Liderança

Liderar pelo exemplo: saiba por que isso é importante em uma empresa

Liderar pelo exemplo: saiba por que isso é importante em uma empresa

Não tem erro: uma gestão realmente eficiente depende da preparação dos líderes. Por isso, é essencial que os gestores desenvolvam uma série de habilidades específicas, como capacidade de planejamento, poder de decisão e conhecimento técnico. Ao mesmo tempo, a rotina junto à equipe demanda competências comportamentais voltadas a inteligência emocional, automotivação, empatia, humildade, resiliência e comprometimento. Conjugando tudo isso na medida certa, tem-se o perfil do líder perfeito, que lidera pelo exemplo.

Como o respeito e a admiração são conquistados por meio de posturas e atitudes diárias, essa é a maneira mais segura e eficaz de influenciar, orientar e motivar os profissionais. E é importante lembrar também que a liderança só acontece quando a gestão é humanizada, com foco no indivíduo. Por isso, é preciso considerar o ranking de prioridades dos colaboradores. Nesse cenário, questões como qualidade do clima organizacional, saúde e bem-estar passaram a fazer parte do cotidiano do líder contemporâneo.

Está precisando colocar essa teoria em prática na sua imobiliária? Então confira agora mesmo algumas dicas de como liderar pelo exemplo e garantir o engajamento de toda a equipe!

Mantenha a coerência e a ética

Coerência e ética são elementos simplesmente indispensáveis para uma gestão consistente. Para tanto, o líder deve manter o alinhamento entre ações, decisões e discursos, além de obedecer a todas as políticas e normas internas. Nesse mesmo quesito entram a meritocracia, a imparcialidade e a igualdade de direitos e oportunidades. Assim, é possível incentivar o time de corretores a assumir uma conduta semelhante.

Confie e delegue

Cabe ao líder conhecer cada membro de seu time, perceber talentos, vocações, preferências, ambições e, claro, limitações. Pode, assim, definir papéis e fortalecer a equipe, apostando no conceito de complementaridade. Desse modo, a delegação se torna mais efetiva e o líder consegue formar um equipe de alto desempenho, consequentemente se livrando do nada benéfico microgerenciamento.

Adote uma atitude positiva

A atitude positiva envolve um conjunto de comportamentos que favorece a construção de relacionamentos produtivos e garante um ambiente de trabalho mais equilibrado. Otimismo, entusiasmo, empenho, energia, bom humor, gentileza e poder de superação são alguns dos pontos a serem trabalhados pelo líder.

Esteja presente

Para liderar pelo exemplo, é essencial estar presente no dia a dia do grupo. A participação, a colaboração e o diálogo contribuem para a formação de um clima organizacional mais saudável. E essa é uma excelente maneira de estreitar laços e construir um time de corretores cada vez mais forte.

Assuma responsabilidades e admita erros

Muitas vezes, a liderança pode ser bastante solitária. Afinal de contas, nos momentos críticos, é preciso assumir as devidas responsabilidades e admitir os próprios erros. Nesse âmbito, a coragem, o dinamismo, a perseverança e a franqueza se mostram como características marcantes do líder de sucesso.

Resolva problemas

O líder também precisa evitar ao máximo a procrastinação. Ele, mais que ninguém, deve atuar rapidamente na solução de qualquer que se seja o problema, de modo a minimizar os impactos negativos — seja nos resultados gerais ou nos índices de motivação da equipe. Proatividade, dedicação e criatividade devem ser demonstradas constantemente.

Invista no aprendizado contínuo

O conhecimento sempre traz a segurança necessária para a tomada de decisões, simultaneamente favorecendo o aperfeiçoamento de diversas habilidades. Que tal investir em cursos de atualização, especialização, graduação ou pós-graduação? A pesquisa e a leitura sobre temas relevantes ao negócio também são muito importantes. E vale a pena compartilhar essas informações com o time de corretores! O líder pode distribuir notícias, matérias, e-books, vídeos e palestras, incentivando o desenvolvimento dos demais.

É preciso salientar que, para liderar pelo exemplo, é preciso uma mudança definitiva de comportamento, já que iniciativas pontuais não são suficientes para gerar confiança e engajamento. Assim, o líder deve buscar uma transformação mais profunda. Para isso, o autoconhecimento e a disciplina são fundamentais.

Além de todas essas dicas de como ser um líder pelo exemplo, é importante também que sua equipe tenha boas condições e ferramentas de trabalho como o inGaia Imob, plataforma de negócios completa para imobiliárias com software, site e vários serviços exclusivos.

Quer saber mais sobre gestão aplicada ao mercado imobiliário? Então assine já a nossa newsletter e fique por dentro das novidades do segmento!

publicidade
Artigos relacionados
Compartilhe