Financeiro

financeiro-gestao-imobiliaria-melhores-praticas-para-alavancar-o-seu-negocio.jpeg

Gestão imobiliária: melhores práticas para alavancar o seu negócio

Gestão imobiliária é o conjunto de práticas que visam garantir a saúde financeira e a organização logística do negócio. Basicamente, é por meio dessa gestão que as estratégias de desenvolvimento e crescimento da imobiliária são estabelecidas.

Entre as funções que um profissional do setor precisa realizar para manter seu empreendimento competitivo, podemos citar a constante busca por atualizações do mercado, integração de novas tecnologias nos processos cotidianos e gerenciamento inteligente de finanças e documentos.

Nesse contexto, é correto afirmar que os negócios imobiliários que têm uma gestão eficiente tendem a se destacar entre os seus concorrentes. Por isso, separamos as melhores práticas para alavancar os seus resultados. Continue a leitura para conferir!

Organize os processos cotidianos

Uma empresa que realiza serviços de corretagem imobiliária, de forma simplificada, é responsável por intermediar transações de compra, venda, locação, financiamento de imóveis e até mesmo administração de condomínios.

Isso significa que é muito comum que ocorra um acúmulo de tarefas, de serviços burocráticos e de processos complexos, sobrecarregando os gestores do empreendimento — principalmente pelo fato de qualquer entrave com algum documento pode inviabilizar uma transação imobiliária e causar prejuízos.

Por isso, é imprescindível que uma organização minuciosa de toda a documentação seja implementada na rotina da empresa para garantir o sucesso do seu negócio imobiliário.

Qualquer documento relacionado à negociação e aos contratos de ambas as partes envolvidas, por exemplo, deve ser separado e organizado de forma categórica, facilitando o trabalho de encontrá-lo futuramente caso haja necessidade.

Além disso, é muito importante ter fácil acesso aos dados e informações sobre clientes e proprietários de imóveis, pois esse tipo de precaução pode poupar trabalho e aumentar a produtividade da empresa na correria do dia a dia.

Vale lembrar, ainda, que a base de uma gestão imobiliária eficiente é a organização dos processos cotidianos do negócio, garantindo um ambiente de trabalho transparente e profissional.

Atualize a sua gestão de imóveis

Todo empreendimento necessita de uma boa carteira de clientes para manter-se competitivo e garantir a saúde financeira, não é verdade? Para isso, é importante não somente ter os processos organizados, mas também facilitar o acesso aos corretores imobiliários.

Os imóveis captados devem ser cuidadosamente catalogados para evitar que o uso compartilhado gere problemas como inconsistência ou incompatibilidade de informações. Considere a utilização de um sistema de gestão imobiliária inteligente, beneficiando todos os envolvidos em transações de negócios imobiliários.

Caso o imóvel seja vendido por um corretor e sua captação tenha sido realizada por outro, por exemplo, ambos devem ser proporcionalmente recompensados. No entanto, é preciso que todas as informações pertinentes ao imóvel em questão estejam presentes em seu cadastro no sistema no ato da venda.

Portanto, mantenha seu portfólio sempre atualizado e munido de todos os dados dos clientes, dos imóveis e dos profissionais responsáveis por sua captação.

Faça uma previsão da receita

Não é nenhuma novidade que o mercado imobiliário é um dos poucos setores que permanecem firmes mesmo em cenários econômicos delicados, correto? Entretanto, também não é novidade que ele sofre inúmeras variações diante de fatores políticos e socioeconômicos.

Por isso, apesar de ser uma tarefa complexa, é imprescindível que os gestores tenham o hábito de fazer previsões de sua receita, demanda, desempenho e resultado. Realizar uma gestão imobiliária eficiente e alcançar o sucesso do negócio fica mais fácil quando se tem empenho, disciplina e recursos tecnológicos a seu favor.

A solução para obter uma previsão de receita precisa é basear-se na experiência da sua equipe de corretores e manter um capital de giro satisfatório. Essa tarefa se torna muito mais simples quando a imobiliária pode consultar o faturamento de períodos anteriores.

Considere integrar um ERP de gestão imobiliária para obter relatórios minuciosos sobre os resultados de sua empresa e, assim, projetar previsões realistas sobre o futuro financeiro do negócio, mantendo-o sempre preparado para encarar qualquer desafio do mercado.

Minimize a inadimplência

Nenhuma empresa está imune à inadimplência de seus clientes nos dias atuais. Afinal, o alto índice de desemprego e a instabilidade financeira da crise econômica são fatores que podem afetar a todos.

Uma gestão imobiliária inteligente, um bom planejamento estratégico e uma boa previsão de receita são capazes de minimizar de forma significativa o problema com a inadimplência, já que a empresa se prepara para lidar com qualquer inconveniente relacionado à falta de pagamentos.

Entretanto, é necessário ter um eficiente sistema de cobrança para reduzir o índice de clientes inadimplentes e regularizar o seu fluxo de caixa. Existem algumas ferramentas e recursos tecnológicos que podem auxiliar nessa tarefa, como:

  • emissão automática de boletos;
  • automação de cobrança por e-mail, SMS, mensagens instantâneas, entre outros recursos;
  • área do usuário no site — ambiente digital que permite que o cliente emita a segunda via do seu boleto, em caso de atrasos ou problemas no recebimento.

A melhor forma de otimizar os resultados da empresa e evitar a falta de capital é por meio de um bom planejamento de negócios e de estratégias inteligentes.

Melhore o seu controle financeiro

Muitos empreendedores não têm o hábito de realizar um controle financeiro de suas empresas, deixando todos os seus rendimentos, gastos, ganhos e lucros ao acaso. Isso pode ser muito prejudicial na avaliação da rentabilidade do negócio e no planejamento, pois torna a empresa vulnerável a prejuízos decorrentes de falhas logísticas.

Por isso, melhorar o controle financeiro não é considerado um capricho, mas uma necessidade de sobrevivência que toda empresa do setor imobiliário deve aderir para manter-se competitiva no mercado.

Atualmente, podemos contar com uma infinidade de programas e aplicativos de gerenciamento financeiro pessoal e empresarial. Dessa forma, é possível acompanhar todos os números de vendas de seus corretores, além de gerar relatórios detalhados sobre os rendimentos da empresa em determinados períodos.

Usufrua de um sistema de gestão imobiliária

Como você deve ter percebido até aqui, quase todas as práticas que visam alavancar os resultados do seu negócio estão, de certa forma, atreladas a um sistema de gestão imobiliária, não é verdade?

De fato, os avanços tecnológicos proporcionaram soluções inovadoras para os mais variados problemas das empresas modernas. A otimização dos processos internos facilita a gestão e agrega valor ao negócio, transmitindo mais credibilidade ao consumidor.

Diversas tarefas operacionais podem ser automatizadas com o auxílio de um software de gestão imobiliária, como:

  • emissão de notas fiscais;
  • gestão de contratos de venda e locação;
  • conciliação bancária;
  • relatórios de resultados;
  • repasse de aluguéis;
  • otimização do sistema de cobrança;
  • otimização do departamento de recursos humanos e financeiro.

Se você pretende gerenciar a sua empresa de maneira eficiente e organizada, considere integrar um sistema de gestão imobiliária em suas estratégias de negócios.

Agora que você já conhece as melhores práticas de gestão imobiliária para alavancar o seu empreendimento, não deixe de conferir também as melhores práticas para a gestão de contratos para imobiliárias!

publicidade
Administração de Locações e Financeiro Completo - inGaia Locação
Artigos relacionados
Compartilhe