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Guia do marketing digital imobiliário: saiba tudo sobre!

O mercado de imóveis definitivamente aderiu ao mundo digital. Atualmente, é impensável, seja para um corretor de imóveis ou para uma imobiliária, obter sucesso no ramo imobiliário mantendo-se offline, atuando à margem de uma sociedade cada vez mais conectada.

Investir no marketing digital imobiliário não é mais um diferencial. Hoje em dia, dificilmente alguém sai de casa para comprar um imóvel sem antes fazer uma pesquisa na internet para conhecer as condições do mercado.

Porém, não basta ter presença digital. É preciso elaborar estratégias para adequar-se de forma produtiva ao novo comportamento do cliente, ampliar o número de visitantes em suas plataformas e converter essas visitas em leads, que se materializam em oportunidades de negócios.

Se o seu negócio ainda não embarcou no mercado digital, se está apenas iniciando ou mesmo se já se aventura por esse universo e está buscando melhorar seus resultados, confira, neste guia, tudo o que é importante conhecer sobre o marketing digital imobiliário. Saiba o que é preciso fazer para competir e se diferenciar no mercado de imóveis!

O que é o marketing digital imobiliário

Uma estratégia de negócios precisa ter metas e objetivos. A empresa deve ter clareza quanto aos desafios que enfrentará para superar essas metas e deve elaborar estratégias concretas para alcançá-las.

O marketing digital imobiliário é uma poderosa ferramenta para organizar e maximizar os esforços da empresa na superação desses desafios. Tendo seus objetivos como meta futura e seu planejamento estratégico como direcionador, é possível conduzir os esforços na direção do crescimento.

Porém, com a mudança no comportamento do público consumidor, as imobiliárias precisam adequar suas estratégias para se conectar aos clientes. Os anúncios de jornal e o foco nos plantões de vendas já não têm eficácia. O cliente é atraído por informação e conteúdo, que ele pode acessar a qualquer momento, na palma da mão, por meio de seu celular ou tablet.

Benefícios do marketing digital para imobiliárias

Atualmente, investir em marketing digital é indispensável para que as imobiliárias mantenham-se em pé de igualdade com seus concorrentes. Mais do que isso: é uma das ferramentas mais eficazes para aumentar vendas, atrair e fidelizar clientes, além de mensurar resultados e avaliar estratégias.

Confira algumas vantagens que as empresas do setor imobiliário podem conquistar a partir de seus investimentos no marketing digital.

Reduzir custo e aumentar retorno

Em comparação com as mídias tradicionalmente utilizadas pelo mercado imobiliário, como anúncios em jornal e televisão, o marketing digital tem um custo bem menor e ainda garante alguns benefícios que não se poderia conquistar no modelo tradicional.

Um desses ganhos extras é a contabilização dos resultados de forma clara, já que todas as interações podem ser mensuradas e utilizadas para avaliar se as estratégias estão surtindo o efeito desejado.

Ampliar o alcance de sua comunicação

As estratégias de marketing digital permitem ampliar de forma exponencial o universo de pessoas impactadas pela empresa. É possível marcar posição junto a um eventual cliente mesmo que ele ainda não tenha o seu desejo de compra consolidado.

A produção de conteúdo relevante, alinhado com as necessidades dos clientes, por exemplo, pode tornar a empresa uma referência junto ao público, ampliando o alcance de suas ações e facilitando a conversão de visitantes em leads.

Mensurar resultados e reavaliar estratégias

Tarefas nem sempre simples no marketing tradicional, a mensuração dos resultados e a avaliação da precisão das estratégias são facilitadas no meio digital. A partir de uma série de ferramentas e métricas, é possível medir o sucesso de cada anúncio ou de cada conteúdo produzido.

Estratégias de marketing digital para imobiliárias

A simples presença digital não é garantia de diferenciação no mercado imobiliário. Não basta manter um site e alimentar perfis em redes sociais se não houver um planejamento que transforme essas ferramentas em potenciais novos negócios.

E há diversas estratégias de que sua imobiliária pode lançar mão para dar relevância a sua atuação e se tornar uma referência no mercado de imóveis. Confira, a seguir, algumas delas.

Destaque-se no Google

A maior ferramenta de busca da internet pode ser um canhão para sua estratégia de marketing digital. Seja pela busca orgânica — aquela projetada pela qualidade e relevância do conteúdo produzido —, seja pelo uso do AdWords (os anúncios pagos), sua presença na primeira página de buscas é uma conquista importante para destacar sua marca.

O inGaia Imob pode ser um grande aliado na missão de atingir o topo dos resultados no Google. A plataforma trabalha de forma integrada ao site da imobiliária, auxiliando em alguns aspectos importantes para o ranqueamento da ferramenta de busca. Um exemplo é a otimização de imagens, que influencia na velocidade de carregamento da página, um dos pontos importantes para o Google.

Tenha um site responsivo

Segundo um levantamento da Fundação Getulio Vargas, realizado no início de 2018, o Brasil já conta com 220 milhões de celulares em uso para uma população de 210 milhões de pessoas. Ou seja, é muito provável que o seu público esteja pesquisando sobre imóveis na tela do seu smartphone. Por isso, é fundamental que seu site ou blog seja responsivo (tenha uma versão adaptada às plataformas mobile).

Invista em vídeos

Acessíveis para o público e com produção cada vez mais facilitada, os vídeos, armazenados em plataformas como o YouTube, são extremamente eficazes. Não há necessidade de realizar grandes produções, embora não se deva descuidar da qualidade. Atualmente, há uma infinidade de aplicativos e ferramentas para edição que permitem manter uma qualidade superior e de grande impacto junto ao público.

Não despreze os portais imobiliários

Estar presente em várias frentes, além do seu site e de seus perfis nas redes sociais, também pode ser uma estratégia importante. Por isso, é sempre relevante considerar investir em anúncios nos principais portais imobiliários.

Essas plataformas costumam ter uma grande audiência, já que quem está em busca de um imóvel amplia sua pesquisa o máximo possível. Mas é importante investir em bons anúncios para realmente se destacar. Produza boas fotos, com qualidade diferenciada, e capriche na descrição dos imóveis.

A importância do site

O site da imobiliária deve ser o principal instrumento de sua estratégia de marketing digital. É principalmente por meio dele que seu público vai encontrar a sua imobiliária e conhecer os detalhes de sua carteira de imóveis e oportunidades.

Por isso, é importante investir e cuidar bem dele. Não basta simplesmente manter o site no ar. Ele precisa ser atualizado, funcional e intuitivo, facilitando a conversão de visitantes em leads. É a partir do site que toda a sua estratégia digital vai se desdobrar. Funciona com um ponto de partida para as demais ações.

Algumas características são importantes em um site para que ele cumpra a função de impulsionar os negócios e a própria estratégia de marketing digital de sua imobiliária. Confira o que é preciso para que ele otimize seus resultados.

Agilidade no carregamento

Quando realizam suas pesquisas por imóveis, os clientes buscam agilidade. Um site com carregamento demorado não oferece uma boa experiência ao usuário, que tende a desistir de acessá-lo e reiniciar sua busca pelo site de outra imobiliária, aproveitando a forte concorrência do mercado. O Google também costuma penalizar sites com carregamento lento.

Plataforma responsiva

Como já destacamos no texto, ano a ano, cresce o número de pessoas que navegam por meio de dispositivos móveis. Logo, ao desenvolver o site, é preciso projetá-lo devidamente adaptado para esses dispositivos.

Usabilidade

Um bom design é importante, mas a facilidade de navegar é essencial para a experiência de seus visitantes. Navegação intuitiva e boa oferta de filtros de pesquisa, por exemplo, fazem uma grande diferença.

Quanto melhor for a experiência do visitante, maiores serão as chances de sua conversão em leads. Lembre sempre de que há centenas de sites e portais concorrentes que podem ser acessados com um ou dois cliques. Lentidão e dificuldades de navegação espantam os clientes.

Conteúdo

A qualidade do conteúdo é que vai atrair e manter o cliente por mais tempo no seu site. Invista sempre em temas de interesse do seu cliente, que sejam atrativos e devidamente otimizados para SEO.

Canais de contato

Quando um visitante amadurece a ideia de realizar um negócio com sua empresa, precisa ter facilidade para falar com você. Não cometa o erro de limitar o contato a um formulário escondido em algum canto do site. Deixe seu e-mail, telefone e links para redes sociais bem visíveis.

Atualização

Nada mais frustrante para o cliente do que encontrar o anúncio de um excelente imóvel, contatar a imobiliária e descobrir que aquelas informações estão desatualizadas e a casa ou apartamento já não está mais disponível. Revise permanentemente seus conteúdos para não gerar essa decepção em seus visitantes.

Por que usar marketing de conteúdo

Uma frase repetida à exaustão pelos profissionais de marketing digital é que o “o conteúdo é rei”. Ela se refere à capacidade que a geração de informações relevantes para um determinado público tem de atrair novos clientes e alavancar negócios.

O marketing de conteúdo se consolidou como uma estratégia bem-sucedida para abrir novos mercados, incrementar vendas e fidelizar clientes. Trata-se de um processo que vai, dia a dia, consolidando sua marca, reforçando sua relevância no mercado e cultivando a relação entre sua empresa e seu público.

A partir do momento em que sua imobiliária passa a ser reconhecida como uma espécie de autoridade em seu mercado, justamente pela qualidade e relevância do conteúdo que oferece, vão se consolidando as oportunidades da geração de leads, que é a transformação daquela audiência em eventuais clientes.

Para chegar a esse ponto, porém, é preciso seguir uma estratégia bem planejada, que pode ser dividida em alguns passos principais. O primeiro deles é estabelecer seus objetivos, determinar qual resultado a imobiliária vai perseguir e em quanto tempo pretende alcançá-lo.

O sucesso de sua estratégia vai depender do nível de conhecimento que você tem sobre seu cliente, pois o marketing de conteúdo depende da definição do perfil que se deseja atingir. Isso é importante para determinar o que se produzirá, com que objetivo e por meio de quais canais será divulgado.

Aliás, a definição dos canais que serão utilizados para chegar ao seu cliente também é essencial. Blogs, redes sociais, plataformas de fotos e vídeos, enfim, tudo pode ser utilizado de forma sincronizada para gerar interesse nos seus visitantes e referenciar sua marca não apenas junto aos clientes, mas no mercado imobiliário de forma geral.

Por fim, essencial também em sua estratégia de marketing de conteúdo é medir a efetividade de suas ações. Assim, você deve definir as métricas que servirão para avaliar o sucesso ou não de suas iniciativas e, se for o caso, inserir alguma mudança de rota.

O trabalho com as redes sociais

Embora muita gente utilize as redes sociais apenas de forma recreativa, elas também podem ser excelentes ferramentas das empresas para o desenvolvimento de estratégias de marketing digital. Elas permitem, inclusive, encurtar o ciclo de vendas, geralmente mais longo no mercado imobiliário devido à complexidade do negócio.

É possível oferecer ao cliente, por meio do Facebook ou Instagram, por exemplo, vídeos de imóveis selecionados de acordo com suas demandas e eliminar a etapa de visitas a essas casas ou apartamentos.

As redes sociais permitem, ainda, conhecer as preferências do cliente com base em suas pesquisas, sabendo o tipo de imóvel ou a região deseja por ele. Assim, é possível focar as ofertas, agilizando a etapa de identificação da unidade desejada.

As redes sociais ainda podem ser utilizadas como canais de atendimento, por meio de ferramentas próprias dessas mídias, como os chats, ou como meios de divulgação de material informativo, com o envio de conteúdo relevante aos seus clientes.

O papel do e-mail marketing

Uma das primeiras ferramentas utilizadas em estratégias de marketing pela internet, o e-mail marketing ainda segue ativo e rendendo bons resultados, embora muita gente diga o contrário. É claro que a concorrência com outros meios, como as redes sociais, obriga a mudar um pouco a sua abordagem, mas o correio eletrônico segue sendo bastante útil, além de ser uma alternativa muito barata de se atingir um grande número de clientes.

Um ponto-chave para desenvolver uma boa estratégia de e-mail marketing é definir quem será o seu público-alvo. Cada tipo de conteúdo precisa ser enviado para um perfil específico de cliente, de acordo com seus interesses. E não se deve simplesmente encaminhar mensagens aleatórias a eles. Você precisa atraí-los ao seu site, fazendo com que eles insiram seu e-mail voluntariamente em seu banco de dados.

É importante também estabelecer um calendário para o envio de seus e-mails marketing. Mantenha uma periodicidade determinada de acordo com suas estratégias e com a relevância do conteúdo que pretende divulgar. Cuidado para não abarrotar a caixa de mensagens do cliente com e-mails que provavelmente ele sequer terá tempo de ler. Isso seria um tiro no pé, pois prejudicaria sua reputação.

Aliás, o e-mail marketing tem algumas regras de etiqueta que servem para que o remetente não seja inconveniente com o seu cliente e para que sua estratégia tenha maiores chances de sucesso. Entre os cuidados que se deve tomar, estão não encaminhar e-mails para quem não autorizou o seu envio, evitar mensagens sem assunto, que podem gerar desconfiança quanto à sua autenticidade e sempre disponibilizar a opção “não receber mais e-mails desta lista”.

Não esqueça que você também vai precisar de uma boa ferramenta para o envio dos e-mails, já que é inviável dispará-los diretamente da sua caixa. Uma dica é o Mailchimp, uma ferramenta cuja versão gratuita permite o envio de até 12 mil e-mails/mês e ainda oferece uma série de templates.

Dicas para iniciantes obterem sucesso no marketing digital imobiliário

Quem teve seu primeiro contato com o marketing digital imobiliário por meio deste guia pode pensar que se trata de algo complexo, que demora a apresentar resultados ou que depende de um time de especialistas para funcionar.

Na realidade, o desempenho de sua empresa nessa área vai depender do tamanho do esforço que será destinado tanto ao planejamento de suas ações quanto à sua execução. Se você pensar pequeno, provavelmente terá pequenos resultados também.

O importante é pensar de forma estratégica, estabelecendo objetivos e elaborando ações para atingi-los. Não há uma receita de bolo que fará com que seus planos funcionem de forma automática, mas algumas iniciativas podem ser bastante efetivas. Confira algumas dicas de marketing digital:

  • foque na conversão: converter visitantes em leads — potenciais clientes — é o objetivo final de qualquer estratégia de marketing digital. Cuidado para não se desviar desse foco. Produza conteúdos atrativos, surpreendentes, mas tenha essa meta maior sempre em mente. De alguma forma, eles devem convergir para isso;
  • explore vídeos e fotos: conteúdos acompanhados de vídeos ou fotos têm uma capacidade muito maior de retenção e engajamento. Eles têm um apelo emocional, influenciando a forma como as pessoas percebem o seu conteúdo;
  • priorize o mobile: já falamos antes, mas isso é realmente importante. O chamado “mobile first” deve sempre estar presente em suas estratégias. Não pense em um conteúdo ou ação sem avaliar como será o seu desempenho em dispositivos móveis;
  • em vez de ligar, mande mensagem: mesmo vivendo com o celular nas mãos, a maioria das pessoas não é tão amigável ao receber ligações, consideradas invasivas. A preferência é por mensagens, que podem chegar por WhatsApp ou Facebook Messenger, por exemplo;
  • fique de olho nos resultados: cada desdobramento de suas ações de marketing digital deve servir de guia para os seus próximos passos. Existem diversas formas de acompanhar o desempenho de suas estratégias, e compreender o quê e o porquê desses resultados é muito importante para aprimorar seu trabalho.

Tecnologia a serviço do marketing digital imobiliário

Marketing de conteúdo, SEO, funil de vendas… Esses termos podem até parecer distantes da realidade do mercado imobiliário, em que ainda há profissionais que privilegiam os negócios à moda antiga, que têm no telefone seu grande aliado na relação com o cliente.

Mas, na verdade, o setor não ficou imune ao avanço acelerado da tecnologia, e uma série de inovações já se integrou à rotina do ramo de imóveis. E ainda há muito que evoluir nessa área tão competitiva.

Hoje, já é possível, por exemplo, conhecer imóveis por meio da realidade virtual, em 3D. Ou seja: já não é preciso visitar os imóveis fisicamente para avaliar se eles atendem às suas necessidades e perspectivas. Também é possível conhecer as unidades por meio de vídeos em 360 graus, obtendo uma ideia fidedigna de como o imóvel se encontra.

Ou seja, as mais modernas tecnologias, novas técnicas e novas abordagens vêm revolucionando o mercado de imóveis e a forma como as empresas se comunicam com seus clientes. Não há indícios de que essa revolução tecnológica esteja próxima do fim, e sim de que a área rapidamente vai se adaptando à nova realidade.

O marketing digital imobiliário vem se expandindo e mantendo a concorrência no setor em um nível elevado. O avanço acelerado que as novas tecnologias têm imposto ao mercado de imóveis exige foco e estratégia das empresas para se destacar. Por isso, é preciso pensar grande e focar o planejamento para obter sucesso com o marketing digital.

Agora que você conhece melhor como funciona o marketing digital imobiliário, entre em contato conosco e conheça nossas soluções, como o inGaia Imob, desenvolvidas especialmente para turbinar seus resultados.

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