Mercado

Futuro do setor imobiliário: como atender bem aos idosos?

Futuro do setor imobiliário: como atender bem aos idosos?

Não é segredo que o número de idosos no Brasil está se tornando cada vez mais elevado, certo? Mas será que você tem real noção desse aumento? Sabia que, até 2060, a previsão é de que a população com mais de 65 anos praticamente quadruplique? E esse número nada modesto indica que o público da terceira idade terá representatividade cada vez mais significativa em todos os segmentos. E é claro que o mercado imobiliário não ficaria de fora! Melhor já começar a entender como você pode atender melhor aos idosos para se preparar para o futuro do setor imobiliário, não concorda? Então fique de olho!

O preparo

Diante dessa perspectiva, tanto os profissionais que atuam no mercado imobiliário como os empreendedores do segmento precisam se adequar desde já, a fim de acompanharem passo a passo a tendência de envelhecimento da população. Afinal de contas, estamos falando de pessoas que têm características e necessidades bastante peculiares e que, além de um atendimento específico, exigem imóveis adequados ao seus perfis.

O atendimento

Como resultado da própria experiência adquirida ao longo da vida, hoje em dia já são muitos os idosos que têm ótima capacidade de percepção quanto à qualidade de um negócio e de um imóvel. E considerando que os idosos do futuro terão uma experiência ainda mais acentuada, por terem vivido em uma época de informação farta, é de se esperar que eles apresentem uma elevação no nível de conhecimento, o que significa também que serão consumidores mais exigentes.

Assim, o corretor de imóveis que pretende atendê-los deverá não só ter pleno conhecimento de mercado, com capacidade para ponderar sobre questões construtivas e financeiras, bem como sobre aspectos relacionadas à localização, como também ter a habilidade para se adiantar no fornecimento de informações úteis e opiniões bem embasadas, que possam passar segurança para esse perfil de cliente.

Por outro lado, uma característica que costuma surgir com a idade é a dificuldade de assimilação de detalhes técnicos, o que exige do corretor a máxima humanização do atendimento. Afinal, as informações relativas ao imóvel, às condições de pagamento, aos aspectos contratuais e de documentação, entre tantas outras, deverão ser transmitidas de maneira didática e atenciosa, o que precisa ser feito com tato e paciência, sem que a pessoa sinta que está sendo tratada de forma diferenciada.

O imóvel

É preciso considerar que a idade naturalmente atua sobre o organismo, impondo às pessoas limitações e dificuldades no cotidiano. Ainda que a velhice não represente uma deficiência e, na verdade, seja apenas uma etapa natural da vida, os imóveis que se destinam aos idosos precisam estar preparados para receber esse tipo de morador. E isso exigirá uma dedicação especial na escolha do imóvel perfeito para seu cliente.

Portanto, o ideal é que as casas e os apartamentos tenham um único nível, sem escadas. Seguindo a mesma lógica, no caso de edifícios, o elevador é imprescindível. No interior da moradia, como também nas áreas externas, os pisos antiderrapantes garantirão a segurança no deslocamento. E considerando que a idade costuma comprometer a visão, a iluminação deve ser adequada em todo o imóvel, com atenção especial aos cômodos que oferecem riscos maiores — como cozinhas, corredores e banheiros.

Nos banheiros, aliás, o cuidado deve ser redobrado, uma vez que esse tende a ser o lugar de maior risco para um idoso. Portanto, além dos pisos antiderrapantes, o ambiente deve ser preparado com barras na área de banho e junto ao sanitário, permitindo que a pessoa se apoie quando necessário.

Por tudo isso e muito mais, se você pretende ter sucesso em um nicho do mercado imobiliário que promete crescimento contínuo nos próximos anos, comece a se preparar desde já. Essa qualificação certamente dará um ótimo retorno em termos profissionais, possibilitando também que você cumpra uma função social muito importante: permitir que os idosos encontrem o melhor imóvel para atender a suas necessidades.

Agora que você já sabe como se preparar para atender aos idosos no setor imobiliário, aproveite para conhecer o inGaia Imob e tenha em suas mãos o melhor CRM imobiliário e faça a gestão de seus clientes de qualquer dispositivo, divulgue imóveis nos portais e chat em tempo real com 30.000 corretores parcerias.

E então, tem alguma consideração a fazer sobre como o setor imobiliário deve se preparar para atender esse segmento? Comente aqui e compartilhe sua opinião conosco! Participe!

publicidade
Black Friday inGaia - R$ 1000,00 de desconto para ter o sistema imobiliário mais completo do mercado
Artigos relacionados
Compartilhe