Marketing

Depositphotos_103481700_l-2015.jpg.jpeg

Marketing para WhatsApp: 7 estratégias que nenhum corretor deve usar

O WhatsApp tem demonstrado ser uma excelente ferramenta de marketing para corretores e imobiliárias, facilitando bastante a comunicação com leads e clientes. Agilidade, economia e objetividade são algumas das características que fazem desse aplicativo um grande sucesso. Mas também existem as más práticas, que acabam comprometendo sua imagem profissional. Não quer correr o risco de errar? Então confira agora mesmo algumas estratégias que nenhum corretor deve usar ao fazer marketing para WhatsApp!

Envio de spam

Pode parecer uma mensagem inofensiva, mas quando você começa a enviar propagandas pelo WhatsApp sem ter obtido o consentimento do lead ou cliente, está praticando spam! O que acha de, em vez de enviar mensagens aleatórias, personalizar o contato, entender o que seu potencial cliente deseja para, só então, oferecer opções? Bem melhor, não concorda? Mas atenção: não envie nada antes de perguntar se é possível manter contato via WhatsApp, combinado?

Inclusão em grupos

Outra estratégia de marketing para WhatsApp que não deve ser praticada é inserir seus leads e clientes em grupos sem seu consentimento. Você só deve incluir contatos em um grupo de WhatsApp caso demonstrem interesse e expressamente autorizem a inserção na lista. Com um grupo já montado, uma boa maneira de saber se os assuntos que você compartilha por lá são interessantes é verificar a taxa de saídas!

Mensagens diárias

O envio de mensagens por WhatsApp deve ser planejado, ter um objetivo e respeitar seu ciclo de vendas — que, no caso do mercado imobiliário, é longo. Entenda desde já que enviar várias mensagens no mesmo dia ou mesmo uma mensagem todos os dias não vai fazer com que seu lead tome a decisão mais rápido. Na verdade, só vai deixá-lo incomodado com sua insistência! Envie uma mensagem, espere para ver se o cliente visualizou e dê um tempo para que ele possa pensar e responder em seu próprio tempo. Se não houver retorno, entenda como sinal e tente outra forma de contato, como um e-mail ou um telefonema.

Textos muito longos

Por mais que o WhatsApp permita o envio de mensagens longas, evite ser prolixo! Vá direto ao ponto, seja claro e objetivo. Deixe os detalhes para tratar pessoalmente ou para enviar por e-mail, que é uma ferramenta que enseja esse aprofundamento. Ser sucinto mostra que você está apenas querendo ajudar e não resolver todos os pormenores via mensagens para economizar em ligações!

Áudios intermináveis

E pior ainda que mensagens longas são os áudios intermináveis. Em vez de gravar uma mensagem de voz enorme, prefira ligar para seu cliente no momento mais oportuno e conversar com ele! Além de os áudios demorarem a carregar, ao final, é bem possível que o cliente nem se lembre do primeiro assunto para poder dar uma resposta.

Assuntos diversos

Use o WhatsApp para informar, dar e receber feedback. O envio de assuntos diversos (como piadinhas, mensagens de bom dia, vídeos e outros temas não relacionados a imóveis) podem deixar seus clientes incomodados, levando-os a interromper o relacionamento com você.

Exclusividade do app

A ferramenta é ótima, mas você não deve deixar de manter contato por outros canais — como o e-mail marketing e as redes sociais, por exemplo. A integração entre esses meios é o que dá sustento à sua estratégia de marketing e aproxima as pessoas, fazendo com que se lembrem de você com frequência, sempre com uma percepção positiva.

Sendo assim, invista em softwares para corretores com aplicativo, como o inGaia Corretor, e gerencie seus clientes de qualquer lugar, divulgue seus imóveis e tenha acesso a um milhão de novas oportunidades de fazer mais negócios e ganhar mais dinheiro.

Agora que você sabe o que não deve fazer no marketing para WhatsApp, saberia listar algumas melhores práticas para essa ferramenta? Como você tira o melhor proveito desse recurso? Deixe suas sugestões aqui nos comentários!

publicidade

Compartilhe