Financeiro

Gestão de negócios imobiliários: 4 dicas para ter as finanças em dia

Gestão de negócios imobiliários: 4 dicas para ter as finanças em dia

Especialmente em períodos econômicos mais conturbados, reforçar o controle financeiro é o primeiro passo para manter o equilíbrio. E isso vale tanto para pessoas físicas como para pessoas jurídicas! Paralelamente, também é fundamental se manter informado sobre as transformações do seu segmento de mercado e as alterações no perfil dos clientes, além de procurar ter uma visão mais ampla da gestão dos negócios, utilizando as ferramentas tecnológicas disponíveis a seu favor. Pronto para revolucionar sua imobiliária? Então confira neste post 4 dicas que vão ajudá-lo a ter mais controle sobre as finanças, como fazer uma boa gestão de negócios imobiliários, ver o que ainda não faz e o que pode melhorar!

Acompanhe o fluxo de caixa

Não tem mistério: o melhor é caprichar no acompanhamento do bom e velho fluxo de caixa. Para alcançar o controle sobre as finanças, é essencial conhecer todas as operações financeiras que sua imobiliária realiza, contabilizando em detalhes o que entra e o que sai todos os meses. Tão simples quanto indispensável, o fluxo de caixa é um instrumento extremamente útil à verificação financeira.

E para as empresas do ramo imobiliário não tem diferença: não dá para abrir mão de saber quanto o negócio ganha e quanto gasta, até porque só com esse conhecimento é possível avaliar quando houve lucro ou não. Lembrando que nem sempre um saldo negativo configura um prejuízo. É preciso verificar se é corriqueiro que saia mais dinheiro que entre, investigar os motivos e depois fazer um demonstrativo dos resultados. Ao longo de vários meses, esse tipo de controle abre portas para que a empresa se articule melhor.

O caminho básico da análise do fluxo de caixa é somar as entradas de dinheiro e subtrair as saídas. Simples assim. Fazendo essa conta regularmente, você passa a saber como os negócios variam e em que época isso acontece, podendo tomar as providências cabíveis para aparar quaisquer arestas. Então guarde: é fundamental dedicar tempo para analisar o fluxo de caixa com cuidado a fim de garantir que nada escape!

Faça um planejamento financeiro

A partir do controle das entradas e saídas de dinheiro da imobiliária é possível preparar um planejamento realmente confiável. Afinal, a essa altura você já saberá em quais meses ocorrerão determinados gastos, podendo fazer projeções mais precisas a partir dessas informações.

Especificamente para a gestão dos negócios imobiliários, as regras de financiamento são importantes. Isso porque, quando mudam, influenciam oscilações no mercado. Para lidar com essa particularidade, um planejamento financeiro é essencial, pois traz mais segurança para a empresa. Compreendendo que há períodos em que mais recursos vão entrar ou sair, fica claro quais são os momentos mais propícios para ações como um investimento, por exemplo. Portanto, elaborar um planejamento eficaz é consequência de um acompanhamento do fluxo de caixa eficaz, ambas práticas determinantes e inevitavelmente interligadas.

E se o objetivo é recuperar ou mesmo manter o controle das finanças, com foco no que é efetivamente indispensável para a imobiliária, faz todo sentido rever posturas e banir aquilo que gera desperdício de tempo, de material e de força de trabalho, não concorda? Com o fluxo de caixa rodando com precisão e um planejamento financeiro cuidadoso, essa é a hora de promover mudanças.

Identifique boas oportunidades

Mais que ninguém, você está cansado de saber que os pilares da gestão de negócios imobiliários são a oferta, a demanda e os corretores, certo? Pois ter uma visão ampla do mercado ajuda a manter a atenção sobre esses fatores. É preciso ler notícias do segmento, participar de discussões, visitar sites de outras empresas e corretores, acompanhar as mudanças nas regras de financiamento dos bancos, conhecer as alterações na demanda e na expectativa dos clientes e assim por diante. Estando inteirado sobre esse universo fica mais fácil identificar necessidades e boas oportunidades para a empresa.

Aposte em ferramentas tecnológicas

Sem dúvida, o controle financeiro será melhor executado se você puder contar com uma solução tecnológica. Um software especializado, como o inGaia Locação, poupará tempo e trará mais segurança para a interpretação das informações e dos dados registrados.

Agora nos conte aqui quais dessas dicas ainda não colocava em prática em sua imobiliária. Comente e compartilhe conosco o que tem dado certo ou quais problemas vêm enfrentando!

publicidade
Black Friday inGaia - R$ 1000,00 de desconto para ter o sistema imobiliário mais completo do mercado
Artigos relacionados
Compartilhe