Marketing

Marketing segmentation, target audience, customers care, customer relationship management (CRM) and team building concepts.

Segmentação de público-alvo: como ela pode ajudar a vender mais?

Para aumentar as vendas de seu negócio é fundamental trabalhar com uma boa segmentação de público-alvo. A estratégia permite que você otimize seus investimentos e garanta melhores chances de fechar negócios. Imobiliárias e corretores de imóveis, por exemplo, deveriam focar seus esforços de acordo com a harmonização entre o perfil de cliente e cada tipo de imóvel.

Um novo empreendimento mais voltado para lazer e descanso certamente terá como público-alvo aquelas famílias que possuam casa própria e uma renda familiar relativamente cara. Mas se o empreendimento se tratar de um condomínio residencial, seu target poderá ser composto por grupos de recém-casados ou mesmo famílias que ainda morem de aluguel.

É claro que essas demarcações e recortes poderão ser ainda mais específicos. Entenda melhor porque a segmentação de público-alvo é tão importante para ajudar a vender mais e veja como colocá-la em prática:

Defina a segmentação de público-alvo

Já é visível que é preciso definir o seu público-alvo de acordo com o tipo de empreendimento ou negócio que você queira fechar. Essa definição aquecerá as vendas porque tal estratagema coloca todos os seus esforços sobre quem realmente possa se interessar por seus negócios.

Imagine-se na seguinte situação: você tem um apartamento pequeno e de apenas um quarto para alugar, o espaço é ideal para estudantes. Sem definir o seu público-alvo, você levará mais tempo para conseguir um inquilino. E isso acontece porque, em vez de divulgá-lo apenas para estudantes, você também divulgará para famílias ou mais pessoas que tenham outros gostos e demandas.

A segmentação de público-alvo deve acompanhar fatores como o perfil socioeconômico, idade, cultura, características profissionais e mais pontos relevantes para a melhor análise de perfil.

Faça uma pesquisa de mercado consistente

Uma maneira eficiente de fazer uma boa segmentação é com o uso da pesquisa de mercado. Com ela você reunirá dados importantes. Como, por exemplo, o perfil de pessoas que residem em uma determinada cidade e região. Aproveite esses dados, a fim de apreender qual é o tipo de serviço deverá ser divulgado naquela região.

A demarcação geográfica para sua atuação é uma ótima forma de trabalhar. Porém, lembre-se de levar em consideração que, apesar de viver no mesmo lugar, as pessoas podem ter hábitos e costumes muito diferentes. Com isso, a forma de atingi-los pode ser igualmente diversa.

Use a pesquisa de mercado de modo a traçar um perfil e também para elaborar boas táticas de mercado. Ao empregar o marketing digital a seu favor, poderá elaborar diferentes campanhas a fim de atingir distintas pessoas.

Se for necessário, crie perfis dentro da sua própria segmentação para aumentar os resultados.

Use CRM para uma boa gestão de dados

A segmentação de público-alvo aumenta suas chances de conquistar leads, isto é, os clientes em potencial. Suas estratégias poderão provocar uma lista enorme de contatos e para que elas realmente nutram melhores efeitos, será essencial gerenciar aqueles dados de contato.

Usar um sistema CRM (Customer Relationship Management) será fundamental para administrar tantas informações. Afinal, com uma boa segmentação de público-alvo, você conseguirá ter milhares de clientes interessados no que você tem a ofertar. Saber como cuidar de seus contatos e qual mensagem enviar na hora certa para cada qual possibilita impulsionar as vendas no mercado imobiliário consideravelmente.

inGaia Imob poderá te auxiliar em muito neste quesito, pois com ele você consegue realizar todas essas tarefas, além de gerenciar seus clientes de qualquer lugar, divulgar seus imóveis e ter acesso a um milhão de novas oportunidades de fazer mais negócios e ganhar mais dinheiro.

Ainda na dúvida acerca de que a segmentação de público-alvo renderá bons frutos? Pois experimente colocar essa estratégia em prática o quanto antes. E se quiser otimizar ainda mais os resultados, leve em consideração esses 6 itens mais valorizados pelos clientes na locação de imóveis.

publicidade

Compartilhe