Inbound Marketing imobiliário: por que todo corretor precisa conhecer essa estratégia?

Atualizado em 06/11/2018 as 11:15
Tempo de leitura: 9min aprox.

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A internet tem mudado radicalmente o comportamento de compra dos consumidores. Com muito mais informação à disposição, as pessoas interessadas em adquirir um produto ou serviço são capazes de identificar de forma bem mais precisa aquilo que atenderá às suas necessidades, entrando em contato com o fornecedor apenas quando a decisão já está praticamente tomada.

Essa nova realidade atinge fortemente o mercado imobiliário. Com o aparecimento de sites e aplicativos que facilitam a busca de informações, o contato dos consumidores com imobiliárias e corretores foi bastante reduzido. Isso tornou esse mercado, que já era muito fragmentado e competitivo, ainda mais difícil para os corretores autônomos.

No entanto, essa mudança de cenário também traz novas oportunidades de negócio. A internet pode ser utilizada pelo corretor como uma ferramenta de marketing, de forma a atrair clientes e desenvolver novos relacionamentos comerciais.

Neste artigo, vamos explicar o que é o Inbound Marketing imobiliário e quais as principais vantagens de sua aplicação pelo corretor autônomo. Descubra, a seguir, como esse conceito pode ser a peça que falta na sua estratégia de negócio!

O que é Inbound Marketing?

O marketing tradicional, também chamado de Outbound Marketing, sempre se baseou em ações que vão atrás do cliente de forma ativa, levando até ele informações sobre os produtos e serviços oferecidos pela empresa.

As principais ferramentas de comunicação utilizadas — como anúncios em televisão, jornais e revistas, distribuição de panfletos e até mesmo contatos telefônicos — têm como objetivo chamar a atenção dos potenciais compradores.

No entanto, cada vez mais os consumidores tendem a encarar esse tipo de estratégia como excessivamente intrusiva, tanto no ambiente analógico quanto no mundo digital. Isso faz com que:

  • as propagandas de TV sejam vistas como interrupções desnecessárias e indesejadas à programação;
  • os folhetos distribuídos sejam considerados causadores de poluição urbana;
  • os banners e pop-ups das páginas de internet passem a ser cada vez mais questionados.

É nesse contexto que surge o conceito de Inbound Marketing, que pode ser definido como um conjunto de estratégias que buscam atrair clientes de forma voluntária aos meios de comunicação da empresa.

Ao contrário do Outbound Marketing, o Inbound se baseia no desenvolvimento de um relacionamento com o consumidor, na maioria das vezes por meio da oferta de conteúdo informativo e educativo de qualidade, que visa auxiliar a decisão de compra do cliente.

Ao atrair a atenção do público de forma não invasiva, a partir do oferecimento de informações valiosas, é possível estabelecer relacionamentos com clientes muito mais engajados e mais propensos a efetivamente adquirir o produto ou serviço ofertado pela empresa (os chamados leads).

Como o Inbound Marketing pode ajudar os corretores?

As características do mercado imobiliário o tornam um dos setores mais impactados pela mudança de comportamento dos consumidores. Como a decisão de compra ou locação de um imóvel envolve um investimento financeiro e pessoal muito grande, na maioria das vezes os interessados nesse tipo de transação costumam dedicar bastante tempo ao levantamento e análise de informações.

Isso trouxe novos desafios, mas também oportunidades para os corretores autônomos, que sempre dependeram bastante de sua rede de contatos e do histórico de negociações com outros clientes para se diferenciarem no mercado.

Por um lado, os sites especializados dificultaram o desenvolvimento de um relacionamento maior entre o cliente e o corretor. Ao mesmo tempo, a internet possibilita o alcance de um público bem mais amplo, desde que seja aplicada uma estratégia de atração adequada.

Nesse sentido, a adoção do Inbound Marketing imobiliário traz uma série de vantagens para o corretor. Além de possibilitar que mais clientes o encontrem, por meio de sites de busca ou das mídias sociais, ele permite reforçar sua autoridade no mercado, transmitindo uma imagem de profissionalismo e seriedade. E isso pode ser alcançado com um investimento baixo, tendo uma excelente relação custo-benefício.


Como aplicar o Inbound Marketing imobiliário na prática?

Para conquistar os benefícios do Inbound Marketing imobiliário, é preciso atentar para alguns aspectos importantes. Apresentamos a seguir algumas dicas de como aplicar esse conceito na prática. Vamos a elas:

Tenha um site próprio

O primeiro passo para implementar uma estratégia de Inbound Marketing imobiliário é investir na criação de um site. Ele será a principal referência do corretor na internet, e a base para toda sua estratégia de Marketing Digital.

É fundamental que o site tenha um layout profissional, com boa organização das informações disponíveis e uma ferramenta de pesquisa eficiente. É importante ainda que seja compatível com celulares e tablets, já que boa parte dos clientes fazem suas pesquisas utilizando esses dispositivos.

Invista em um blog

Como vimos, um dos pilares do Inbound Marketing é a disponibilização de conteúdo relevante para os interesses dos potenciais clientes. A melhor forma de publicar esse tipo de conteúdo é criando um blog dentro do site, contendo as informações mais procuradas e as dúvidas mais frequentes sobre o nicho de mercado em que o corretor atua.

Além de atrair potenciais clientes para o site por meio do Google ou de outros mecanismos de busca, a publicação de conteúdo de qualidade também reforça a autoridade e credibilidade do profissional no mercado.

Mantenha presença nas redes sociais

As redes sociais são o complemento perfeito para o site na estratégia digital do corretor. Elas permitem que o conteúdo publicado no blog seja promovido, por meio do compartilhamento com os contatos ou mesmo com o uso de campanhas pagas.

Além disso, essas ferramentas são os veículos de comunicação direta mais utilizadas nos dias de hoje, e podem ser integradas ao site para facilitar que potenciais clientes entrem em contato.

Utilize o e-mail marketing

Após atrair o público para seu site, é importante desenvolver um relacionamento mais profundo, com o objetivo de transformar visitantes casuais em leads. Uma boa forma de fazer essa conversão é utilizando as ferramentas de e-mail marketing.

A partir de um cadastro inicial, que pode ser obtido por meio de uma landing page, é possível segmentar os clientes de acordo com suas características. Assim, o corretor pode direcionar o tipo de conteúdo que deve ser encaminhado por e-mail para cada grupo, como os artigos do blog mais relevantes e as ofertas que melhor se adequem a cada perfil.

Como você pode perceber, para que a mudança no comportamento dos consumidores seja convertida em uma oportunidade para potencializar seus negócios, é fundamental que imobiliárias e corretores independentes adotem estratégias que levem em conta essa nova realidade.

A utilização do Inbound Marketing imobiliário para atrair público qualificado e engajado de forma não intrusiva, pode ser um grande diferencial competitivo para vencer nesse mercado.

Agora que você já sabe como o Inbound Marketing imobiliário pode ajudar a alavancar seus negócios, que tal conhecer mais sobre uma etapa fundamental para a implementação dessa estratégia? Então confira nosso artigo sobre a criação de buyer personas e descubra sua importância para o mercado imobiliário!

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