Liderança

Mulheres no mercado imobiliário: entenda por que elas vendem mais

Mulheres no mercado imobiliário: entenda por que elas vendem mais

Assim como em quase todas as áreas de atuação, é visível o aumento do número de mulheres no mercado imobiliário. A popularização dessa profissão entre o sexo feminino vem acompanhada de outro fator importante: o sucesso.

As mulheres têm mostrado ótimo desempenho e ganhando destaque entre corretores. O segredo? Além de disciplina, empenho e dedicação individuais, algumas características que são culturalmente desenvolvidas pelas mulheres ajudam nesse processo.

Continue a leitura e entenda um pouco mais da razão do sucesso das mulheres no mercado imobiliário. Confira!

Participação das mulheres no mercado imobiliário

Até 1958, somente homens podiam trabalhar como corretor de imóveis. A abertura do mercado imobiliário permitiu que as mulheres mostrassem todo o seu talento e capacidade no exercício dessa profissão.

Segundo pesquisa do COFECI (Conselho Federal de Corretores de Imóveis), a participação feminina cresceu 144% na última década. Isso representa mais de 30% do número de profissionais legalmente registrados.

Apesar do preconceito, que ainda teima em aparecer, as mulheres vêm mostrando que o espaço conquistado no mercado imobiliário é mais do que merecido. Alguns pontos ainda merecem atenção, mas o cenário está cada vez mais favorável para a atuação feminina.

Busca por profissionalização

Um ponto importante do desempenho de qualquer pessoa que queira ser corretor de imóveis é a busca por profissionalização. Nesse ponto, as mulheres costumam levar vantagem porque, normalmente, são mais abertas à ideia de uma formação acadêmica para investir na carreira imobiliária.

Para obter registro como corretor, é necessário ter um dos seguintes cursos:

  • TTI (Técnico de Transações Imobiliárias);
  • Curso Superior de Tecnologia em Negócios Imobiliários;
  • Curso Superior de Gestão em Negócios Imobiliários;
  • Pós-graduação em Negócios Imobiliários.

Essa é a formação básica, mas não deve ser a única. Um dos maiores erros que um corretor pode cometer é deixar de buscar atualização profissional. Com um mercado tão dinâmico e uma tecnologia que avança quase que diariamente, quem fica parado perde espaço.

As mulheres têm se mostrado consumidoras ávidas das tecnologias que facilitam o exercício da profissão. Dos sistemas de gestão aos meios de comunicação, o público feminino se destaca por investir na melhoria da relação com os consumidores.

Características que dão destaque às mulheres

Além da busca por uma formação técnica e capacitação constante, as mulheres no mercado imobiliário costumam ter algumas vantagens comportamentais. Por questões culturais, o público feminino acaba desenvolvendo algumas habilidades que são deixadas de lado pelos homens.

Claro que isso não é uma regra. Cada ser humano é único, assim como suas qualidades e defeitos. Desse modo, fica fácil perceber que qualquer pessoa é capaz de desenvolver essas habilidades.

O diferencial é que as mulheres parecem levar certa vantagem em alguns pontos. Por isso, confira 5 características femininas para se inspirar:

1. Atenção extra aos detalhes

O sucesso na negociação de um imóvel está, muitas vezes, em pequenos pontos. A divisão da planta, a qualidade dos acabamentos, o estilo da construção.

Por terem um olho mais clínico para os detalhes, as mulheres conseguem perceber com facilidade essas características nos imóveis. Assim, elas são capazes de valorizar os pontos positivos com mais ênfase.

Essa mesma atenção permite que a corretora consiga antecipar os possíveis problemas que o cliente encontrará no imóvel, assim, ela é capaz de prever soluções para contorná-los.

2. Imaginação e criatividade

É justamente nesse momento que entra o segundo ponto: a capacidade criativa das mulheres. Como nenhum imóvel é perfeito, se, mesmo ao construir uma casa, o morador se depara com aspectos negativos, imagine na compra de uma residência pronta?

O sucesso das mulheres nesse aspecto está na capacidade de buscar soluções criativas para valorizar aquilo que o cliente não gosta. Sugerir uma reforma, um novo uso para o ambiente ou até alguns truques de decoração costumam dar pontos extras.

Com a ajuda do olhar aguçado da corretora, fica mais fácil para o cliente imaginar como o imóvel pode atender suas necessidades.

3. Compreensão do contexto

O terceiro ponto leva em consideração um aspecto mais subjetivo das relações com os clientes: a capacidade de enxergar a dinâmica pessoal.

Cada cliente que chega a uma corretora traz consigo uma série de necessidades que precisam ser atendidas pelo imóvel. Nem sempre esses pontos são concretos e tangíveis. Algumas questões, como conforto e bem-estar não podem ser medidas com uma trena.

Por isso, as mulheres no mercado imobiliário levam vantagem ao perceberem, com mais facilidade, o que os clientes precisam e qual imóvel vai desempenhar essa função.

4. Habilidades de negociação

A criatividade, sensibilidade e empatia femininas também colaboram para melhorar as habilidades de negociação. Afinal, de nada adianta saber identificar o imóvel certo para cada cliente se não houver sucesso no fechamento do negócio.

As mulheres ganham destaque na negociação porque, normalmente, têm mais jogo de cintura. O pensamento ágil e empático ajuda a contornar os empasses e buscar as melhores soluções.

Com essa atenção às suas necessidades, os clientes também ficam numa posição mais colaborativa, facilitando o processo como um todo.

5. Facilidade na comunicação

As mulheres são mundialmente conhecidas por sua capacidade comunicativa. Enquanto muitos ainda veem essa habilidade de forma pejorativa, elas estão dominando o mercado com seu uso.

A postura aberta, proativa e sincera com que as mulheres constroem as relações com os clientes facilita, e muito, a comunicação. Quanto mais claras forem as trocas de informações, maiores serão as chances de sucesso.

Outro ponto importante é a construção de networking. As redes sociais são uma ótima ferramenta para encontrar clientes, manter contato e agilizar o processo de negociação.

As mulheres costumam ter uma presença mais ativa nos meios digitais e isso pode ser uma grande vantagem. Além da relação direta com o cliente, a comunicação constante permite que elas estejam sempre por dentro do que acontece no mundo.

Conhecer e entender a realidade da comunidade e as mudanças do cenário são atitudes que só trazem benefícios para as mulheres no mercado imobiliário.

Por essas e outras características, as mulheres vêm ganhando cada vez mais destaque no mercado imobiliário. E esse sucesso não se restringe apenas ao trabalho como empregadas! Os hábitos empreendedores também estão no DNA feminino.

Seja do sexo masculino ou feminino, você pode se beneficiar dessas habilidades para melhorar seu desempenho como corretor. Aproveite também para alavancar a sua carreira com o inGaia Corretor e tenha a melhor tecnologia em software e sites imobiliários do mercado.

E, se você quer inspirar outras pessoas a seguirem o exemplo das mulheres no mercado imobiliário, compartilhe esse post com seus amigos nas redes sociais!

publicidade
Gestão Completa + Site para sua imobiliária :: inGaia Imob
Compartilhe