Vendas

Imóveis usados: como valorizá-los na venda?

Imóveis usados: como valorizá-los na venda?

Para corretores inteligentes, os imóveis usados podem se transformar em verdadeiras cartas na manga, sabia? Pense bem: essas propriedades conseguem ter uma excelente liquidez, apresentando grandes perspectivas de lucros e possibilidade de ótimas negociações.

No entanto, para que o processo se desenrole de forma positiva, é importante tomar certas atitudes. Adotar estratégias para levantar os ambientes e ressaltar os pontos positivos da propriedade, por exemplo, podem fazer uma grande diferença! Quer entender melhor como valorizar os imóveis usados nas vendas? Descubra tudo no post de hoje!

Invista no home staging

Apesar de ainda não ser tão difundido no Brasil, o home staging possivelmente é o método mais eficaz para valorizar imóveis usados na hora da venda. A estratégia demanda algumas mudanças para fazer de uma casa ou um apartamento o palco ideal para uma negociação promissora! É simples: o profissional dá uma levantada na propriedade, tornando os ambientes mais atrativos e, consequentemente, com menores chances de rejeição por parte dos possíveis clientes. É preciso ter bom senso e olho clínico para fazer com que o imóvel atenda ao gosto comum, aproximando-se dos conceitos de decoração e arquitetura mais atuais.

Digamos, por exemplo, que a cozinha do imóvel usado tenha uma torneira de plástico. É primordial substituí-la por uma versão de metal. Seguindo a mesma lógica, paredes descascadas ou com cores gritantes devem receber algumas demãos de tinta em tonalidades neutras. Vidros quebrados precisam ser repostos e os jardins, bem cuidados. É só seguir esse raciocínio para tornar a propriedade muito mais encantadora para compradores em potencial.

Acerte na precificação

Acredite se quiser: acertar na precificação é um ponto crucial para valorizar imóveis usados. Então nada de cair na tentação de pedir um valor fora da realidade, viu? Essa tática não só afasta compradores em potencial como faz com que a falta de propostas jogue a cotação da propriedade lá para baixo.

O bom profissional precisa se informar sobre os preços praticados no metro quadrado da região para definir com o proprietário a quantia desejada, sempre mantendo os pés no chão. Para a precificação de um imóvel usado, é preciso valorizar especialmente as dimensões da propriedade e a possibilidade de se fazer grandes alterações na planta.

Mantenha tudo organizado

Manter os imóveis usados bem organizados é uma tática essencial para aumentar o número de interessados na compra. Se os moradores ainda residem na propriedade, o corretor pode pedir que caprichem na limpeza e tomem cuidado com hábitos desagradáveis, como o tabagismo ou a manutenção de animais domésticos no interior de casa. Nesses casos, o risco de o cheiro ficar impregnado é enorme.

É importante também remover todos os objetos desnecessários da decoração. Quanto mais clean estiver o ambiente, melhor! Peça também para que os proprietários mantenham as camas arrumadas, com as cobertas esticadas, pelo menos na hora da visitação. Banheiros também merecem atenção especial. Retire escovas e pastas de dentes da bancada da pia e peça que espirrem um spray aromatizador antes de os interessados chegarem. A impressão do imóvel é outra com essas ações simples!

Deixe a documentação em dia

Na prática, não é nada incomum que imóveis usados apresentem problemas na documentação. O detalhe é que isso afasta um grande número de possíveis compradores, consequentemente desvalorizando a propriedade. Por essas e outras, é fundamental estar com a papelada em dia, sem deixar nada pendente. Ter dívidas e taxas condominiais em atraso também é inaceitável.

Propriedades em inventário ou que sejam alvo de partilha de divórcio também podem fazer com que as pessoas desistam da compra por receio do conflito. O ideal, portanto, é conversar com os donos o quanto antes, explicando que não dá para perder oportunidades em tempos de crise. Quem sabe assim você não consegue resolver esses problemas rapidamente?

E para que você não corra mais riscos com problemas de documentação e otimize o seu trabalho, aproveite para conhecer o inGaia Corretor e tenha não somente um site para corretores de imóveis, mas uma plataforma completa para o seu sucesso!

Entendido como é possível valorizar os imóveis usados para a venda? Então aproveite para conferir também como a tecnologia da geolocalização ajuda na hora de fechar novos negócios!

publicidade
Black Friday inGaia - R$ 1000,00 de desconto para ter o sistema imobiliário mais completo do mercado
Artigos relacionados
Compartilhe