Mercado

Fundos imobiliários: o que são e quem pode investir?

Fundos imobiliários: o que são e quem pode investir?

O investimento no mercado imobiliário ainda costuma gerar certo receio em muitos investidores, que se veem preocupados com a rentabilidade, a liquidez ou o desempenho do setor. Mas e os fundos imobiliários? Pois essas são opções bastante convenientes que tendem a aumentar a atratividade do mercado, sabia? Precisa de mais detalhes? Para saber mais sobre o assunto, confira a seguir o que são esses fundos, quais são suas características, quem pode investir neles e por que são vantajosos!

O que são esses tais fundos imobiliários?

Basicamente, os fundos imobiliários funcionam como condomínios de investimentos ou consórcios: diversos investidores se reúnem, com cada um adquirindo uma cota de participação. Esse grupo é administrado por instituições financeiras especializadas e devidamente registradas, que movimentam os recursos coletivos. Tais recursos são investidos em imóveis prontos, empreendimentos imobiliários ou em títulos ligados ao mercado — como a Letra de Crédito Imobiliário (LCI). Assim como ações, as cotas de fundos imobiliários não podem ser resgatadas, mas apenas revendidas ou negociadas.

Quem pode investir nesses fundos?

Uma das grandes vantagens desse tipo de aplicação é que praticamente qualquer pessoa pode investir, desde que tenha disponível o valor mínimo para adquirir a cota de um determinado grupo. Nesse sentido, dependendo da rentabilidade do fundo e da situação do mercado imobiliário, o valor do fundo pode ser maior ou menor, abrindo mais possibilidades para investidores. Esse tipo de investimento é uma alternativa flexível, que funciona bem tanto para quem é mais conservador como para quem é mais arrojado. Afinal, pode ser o investimento principal de uma carteira e absorver mais recursos ou funcionar simplesmente como mais uma opção para diversificar o leque de aplicações.

E por que optar pelos fundos imobiliários?

Quem opta por investir em fundos imobiliários encontra benefícios inclusive em relação ao investimento tradicional em imóveis. Dentre as principais vantagens estão:

Rentabilidade

Por mais que a rentabilidade passada não seja garantia de rentabilidade futura, é significativo que os fundos imobiliários tenham um bom histórico nesse âmbito. Em 2014, por exemplo, ao menos 7 fundos imobiliários apresentaram rentabilidade efetiva de 10% ao ano, enquanto fundos de hospitais e agências apresentaram rentabilidade superior a 12%! Em geral, é uma opção conveniente para quem busca um retorno mais expressivo, não só competindo como ganhando de aplicações consideradas mais tradicionais.

Liquidez

Tudo bem que investir em imóveis tem lá suas vantagens, mas uma das maiores reclamações diz respeito à falta de liquidez. Afinal, os recursos ficam imobilizados no bem. Com os fundos imobiliários, entretanto, isso não acontece! Na verdade, eles oferecem uma rentabilidade contínua e com alta liquidez pelos pagamentos serem realizados mensalmente e mesmo a negociação de cotas ser mais simples que vender um imóvel, por exemplo. E tudo isso favorece a movimentação de capital.

Custo

Investir no mercado imobiliário de maneira tradicional geralmente exige uma grande quantidade de recursos de uma só vez. Com os fundos imobiliários, entretanto, isso não acontece, já que a união dos recursos do grupo permite o investimento em diferentes opções com um custo menor. Além disso, o investidor não precisa se preocupar com questões burocráticas e onerosas, como taxas de transferência, documentação e comissionamento de vendas. Não parece ótimo?

Viu como os fundos imobiliários são opções convenientes para quem deseja investir no mercado imobiliário com segurança, rentabilidade, liquidez e praticidade? Então o que ainda está esperando para apresentar essa opção a seus clientes? Comente aqui e divida suas impressões conosco!

Aproveite também para conhecer o inGaia Imob e invista no melhor CRM imobiliário do mercado. O software e site para imobiliárias utilizado por mais de 30.000 profissionais, que lhe permite gerir seus clientes e imóveis de qualquer lugar e qualquer dispositivo.

publicidade
Corretor de imóveis, tenha uma plataforma completa para seu sucesso.
Artigos relacionados
Compartilhe