Locação

Locação de imóveis: qual é o perfil dos clientes que mais alugaram em 2015?

Locação de imóveis: qual é o perfil dos clientes que mais alugaram em 2015?

Com a crise econômica, o mercado imobiliário deu uma boa desacelerada nas vendas de imóveis. Por outro lado, a procura pela locação aumentou bastante, tendo inclusive superado as intenções de compra. Mas quem foi que alugou tanto assim? Qual é o perfil dessas pessoas que escolheram a locação de imóveis? Pois é o que você vai descobrir agora, com este post. Então acompanhe!

Classe

Em 2015, praticamente todas as classes sentiram na pele o aumento da inflação e da taxa de juros em geral. Com isso, a procura pelo aluguel como forma de moradia foi às alturas. Um levantamento mostra que, de modo geral, 88% de quem alugou imóveis nesse período pertence às classes B e C, historicamente as mais afetadas pela dificuldade de crédito. Logo atrás vem a classe A, que normalmente fica com a fatia do mercado de luxo. Por último no ranking, surge a classe D.

Tipo

Casas unitárias e apartamentos tipo padrão são os imóveis mais procurados por quem deseja alugar, uma vez que unem conveniência a preço moderado. Quanto ao tamanho, as preferências variam levemente, de acordo com a região. No Sudeste, por exemplo, 50% das pessoas que alugaram imóveis preferiram opções entre 50 e 100 metros quadrados. Enquanto isso, no Nordeste, essa mesma metragem chamou 54% dos inquilinos. No Sul, por outro lado, a maioria prefere imóveis com até 50 metros quadrados. A quantidade dos quartos também oscilou. Ao menos 42% dos sulistas desejam um imóvel de 2 quartos, enquanto 43% dos moradores do Sudeste e 40% do Nordeste desejam um imóvel com 3 quartos.

Localização

Outro ponto importante diz respeito à localização dos imóveis. Ao mesmo tempo em que boa parte desses novos inquilinos optaram por bairros mais próximos do trabalho, a fim de vencerem o trânsito caótico da maioria das cidades, houve quem deu preferência a bairros mais seguros, que ofereçam uma maior qualidade de vida. Acessibilidade e boa estrutura também contaram a favor. No caso específico de quem procurou por apartamentos, foi comum a busca por prédios com condomínios com estruturas mais robustas.

Preço

Todos esses fatores (e muitos outros) influenciam o preço de maneira geral. E as dificuldades econômicas de 2015 também influenciaram nesse quesito. Com tudo isso na balança, a preferência dos novos inquilinos ficou entre mil e 2 mil reais. De maneira geral, quase metade dos imóveis ficou mesmo nessa faixa de preço, especialmente devido ao aumento da oferta.

Como você pôde ver aqui, as classes B e C foram as que mais procuraram imóveis para alugar em 2015, seja com 2 ou 3 quartos. A preferência pelo tamanho dos imóveis se concentrou na faixa dos 50 a 100 metros quadrados, enquanto o aluguel ficou entre mil e 2 mil reais, em bairros mais seguros e mais próximos do trabalho. Tudo isso acabou montando uma nova configuração de interessados no mercado de locação.

E então, esses dados bateram com os da sua imobiliária? Quer entender mais sobre esse fenômeno? Então aproveite para descobrir por que os brasileiros têm preferido a locação!

Aproveite também para conhecer o inGaia Locação e ganhe muito mais produtividade ao gerenciar seus contratos de locação, reduzindo a inadimplência como nosso sistema de gestão.

publicidade
Administração de Locações e Financeiro Completo - inGaia Locação
Artigos relacionados
Compartilhe