Mercado

Investidores estrangeiros: por que eles procuram imóveis no Brasil?

Investidores estrangeiros: por que eles procuram imóveis no Brasil?

Já há alguns anos, o número de investimentos estrangeiros no mercado imobiliário brasileiro vem aumentando consideravelmente. E essa tendência tem ganhado mais intensidade a cada dia. Só que, ao contrário do que muitos podem pensar, a maior entrada de capital estrangeiro no mercado de imóveis brasileiro não é nada gratuita. Na verdade, esses investimentos se baseiam em alguns fatores que tornam a iniciativa extremamente vantajosa. Quer entender que fatores são esses? Pois basta acompanhar nosso post!

Queda dos preços é fator relevante

Um aspecto que contribuiu significativamente para elevar a atratividade dos imóveis no Brasil aos olhos dos investidores estrangeiros foi a queda dos preços. Em crise desde 2015, a economia brasileira tem se deparado com problemas de diminuição do crédito e aumento da taxa de juros, condições que afetam diretamente o mercado imobiliário. Nesse cenário, muitos imóveis acabam parados simplesmente porque há menos compradores. Como resultado, os preços vêm caindo e se tornando mais atrativos para quem quer investir.

Desvalorização do real conta a favor dos investimentos

Outro fator que ajuda a atrair os investidores estrangeiros diz respeito à desvalorização do real em relação ao dólar. De acordo com o The Economist, a desvalorização da nossa moeda ultrapassou os 30% no último ano. Como resultado, os imóveis para compra ficaram mais baratos e mais acessíveis, consequentemente estimulando o investimento no país. Isso sem contar que a valorização de outras moedas estrangeiras também faz com que incorporadoras se abram ao mercado internacional em busca de queimar seus estoques, facilitando ainda mais esse tipo de investimento.

Dificuldades econômicas abrem caminho

Outra questão importante nesse contexto está relacionada às quebras de contrato. Muitas das pessoas que adquiriram imóveis na planta há 2 ou 3 anos, quando a situação da economia era mais favorável, têm revisto essa decisão por agora, devido à crise e à valorização do imóvel em relação ao início. Com o comprador sendo obrigado a desfazer o negócio, a incorporadora passa a ter um problema em mãos — afinal, tal imóvel já havia sido anunciado como vendido. Para tentar contornar a situação, muitas empresas passaram a oferecer descontos maiores. E é aí que investidores estrangeiros encontram uma boa oportunidade de alocação de recursos.

Possibilidade de diversificar a carteira é atrativa

Por si só, o investimento em imóveis já é uma ótima forma de diversificar a carteira. Imagine então fazer esse investimento em outro país! Assim, o poder de diversificação se torna ainda maior. Mas, na prática, um investidor norte-americano pode encontrar uma boa quantidade de empecilhos para investir em países da Europa, por exemplo. Por isso é que o mercado imobiliário brasileiro, principalmente o estabelecido em grandes capitais, é uma forma pra lá de atrativa de diversificação de investimentos.

Por tudo isso, o mercado imobiliário brasileiro vem se tornando mais e mais atrativo, o que faz com que o aporte de capital estrangeiro aumente proporcionalmente. Mas e você, o que pensa sobre a entrada cada vez mais intensa de investidores estrangeiros por aqui? Comente e compartilhe suas impressões conosco!

Agora que você já sabe porque, cade vez mais, investidores estrangeiros procuram imóveis no Brasil, aproveite para conhecer o melhor CRM imobiliário e site de imóveis do mercado, e fique a frente de seus concorrentes!

publicidade
Black Friday inGaia - R$ 1000,00 de desconto para ter o sistema imobiliário mais completo do mercado
Artigos relacionados
Compartilhe