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Gestão imobiliária: melhores práticas para alavancar o seu negócio

Gestão imobiliária é o conjunto de práticas que visam garantir a saúde financeira e a organização logística do negócio. Basicamente, é por meio dessa gestão que as estratégias de desenvolvimento e crescimento da imobiliária são estabelecidas.

Entre as funções que um profissional do setor precisa realizar para manter seu empreendimento competitivo, podemos citar a constante busca por atualizações do mercado, a integração de novas tecnologias nos processos cotidianos e o gerenciamento inteligente de finanças e documentos.

Nesse contexto, é correto afirmar que os negócios imobiliários que têm uma gestão eficiente tendem a se destacar entre os seus concorrentes. Por isso, separamos as melhores práticas para alavancar os seus resultados. Confira!

Como alavancar sua imobiliária com boas práticas de gestão?

Organizar os processos, superar obstáculos que se opõem à gestão cotidiana e utilizar um bom software imobiliário são apenas algumas práticas necessárias para otimizar a produtividade que você verá a seguir.

Organize os processos cotidianos

Uma empresa que realiza serviços de corretagem imobiliária, de forma simplificada, é responsável por intermediar transações de compra, venda, locação, financiamento de imóveis e, até mesmo, administração de condomínios.

Isso significa que é muito comum que ocorra um acúmulo de tarefas, de serviços burocráticos e de processos complexos, sobrecarregando os gestores do empreendimento — principalmente pelo fato de qualquer entrave com algum documento poder inviabilizar uma transação imobiliária e causar prejuízos.

Por isso, é imprescindível que uma organização minuciosa de toda a documentação seja implementada na rotina da empresa para garantir o sucesso do seu negócio imobiliário e uma melhor administração imobiliária.

Vale lembrar, ainda, que a base de uma gestão imobiliária eficiente é a organização dos processos cotidianos do negócio, garantindo um ambiente de trabalho transparente e profissional.

Melhore a gestão imobiliária ao organizar os documentos

Qualquer documento relacionado à negociação e aos contratos de ambas as partes envolvidas, por exemplo, deve ser separado e organizado de forma categórica, facilitando o trabalho de encontrá-lo futuramente caso haja necessidade. Vale utilizar pastas de diferentes cores, organizando-as pelas prioridades e urgências: deixe os documentos que precisam de maior atenção mais fáceis de acessar.

Além disso, é muito importante ter fácil acesso aos dados e informações sobre clientes e proprietários de imóveis, pois esse tipo de precaução pode poupar trabalho e aumentar a produtividade da empresa na correria do dia a dia.

Supere desafios da gestão imobiliária

O corretor ou a imobiliária pode ter alguns contratempos em relação às finanças e à falta de gestão imobiliária adequada. Para obter ganhos altos, é importante superar desafios financeiros do negócio.

Neste sentido, uma dica essencial para a gestão imobiliária é a consciência de que é preciso cortar gastos desnecessários que podem afetar o presente momento.

Vale a pena, ainda, procurar uma maneira de controlar seu orçamento bem de perto. Tenha metas claras, um planejamento financeiro adequado e, principalmente, a noção de que imprevistos podem acontecer. Para ser uma imobiliária de sucesso no mercado, é de extrema importância colocar todos os processos nos trilhos.

Atualize a sua gestão de negócios imobiliários

Toda imobiliária necessita de uma boa carteira de clientes para manter-se competitivo e garantir a saúde financeira, não é verdade? Para isso, é importante não somente ter os processos organizados, mas também facilitar o acesso aos corretores imobiliários.

Os imóveis captados devem ser cuidadosamente catalogados para evitar que o uso compartilhado gere problemas como inconsistência ou incompatibilidade de informações. Considere a utilização de um sistema de gestão imobiliária inteligente, beneficiando todos os envolvidos em transações de negócios imobiliários.

Caso o imóvel seja vendido por um corretor e sua captação tenha sido realizada por outro, por exemplo, ambos devem ser proporcionalmente recompensados. No entanto, é preciso que todas as informações pertinentes ao imóvel em questão estejam presentes em seu cadastro no sistema no ato da venda.

Portanto, mantenha seu portfólio sempre atualizado e munido de todos os dados dos clientes, dos imóveis e dos profissionais responsáveis por sua captação.

Faça uma previsão da receita

Não é nenhuma novidade que o mercado imobiliário é um dos poucos setores que permanecem firmes mesmo em cenários econômicos delicados, correto? Entretanto, também não é novidade que ele sofre inúmeras variações diante de fatores políticos e socioeconômicos.

Por isso, apesar de ser uma tarefa complexa, é imprescindível que os gestores tenham o hábito de fazer previsões de sua receita, demanda, desempenho e resultado. Realizar uma gestão imobiliária eficiente e alcançar o sucesso do negócio fica mais fácil quando se tem empenho, disciplina e recursos tecnológicos a seu favor.

A solução para obter uma previsão de receita precisa é basear-se na experiência da sua equipe de corretores e manter um capital de giro satisfatório. Essa tarefa se torna muito mais simples quando a imobiliária pode consultar o faturamento de períodos anteriores.

Considere integrar um ERP de gestão imobiliária para obter relatórios minuciosos sobre os resultados de sua empresa e, assim, projetar previsões realistas sobre o futuro financeiro do negócio.

Ao usar um sistema como o inGaia Locação, é possível analisar a rentabilidade e detectar problemas que podem comprometer o bom andamento da imobiliária. Tudo isso se reflete em uma gestão eficiente e saudável, mantendo-o sempre preparado para encarar qualquer desafio do mercado.

Minimize a inadimplência

Nenhuma empresa está imune à inadimplência de seus clientes nos dias atuais. Afinal, o alto índice de desemprego e a instabilidade financeira da crise econômica são fatores que podem afetar a todos.

Uma gestão imobiliária inteligente, um bom planejamento estratégico e uma boa previsão de receita são capazes de minimizar de forma significativa o problema com a inadimplência, já que a empresa se prepara para lidar com qualquer inconveniente relacionado à falta de pagamentos.

Entretanto, é necessário ter um eficiente sistema de cobrança para reduzir o índice de clientes inadimplentes e regularizar o seu fluxo de caixa. Existem algumas ferramentas e recursos tecnológicos que podem auxiliar nessa tarefa, como:

  • emissão automática de boletos;
  • automação de cobrança por e-mail, SMS, mensagens instantâneas, entre outros recursos;
  • área do cliente no site — ambiente digital que permite que o cliente emita a segunda via do seu boleto em caso de atrasos ou problemas no recebimento;
  • planejamento de negócios e de estratégias inteligentes — essa é a melhor forma de otimizar os resultados da empresa e evitar a falta de capital.

Melhore o seu controle financeiro

Muitos empreendedores não têm o hábito de realizar um controle financeiro de suas empresas, deixando todos os seus rendimentos, gastos, ganhos e lucros ao acaso. Isso pode ser muito prejudicial na avaliação da rentabilidade do negócio e no planejamento, pois torna a empresa vulnerável a prejuízos decorrentes de falhas logísticas.

Por isso, melhorar o controle financeiro não é considerado um capricho, mas uma necessidade de sobrevivência a que toda empresa do setor imobiliário deve aderir para manter-se competitiva no mercado.

Atualmente, podemos contar com uma infinidade de programas e aplicativos de gerenciamento financeiro pessoal e empresarial. Dessa forma, é possível acompanhar todos os números de vendas de seus corretores, além de gerar relatórios detalhados sobre os rendimentos da empresa em determinados períodos.

Acompanhe as tendências da gestão de negócios imobiliários

Devido ao crescimento no mercado imobiliário, as empresas do setor devem ficar atentas às tendências de gestão imobiliária para aumentar a competitividade e melhorar a capacidade de atração e retenção de clientes.

A diversificação das tecnologias voltadas ao setor imobiliário traz diferenciais que podem ser adotados para enriquecer a experiência do negócio, tanto para o cliente quanto para o profissional do ramo. Por isso, fique de olho nos novos comportamentos do consumidor e na maneira como vai atendê-lo.

Conte com um sistema automático de gestão imobiliária

Como você deve ter percebido até aqui, quase todas as práticas que visam alavancar os resultados do seu negócio estão, de certa forma, atreladas a um sistema de gestão imobiliária, não é verdade?

De fato, os avanços tecnológicos proporcionaram soluções inovadoras para os mais variados problemas das empresas modernas. A otimização dos processos internos facilita a gestão e agrega valor ao negócio, transmitindo mais credibilidade ao consumidor.

Diversas tarefas operacionais podem ser automatizadas com o auxílio de um software de gestão imobiliária, como:

  • emissão de notas fiscais;
  • gestão de contratos de venda e locação;
  • conciliação bancária;
  • relatórios de resultados;
  • repasse de aluguéis;
  • DIMOB (Declaração de Informações sobre Atividades Imobiliárias);
  • otimização do sistema de cobrança;
  • otimização do departamento de recursos humanos e financeiro.

Se você pretende gerenciar a sua empresa de maneira eficiente e organizada, considere integrar um sistema de gestão imobiliária, como o inGaia Locação, em suas estratégias de negócios. Com ele, é possível ter total controle do seu departamento financeiro, dos contratos de locação, fazer vistorias online, entre outras vantagens.

Esse é um assunto tão amplo que separamos um tópico inteiro apenas para abordar mais detalhes sobre as vantagens que um software de gestão imobiliária pode proporcionar. Confira a seguir!

Quais são as vantagens de contar com um bom sistema de gestão imobiliária?

A inGaia tem um ótimo repertório de soluções tecnológicas para os diversos setores que integram o mercado imobiliário, abrangendo necessidades de donos de imobiliárias, os corretores de imóveis que integram sua equipe ou, até mesmo, profissionais autônomos.

Sendo assim, mostraremos algumas das principais vantagens que a implementação desse tipo de ferramenta pode proporcionar ao seu negócio.

Melhora a organização da carteira de clientes

Sem dúvida, uma das maiores vantagens de uma ferramenta tecnológica de gestão imobiliária é a notável melhoria no controle e monitoramento da carteira de clientes e imóveis.

Graças a esse tipo de recurso, você pode verificar facilmente dados como quem está em dia com os pagamentos de aluguel e a faixa de preços mais comuns entre os imóveis de sua imobiliária, o que é muito útil na hora de negociar e oferecer oportunidades que interessem compradores em potencial.

Você ainda terá acesso a dados importantes sobre o perfil de seus clientes, em especial sobre qual parcela de consumidores é mais rentável e mantém mais negócios, o que é fundamental para um bom plano de direcionamento de estratégias comerciais que têm o objetivo de melhorar o índice de satisfação.

Por exemplo, ao analisar os níveis de rendimento de cada indivíduo que costuma alugar propriedades com sua imobiliária, será possível ajustar as faixas de preços com base em seu perfil, obtendo o melhor custo-benefício para seus imóveis.

Gera agilidade aos processos

Como mencionamos, a automatização de processos é um dos pontos mais relevantes de um sistema de gestão imobiliária, não é verdade? Afinal, ela permite que atividades repetitivas cotidianas — que geralmente exigem tempo e esforço da equipe — sejam realizadas com agilidade e simplicidade.

Entre os processos que podem ser otimizados podemos citar, por exemplo:

  • cadastros de vendedores e compradores;
  • cadastros de pessoas interessadas (compradores em potencial);
  • documentos necessários para realizar o aluguel de imóveis;
  • registros legais;
  • contratos de locação e compra/venda;
  • contas a pagar e a receber;
  • documentos contábeis e todos os arquivos inerentes à gestão tributária.

Entre muitos outros aspectos que, quando automatizados, servem como indicadores de desempenho e aumentam a produtividade da imobiliária, já que sobrará muito mais tempo para que você e sua equipe se dediquem às atividades que realmente importam.

Reduz a burocracia no fechamento de negócios

Outro ponto relevante que podem ser melhorado com a obtenção de um sistema de gestão imobiliária é que você terá uma perceptível redução em processos burocráticos, demorados e ineficientes, além de eliminar as pilhas de papéis de documentos.

Procedimentos padrões como conferências e validações de propostas podem ser resolvidos diretamente no âmbito digital, reduzindo de forma significativa o tempo necessário para que sejam aprovadas. Quanto mais rápida essa questão se torna, maiores as chances de garantir a satisfação de seus clientes.

Aumenta a precisão das propostas

Por falar em satisfação dos clientes, a eficiência no atendimento de um comprador em potencial que está interessado em negociar um imóvel pode ser um fator determinante para o fechamento do negócio.

Portanto, podemos afirmar que o fato de software de gestão imobiliária ter o papel fundamental no processo de manutenção de cadastros, por exemplo, está diretamente relacionado ao aumento da precisão das propostas de venda.

Além disso, os dados sobre o perfil aos quais você passa a ter acesso têm grande utilidade na hora de relacionar os imóveis que mais combinam e se adéquam a cada tipo de cliente.

Permite a acessibilidade de informações remotamente

Já pensou nas possibilidades que um sistema que permite que todos os dados e processos da imobiliária sejam acessados remotamente pode proporcionar?

Pois bem, o inGaia Imob, por exemplo, oferece esse tipo de recurso. Nele, você pode enviar dados e consultar informações de clientes e imóveis a qualquer hora e de qualquer lugar do mundo, bastando apenas ter conexão com a internet.

Além disso, as negociações se tornam mais dinâmicas, já que você pode verificar preços e condições de pagamentos para um cliente em potencial.

Integra o gerenciamento de diversos setores em um único ambiente

O que acha de gerenciar todos os aspectos sobre gestão tributária, emitir notais fiscais, gerir contratos, realizar a conciliação bancária, acessar relatórios de resultados, repasse de alugueis e, até mesmo, otimizar seu sistema de cobrança diretamente de uma única ferramenta?

Um bom software de gestão imobiliária, como o inGaia Locação, é capaz de integrar essas e muitas outras atividades em um único ambiente digital, proporcionando total controle sobre as informações e melhorando a comunicação entre os departamentos. Falaremos mais sobre isso no próximo tópico.

Facilita o fluxo de informações

Para concluirmos, um dos principais benefícios que implementar tecnologia de automação na gestão imobiliária pode oferecer ao seu negócio é facilidade no fluxo de informações entre as equipes de cada setor e clientes.

Por exemplo, diversos dados podem ser trocados com mais agilidade e precisão, agilizando reuniões e questões pertinentes.

Dessa forma, qualquer cliente que entrar em contato receberá um atendimento de qualidade, sem que seja necessário correr atrás de um determinado profissional, gerando atrasos e, por consequência, afetando a satisfação dos clientes. Isso ocorre porque os dados são disponibilizados no sistema e qualquer profissional envolvido pode acessá-los.

Como você pôde conferir neste artigo, uma gestão imobiliária eficiente deve abranger diversas práticas que sejam capazes de gerar melhorias relevantes aos processos cotidianos.

Além disso, mostramos os principais benefícios que o uso de uma ferramenta de automação pode implementar em sua imobiliária, tornando-a muito mais produtiva, rentável e competitiva em relação aos seus concorrentes.

Agora que você já sabe quais as melhores práticas de gestão imobiliária para alavancar os resultados, o que acha de conhecer as vantagens que o inGaia Locação pode proporcionar à sua imobiliária?

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