Gestão descentralizada: como dar mais autonomia para os seus corretores

Atualizado em 01/02/2019 as 07:00
Tempo de leitura: 8min aprox.

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gestão descentralizada

Em um mercado altamente competitivo, qualificar o atendimento aos clientes, aproveitar o maior número de oportunidades de negócios e ter o controle sobre todos os fluxos e processos são tarefas que podem representar a diferença entre o sucesso e o fracasso de uma empresa.

No ramo imobiliário, praticar a gestão descentralizada pode ser a chave para criar o ambiente favorável para atingir esse nível de maturidade. O uso de uma ferramenta eficiente de gerenciamento pode ser muito útil para garantir mais autonomia aos corretores ao mesmo tempo que se monitora de forma avançada o desempenho de todo a equipe.

Neste post vamos explicar por que a gestão descentralizada pode transformar o ambiente administrativo de uma imobiliária e de que forma isso se materializa em melhores resultados. Confira!

O que é a gestão descentralizada?

A gestão descentralizada é a antítese de um modelo bastante comum e fortemente estabelecido nas organizações que mantém a prerrogativa sobre as decisões estratégicas limitadas ao seu núcleo de comando.

Quando a gestão é centralizada, um pequeno grupo de pessoas situadas hierarquicamente no topo do organograma da empresa tem a exclusividade sobre os rumos do negócio. Das decisões mais importantes às mais triviais e operacionais, tudo deve partir deles ou por eles ser autorizado.

Esse modelo de gestão pode até ser eficaz em pequenos negócios, mas quando a empresa atinge um determinado patamar o controle absoluto sobre as decisões e estratégias pode engessar a operação e dar margem para a perda de competitividade e de clientes.

Internamente, a gestão centralizada é prejudicial para o clima organizacional, criando um ambiente em que a preocupação dos colaboradores é em agradar a alta gestão e não em alcançar resultados superiores.

Autonomia e motivação

Quando uma empresa adota a gestão descentralizada, entram em cena dois valores que costumam funcionar como impulsionadores do desempenho dos colaboradores: a autonomia e a motivação.

Ao garantir mais liberdade para que os profissionais conduzam processos operacionais e negociações, por exemplo, sem a necessidade de solicitar o aval da alta gestão, a empresa acaba mandando uma mensagem de confiança que se transforma em motivação, que é o combustível para o engajamento e para a busca de resultados superiores.

Além disso, todo o processo de gestão é desafogado. O que não significa que não haverá mais controle sobre os rumos do negócio. Os gestores podem seguir monitorando os resultados e atuando na correção de seus rumos de forma estratégica sem que essa tarefa lhes consuma todos os esforços.

Quais são os problemas enfrentados pelas imobiliárias centralizadoras?

Até pela natureza de boa parte das empresas do setor imobiliário, muitas delas de origem familiar, a gestão centralizada é bastante comum. Ela funciona quando o negócio é pequeno e o proprietário acompanha de perto a rotina de todos os colaboradores, em especial a dos corretores.

Porém, à medida que o negócio se desenvolve, há dificuldade em monitorar e coordenar todas as frentes de negócios que surgem e ditar os rumos de cada operação. Além de gerar uma dependência da empresa frente aos gestores, a centralização pode ocasionar demora na tomada de decisões e inibir a criatividade dos colaboradores.

Quais as vantagens de dar mais autonomia aos corretores de imóveis?

Um dos grandes benefícios de se apostar na gestão descentralizada é a possibilidade de ter mais transparência nas informações, pois isso faz com que todos na imobiliária caminhem na mesma direção. Um pensamento importante é o de que o cliente pertence à imobiliária e não ao corretor, mas esse é um problema recorrente e cultural no processo de gestão do mercado de imóveis.

Com o uso de um sistema que auxilia na descentralização da gestão, o corretor também pode enxergar de forma mais clara o seu desempenho e determinar metas pessoais que impulsionem seus resultados.

Na verdade, a migração para a gestão descentralizada pode ser bastante desafiadora para a imobiliária. Os gestores devem passar da condição de chefes, que ditam os rumos do negócio, para a de líderes, que motivam e conduzem suas equipes rumo aos melhores resultados.

Como o inGaia Imob pode ajudar nesse processo?

A descentralização da gestão de uma imobiliária prescinde de um sistema que dê suporte à autonomia que se busca oferecer aos corretores. Todos os dados que envolvem o atendimento aos clientes, por exemplo, podem ser armazenados e compartilhados por meio do inGaia Imob, que automatiza todos os processos desde a captação de imóveis até a concretização da venda.

Esse histórico, que sem o sistema ficaria pulverizado em diferentes fontes, fica acessível por meio do inGaia Imob para os gestores a qualquer momento. Quando um corretor deixa a empresa, por exemplo, não há risco de as informações se perderem. O atendimento pode continuar sendo feito sem nenhum prejuízo para o cliente.

Para o corretor, o sistema também representa um importante suporte para a sua autogestão, uma vez que o mantém informado sobre todos os atendimentos em andamento, avisando-o de cada etapa a ser cumprida. E o gestor da imobiliária tem acesso total a estes dados.

Melhor aproveitamento de leads

Essa nova forma de atuação pode representar um ganho importante para a imobiliária também no que se refere ao melhor aproveitamento dos leads gerados, valorizando os investimentos realizados na atração e captação de clientes.

Como aprimorar a gestão de locações também?

Assim como na venda, a locação de imóveis também pode ter sua gestão turbinada por meio do uso de um sistema integrado. O inGaia Locação, por exemplo, cria um canal de comunicação direto entre a imobiliária e os proprietários e oferece funcionalidades que vão desde a área do cliente até o controle financeiro. Ao centralizar funções rotineiras, o software permite que você ganhe tempo, organize melhor sua rotina e aumente sua produtividade.

Essas são as principais vantagens de se optar pela gestão descentralizada em sua imobiliária. Com o suporte de um sistema como o inGaia Imob é possível garantir mais autonomia para seus corretores sem perder o controle sobre os processos e sobre o andamento de cada atendimento.

Gostaria de conhecer outros benefícios que o inGaia Imob pode oferecer para o seu negócio? Então entre em contato conosco. Será um prazer apresentar as soluções do sistema para aumentar a competitividade da sua imobiliária!


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