Marketing

Mídias sociais para mercado imobiliário: vale a pena investir?

Mídias sociais para mercado imobiliário: vale a pena investir?

Você sabia que a maioria das incorporadoras tem uma página em uma ou mais mídias sociais e que as buscas por imóveis, que antes eram feitas por meio de sites de imobiliárias e catálogos, agora estão partindo para esse mesmo tipo de plataforma? Essa mudança de comportamento do mercado imobiliário tem tudo a ver com as facilidades que as mídias sociais trazem para interagir com o público, cada vez mais ávido por investir em imóveis residenciais ou comerciais. Mas será que vale mesmo a pena investir em mídias sociais no mercado imobiliário? Pois é o que você vai descobrir agora!

O consumidor está on-line e ativo

46% da população mundial usa a internet e 31% usa mídias sociais. Somando, são mais de 2 bilhões de pessoas ativas em plataformas como Facebook, Twitter, Instagram, WhatsApp, Messenger, Pinterest, Snapchat e por aí vai. E o Brasil consegue ser o país campeão em quantidade de horas dedicadas à internet, passando mais de 5 horas por dia on-line — de acordo com o relatório We Are Social, de 2016.

E esses dados só confirmam uma desconfiança geral: o mundo está on-line. Assim, se você quer vender mais, precisa estar também. Mas mais do que ter um perfil ou uma página no Facebook, você precisa estar ativo, dialogar com as pessoas, mostrar do que é capaz e como pode ajudar os consumidores a escolherem o melhor imóvel.

A proximidade faz toda a diferença

Uma das principais melhorias que as mídias sociais trouxeram para o mundo do marketing imobiliário foi a proximidade, a possibilidade de interagir com os usuários de uma forma mais descontraída. Com isso, em vez de abordar um potencial cliente com um e-mail formal, começando com “prezado senhor”, você pode abrir uma caixa de diálogo e dizer “olá, eu sou Fulano, corretor de imóveis…”. Bem mais amigável, não concorda?

E essa proximidade só é conquistada por meio de ferramentas dinâmicas como as redes sociais. De fato, os contatos informais muitas vezes são bem mais frutíferos que aquela abordagem invasiva, que fica o tempo todo ao telefone tentando prospectar clientes, ou aquela inerte, que espera o dia todo que o telefone toque com um interessado do outro lado da linha. No caso das mídias sociais, ambos os lados têm maior liberdade de expressão.

O ciclo vendas pode ser encurtado

A jornada do consumidor no mercado imobiliário tende a ser mais longa em virtude da importância da decisão a ser tomada. Afinal, comprar ou alugar um imóvel é um compromisso de longo prazo, que demanda altos investimentos por parte do consumidor. Mas sabia que, com a ajuda das mídias sociais, você pode encurtar esse caminho?

Ao invés de ficar marcando diversas visitas com o mesmo cliente até que ele selecione um imóvel (ou não), você pode disponibilizar vídeos em mídias sociais como YouTube, Vimeo, Facebook, Instagram e Periscope, proporcionando a eles um tour virtual pelos imóveis disponíveis. Com base nas impressões do cliente, ele pode escolher seus preferidos para visitar, poupando tempo e reduzindo a espera até a assinatura do contrato.

As redes permitem que conheça o cliente

Ao mesmo tempo em que você se comunica com sua audiência nas mídias sociais, ainda pode conhecer melhor o perfil dos seus potenciais clientes, descobrindo que tipo de imóvel eles estão buscando, qual a faixa de preço ideal e a região geográfica preferida.

Use uma ferramenta de análise web para captar as palavras-chave mencionadas por seu público-alvo e extraia daí insights importantes para tornar sua estratégia de vendas ainda mais potente. Quanto mais profunda for sua análise, mais informações você terá à disposição para negociar com seus leads e clientes, melhorando sua performance como corretor de imóveis.

A verdade é que o mercado imobiliário está cheio de oportunidades. Você só precisa encontrá-las! Comece pelas mídias sociais e avance aos poucos em suas estratégias! Para isso, é só assinar a nossa newsletter e ficar atento aos novos conteúdos!

Aproveite para conhecer o inGaia Imob e tenha toda a mobilidade de um software imobiliário na palma da sua mão! Com ele, você faz a gestão de clientes e imóveis, além de acompanhar a performance de sua imobiliária de qualquer lugar e de qualquer dispositivo.

publicidade
Black Friday inGaia - R$ 1000,00 de desconto para ter o sistema imobiliário mais completo do mercado
Artigos relacionados
Compartilhe