecer treinamentos é fundamental para que ele possa cumprir seus objetivos no dia a dia. Para que esse ponto fique mais claro, separamos alguns benefícios que deixam claro que vale a pena investir em treinamento para os seus corretores:

Aumento da vantagem competitiva

O primeiro benefício que trazemos é o aumento da vantagem competitiva da própria imobiliária, que se torna muito maior quando possui corretores bem treinados. Afinal, nem precisamos falar que o mercado imobiliário está cada vez mais difícil e mais competitivo.

Portanto, é preciso que ela ofereça condições dos seus funcionários mostrarem que possuem um diferencial quando comparados com os profissionais da concorrência, principalmente quando o assunto é saber atender o cliente de forma adequada.

Além disso, há a questão da competitividade no que diz respeito a atrair talentos. Nos dias de hoje, as empresas que oferecem treinamento para os seus colaboradores desenvolvem um atrativo maior para se trabalhar lá, quando comparado com os seus concorrentes. Para as imobiliárias, isso não é diferente.

Melhor entendimento do mercado

Saiba que quando um funcionário de imobiliária é bem treinado, ele começa a entender o mercado imobiliário cada vez mais fácil, estando a par da grande maioria das mudanças e novidades que envolvem esse universo.

Sendo assim, a reputação da imobiliária torna-se mais sólida, pois ela contará com profissionais mais flexíveis e com uma credibilidade gigantesca. Portanto, saiba que um investimento em treinamento a curto prazo pode significar um retorno muito maior a médio e longo prazo para o negócio. Será que não vale a pena?

Fortalecimento da cultura da empresa

Por fim, trazemos à tona o fato de quando qualquer empresa investe em treinamento, ela está desenvolvendo os seus funcionários. Por isso, a chance deles se sentirem valorizados é enorme, o que faz com que desenvolvam uma lealdade sólida com a imobiliária.

Isso fortalece a cultura do negócio, mesmo que de maneira indireta, pois quanto mais esses colaboradores tiverem apreço pela empresa, o seu zelo com ela será muito maior. Além disso, as chances deles permanecerem por um bom tempo na imobiliária são muito maiores também.

Ressaltamos ainda que isso gera indicações maiores de pessoas qualificadas para trabalhar, pois dificilmente um funcionário indicará alguém sem perfil para uma imobiliária.

Deu para perceber que treinar um funcionário de imobiliária é mais do que uma questão de treinamento em si, mas sim algo que envolve o crescimento profissional desse colaborador e que se reflete no bem-estar do próprio negócio?

Então acesse o nosso guia de gestão de pessoas em imobiliárias. Ele é essencial para quem quer continuar aprendendo mais sobre o assunto!

publicidade
Artigos relacionados
Compartilhe