Inteligência de Mercado Imobiliário: como o inGaia Imob pode ajudar?

Atualizado em 05/12/2018 as 07:00
Tempo de leitura: 22min aprox.

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Durante muitos anos, os empresários não podiam contar com nenhuma ferramenta ou recurso tecnológico para se guiar em suas decisões, prever tendências ou ter ideias para conquistar espaço no mercado. Tudo que eles tinham a seu favor eram experiência e intuição.

Na medida em que a competitividade passou a aumentar exponencialmente nos mais variados segmentos comerciais, algumas práticas obsoletas tiveram que ser deixadas de lado e tornou-se necessário a utilização de metodologias e soluções, que oferecem mais precisão e segurança à tomada de decisões.

Dado o contexto, podemos afirmar que a inteligência de mercado imobiliário tem um papel fundamental na gestão e no sucesso do empreendimento. Além de proporcionar dados reais sobre o comportamento de consumo do público-alvo, ela também ajuda o empreendedor a se antecipar a cenários econômicos.

Quer saber mais sobre inteligência de mercado imobiliário e como o inGaia Imob pode ajudar? Então, acompanhe a leitura do artigo para saber mais sobre o assunto!

O que é inteligência de mercado?

Em primeiro lugar, é importante que você conheça mais a fundo o conceito de inteligência de mercado, não é mesmo? Pois bem, o termo é amplamente utilizado em sua versão em inglês, Business Intelligence, e se refere ao conjunto de processos de captação de dados brutos, estruturados ou não, e sua transformação em informação e conhecimento aplicável à empresa.

Por exemplo, é possível pegar uma pesquisa realizada por outra organização, mas que apresente dados de um determinado público-alvo de uma determinada localidade, e utilizar essas informações para desenvolver um novo produto ou solução, de acordo com a área em que o negócio atua.

Para simplificarmos o seu entendimento, pense no caso de um desenvolvedor de aplicativos para dispositivos móveis, cujo objetivo é alcançar o público universitário.

Para que esse profissional possa conhecer melhor as necessidades do público em questão, será preciso que ele tome como base dados de pesquisas do censo universitário ou, ainda, analise perfis de usuários em fase acadêmica em redes sociais, reunindo todo tipo de informação necessária para desenvolver uma ferramenta que seja bem recebida por essa parcela da sociedade.

O mesmo conceito pode ser facilmente aplicado ao mercado imobiliário. Falaremos sobre isso mais adiante no conteúdo.

Como você já deve ter percebido, é possível obter dados de diversos formatos e a partir de variados contextos. No exemplo que citamos, o censo seria a ferramenta que traria estatísticas, enquanto os perfis dos universitários nas redes sociais trariam informações em forma de imagens, textos e vídeos.

De qualquer forma, o fato é que para que a sua imobiliária seja capaz de transformar dados brutos em inteligência de mercado, ela deverá contar com ferramentas tecnológicas que ofereçam recursos para coletar, processar e analisar tais dados, como o inGaia Imob, que é o foco deste artigo.

Análise de mercado: por que sua imobiliária precisa estar sempre atualizada?

Agora que você já tem uma perspectiva mais clara sobre a Business Intelligence, mostraremos de que forma a inteligência de mercado imobiliário se aplica ao setor e por que sua empresa deve estar sempre atualizada.

Como a inteligência de mercado ajuda a ter acesso a dados relevantes?

Com a implementação de um CRM especializado, como o inGaia Imob, a imobiliária passa a ter acesso direto a dados precisos e atuais sobre o mercado de corretagem de imóveis, pois o sistema funciona como uma grande rede de compartilhamento de dados.

Isso significa que cada empresa e profissional autônomo que utiliza o inGaia Imob, contribui diretamente com a atualização das informações sobre o setor, gerando inteligência de mercado imobiliário.

O software faz uma compilação desses dados de maneira simples e automatizada, entregando informações confiáveis aos profissionais que o utilizam. O sistema encurta o caminho entre o gestor da imobiliária e os dados, fazendo com que ele não precise mais ir atrás deles.

Sendo assim, podemos afirmar que uma ferramenta de inteligência de mercado imobiliário oferece a possibilidade de adquirir relatórios de estimativa de imóveis, índices e tendências que estejam acontecendo no segmento, entre outros aspectos.

Hoje em dia, isso é muito utilizado em ocasiões como quando um proprietário pretende anunciar seu imóvel e estabelece um valor muito fora do que o praticado pelo mercado. O relatório emitido pelo software trará dados reais, gerados com base no que é inserido no sistema, à medida que todas as outras centenas de imobiliárias — por todo o Brasil que usufruem do inGaia Imob — utilizam a ferramenta.

Por exemplo, é muito comum nos depararmos com um cliente interessado em um determinado perfil de imóvel e que pretenda pagar até R$ 500 mil por ele. Mas, de acordo com os dados obtidos pela inteligência de mercado imobiliário, o valor médio de tal imóvel é de R$ 800 mil.

Como os dados são baseados em imóveis semelhantes, podem facilitar a tarefa de apresentar ao cliente — por meio de uma amostragem — que sua estimativa está equivocada, evitando dores de cabeça no dia a dia da equipe da imobiliária e gerando mais precisão nas ofertas.

A verdade é que buscar por esse tipo de informação manualmente é algo que não costuma fazer parte da rotina de um gestor imobiliário, mas quando feita de forma automatizada, é o tipo de informação que pode agregar valor durante uma negociação e, portanto, deve passar a integrar a rotina da empresa.

Como a inteligência de mercado ajuda na captação de imóveis?

A Business Intelligence, quando alinhada com o mercado imobiliário, é uma ferramenta que também atende muito bem às necessidades do profissional que fará a captação de imóveis.

A partir do momento em que ele faz a captação e acabam as argumentações, ele pode utilizar a inteligência de mercado, nesse aspecto, como argumento. Afinal, são dados verídicos que fazem parte do dia a dia dos clientes inGaia e que podem ser acessados de maneira rápida, prática e automática.

Como a inteligência de mercado gera assertividade às propostas?

Outro ponto interessante é no caso, por exemplo, de um profissional que não conhece muito bem a região em que o imóvel está situado. Digamos que seja um imóvel localizado no litoral, mas o corretor não conhece a média de valor na cidade. Por meio da inteligência de mercado, ele obterá as informações necessárias e poderá atender seu cliente com mais eficiência.

Mais uma situação útil é no caso do profissional que precisa se mudar de cidade, por exemplo. Ele terá acesso ao mercado na nova localidade por meio do sistema. O banco de dados servirá como base para que ele se atualize a respeito de uma região que ainda não conhece. Ou seja, a inteligência de mercado ajudará a imobiliária a explorar novos mercados.

Isso significa que a imobiliária ganha vantagem competitiva e não precisa se limitar a trabalhar em uma única cidade, já que as informações do sistema inGaia Imob permitirão que ela se aventure em outras regiões, possibilitando até mesmo abrir filiais.

Que tipo de dados a inteligência de mercado apresenta?

Sempre por meio de gráficos de fácil entendimento e visualização, a ferramenta mostrará informações como:

  • preço médio do anúncio;
  • preço médio de fechamento;
  • ofertas por bairro;
  • fechamentos por bairro;
  • preço médio do condomínio;
  • preço do metro quadrado.

Com base no perfil de interesse do cliente e no perfil de imóvel, é possível definir estratégias usando também os valores que as pessoas estão pagando e quanto elas estão interessadas em investir.

Como a segurança da origem das informações é garantida?

É importante destacar que a ferramenta de inteligência de mercado imobiliário do inGaia Imob não fere nenhuma informação sigilosa dos clientes. Os dados apresentados pelo sistema são de cunho estatístico e anônimo. Ou seja, o nome do proprietário ou informações do tipo não são disponibilizadas.

A inGaia tem o compromisso de garantir a segurança e a confiabilidade dos dados fornecidos. O que é usado para alimentar o banco de dados de inteligência de mercado são as informações que já estão anunciadas nos sites das imobiliárias. O que o software faz é compilar tudo isso de maneira fácil, organizada e automatizada.

O que é preciso para realizar uma análise completa do mercado imobiliário?

Agora que você sabe como o software inGaia Imob colabora para que a empresa tenha conhecimento e inteligência de mercado, mostraremos as melhores práticas para realizar uma análise completa sobre o segmento.

Conheça o funil de vendas

Como gestor e responsável pela imobiliária, é imprescindível que você entenda qual é o volume de oportunidades que passa por sua empresa e como está a eficiência de sua equipe de corretores na conversão de negócios.

Dominar as informações obtidas no funil de vendas não é um mero capricho, mas, sim, uma forma extremamente útil de saber os pontos fortes e fracos da imobiliária.

Um exemplo básico disso é o caso de imobiliárias consolidadas no setor e que não costumam ter problemas com a falta de atração de leads e atendimento, por exemplo, mas que têm problemas na hora de converter os leads em negócios.

Ou, ainda, imobiliárias menores ou novas que precisam realizar um esforço mais brusco na prospecção e no marketing para atrair mais leads, mas que, por outro lado, têm um volume de leads inferior e uma equipe menor de corretores, o que faz com que a taxa de conversão final seja superior.

Domine a sua região

Em quais bairros ou regiões sua imobiliária tem uma performance mais satisfatória? É importante fazer uma análise tanto no volume de vendas quanto no valor delas.

Entender cada um desses aspectos pode ser um grande trunfo no momento de orientar os captadores de imóveis e o time de marketing, para que possam direcionar seus esforços com mais assertividade (priorizar onde há mais volume).

Saiba qual é o tipo de imóvel mais vendido

Se sua imobiliária trabalha com mercado avulso, é importante que ela entenda “um pouco sobre tudo”. Ou seja, apartamentos, casas, galpões, salas comerciais, flats etc.

Contudo, mais importante ainda do que isso, é saber com exatidão qual é o tipo de imóvel com mais saída em sua empresa, pois isso permitirá que você se especialize e priorize suas estratégias e investimentos no que realmente faz sentido.

Faça análises

Infelizmente, muitos gestores negligenciam essa métrica. Por isso, mostraremos como isso acontece. Mas primeiro, acompanhe o seguinte raciocínio, para que então você decida se essa métrica é aplicável em seu negócio.

  1. Sua carteira de imóveis é composta por propriedades com ou sem exclusividade?
  2. Você já notou a perda de uma venda quando tinha o imóvel na carteira, porém, na hora da visita, o interessado afirmou que outro corretor já havia lhe mostrado? Pouco tempo depois você soube que a venda foi concluída?
  3. Você trabalha com oportunidades que fogem bastante do valor praticado pelo mercado apenas porque os proprietários pediram os preços, mas, no fundo, sua equipe sabe que os imóveis não serão vendidos por esse valor?
  4. Após alguns meses, o imóvel fora de preço não é vendido e o proprietário ainda passa a considerar sua equipe incompetente?
  5. Mesmo após o proprietário levar seu imóvel para outra imobiliária, a propriedade continua sem vender?
  6. Você seria capaz de separar os imóveis que realmente apresentam oportunidades de negócios dos que estão fora do preço de mercado?

Se você respondeu SIM para as perguntas 2 e 4 e NÃO para a pergunta 6, certamente este é o momento de começar a reconsiderar as suas estratégias, pois estamos passando por um período delicado no qual o mercado está muito acirrado e a agilidade é um fator fundamental para focar em oportunidades reais.

O que costuma acontecer é que muitos profissionais de imobiliárias não têm conseguido focar seus esforços no que realmente é importante e acabam tratando todos os imóveis da mesma forma, o que acaba resultando em um baixo índice de conversão.

Sem dúvida, é apenas uma das inúmeras questões que a inteligência de mercado imobiliário pode ajudar a solucionar.

Por que realizar uma pesquisa de mercado de forma automatizada?

Separamos alguns pontos importantes a serem considerados na hora de tomar a decisão de utilizar uma das soluções tecnológicas da inGaia para realizar uma pesquisa de mercado imobiliário.

Melhor perspectiva do amanhã

Conhecer o presente e ter uma visão ampla do mercado são as melhores maneiras de se preparar para o futuro. Ou seja, é possível se antecipar a tendências e comportamentos e, por consequência, conseguir os subsídios necessários para agir diante das mudanças mercadológicas.

Dessa forma, em vez de somente reagir, os gestores da imobiliária passam a poder contar com dados mais precisos a fim de dar apoio à sua tomada de decisões.

Inovação e tecnologia ao negócio

A inteligência de mercado imobiliário é um terreno fértil para que se desenvolva a inteligência competitiva e ações inovadoras. Implementar conceitos de inovação imobiliária é uma maneira de permitir que a empresa centralize seus esforços para criar nichos de negócio e tendências em ascensão.

Desse modo, além de a imobiliária ter ótimos resultados com seus produtos, ela também se mostra capaz de atender às novas demandas e necessidades do consumidor moderno, gerando mais credibilidade.

Vantagem competitiva

Uma das melhores maneiras de estar sempre à frente do mercado é utilizar a Business Intelligence para analisar e compreender a concorrência. Certamente, é uma estratégia inteligente para conhecer a forma como seus concorrentes atuam e, com base nas informações obtidas, conseguir ótimos insights para criar táticas e ações para melhorar o desempenho.

Melhoria da perspectiva do consumidor

Um dos benefícios da inteligência mercadológica é que ela possibilita à marca identificar as necessidades de seus consumidores, suas principais reclamações aos concorrentes e quais pontos é possível melhorar para proporcionar um atendimento mais eficiente.

Dessa maneira, é possível desenvolver estratégias focadas na conquista de um público-alvo mais amplo e, é claro, na fidelização daqueles que já são clientes da imobiliária.

Como o inGaia Imob ajuda a gerar inteligência de mercado na imobiliária?

De forma simplificada e resumida, mostraremos agora alguns dos principais recursos que o inGaia Imob tem a oferecer e que contribuem diretamente com a geração de inteligência de mercado imobiliário:

  • gera relatórios de avaliação;
  • compara preços de anúncios e aponta valores médios de venda (baseados em dados reais do mercado);
  • é integrado a grandes portais imobiliários e incorporadoras por todo o país;
  • permite maior controle da origem de seus leads (o que possibilita maior conhecimento sobre o comportamento do seu consumidor).

Outro ponto que merece ser destacado é a ferramenta Radar de Parcerias. Separamos um tópico específico para falar sobre ela.

O que é o Radar de Parcerias?

O Radar de Parcerias é uma funcionalidade do inGaia Imob que faz o mapeamento e o cruzamento de informações de clientes com radar ligado, atualizados nos últimos 60 dias com perfil compatível a imóveis cadastrados ou atualizados nos últimos 7 dias, com foto e publicados na internet. Ou seja, os contatos e os imóveis desatualizados, que não estão tão “quentes”, ficam ocultos e apenas oportunidades reais de negócio são geradas automaticamente.

Como a ferramenta funciona?

O software permite que seja visualizado dentro da própria carteira da imobiliária se há algum imóvel que esteja de acordo com o perfil que esse comprador em potencial definiu. Além disso, ele filtrará as informações do imóvel e do perfil do cliente para encontrar o que é mais interessante para ele.

Por meio da própria ferramenta, é possível encaminhar por e-mail imóveis que atendam às especificações que o cliente definiu. Como esse imóvel integra a carteira da imobiliária, é possível ter acesso a todo o tipo de informações, como fotos e detalhes da propriedade.

Qual é o seu diferencial?

O grande diferencial está nos casos em que a imobiliária não possui nenhum imóvel de acordo com o perfil que o cliente deseja em sua própria carteira. O radar de parcerias permite a consulta por imóveis que estão disponíveis em toda a comunidade inGaia.

Isso significa que é possível acessar o imóvel e ver as informações mais importantes diretamente do sistema. Ainda que ele não faça parte da carteira da imobiliária, o inGaia Imob facilita a comunicação entre os profissionais, enviando uma mensagem automática para avisar que há um cliente interessado no imóvel de outra imobiliária.

Isso deve tornar a rotina de toda a equipe muito mais fácil e produtiva, além de promover uma cultura de parcerias entre as empresas do segmento, pois o recurso não permite que um profissional deixe de atender um cliente por falta de estoque. Caso outra imobiliária tenha um imóvel que se encaixa no perfil do cliente, a parceria pode ser iniciada na hora.

Como você pôde conferir no decorrer deste post, a inteligência de mercado imobiliário é um conceito amplo e um tanto complexo, mas indispensável para as imobiliárias atuais. Além de proporcionar conhecimento útil para melhorar os resultados, a Business Intelligence garante que a empresa trabalhe com dados precisos e atuais sobre o mercado.

Mostramos também algumas boas práticas para utilizar a inteligência de mercado imobiliário para realizar análises importantes sobre os resultados da empresa e como as informações obtidas pelo inGaia Imob podem ser utilizadas a favor do sucesso da imobiliária.

Ainda existe alguma questão que você não entendeu sobre como a inteligência de mercado imobiliário pode melhorar os resultados de sua empresa? Quer saber mais sobre como o inGaia Imob pode ajudar? Então, solicite o contato de um de nossos consultores preenchendo o formulário abaixo e tire todas as suas dúvidas!


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