O guia da gestão de pessoas em imobiliárias

Lidar com clientes, proprietários e parceiros de negócios é rotina em uma imobiliária. São inúmeros os compromissos com o público externo, e a atenção é sempre desviada para atender as suas necessidades.

Equipe remando barco

Com uma clientela cada vez mais exigente, é claro que o modus operandi do escritório não poderia ser muito diferente, mas é importante tomar cuidado: embora seja importante cuidarmos do ambiente externo, nunca podemos perder o foco do ambiente interno.

Por que fazemos esse alerta? É simples: infelizmente, muitos escritórios acabam se esquecendo de dar atenção para aqueles que realmente trazem o retorno para o negócio — os corretores! Esse é o nosso público interno e, assim como procuramos a satisfação do público externo já mencionado por nós, também devemos ficar atentos para atender a demanda dos profissionais que colaboram diariamente para trazer resultados.

Com isso, podemos criar um ambiente mais produtivo, reduzir a rotatividade de pessoal e estimular a motivação dentro do escritório. Essa é a fórmula para criar uma equipe mais coesa, que realmente vista a camisa da empresa, ao contrário daquela típica equipe de imobiliária na qual cada corretor está preocupado única e exclusivamente com a sua meta pessoal. Assim, podemos estabelecer um padrão de qualidade dentro do escritório.

Esse assunto é muito importante e, justamente por isso, resolvemos elaborar um material especial sobre Gestão de pessoas: 5 estratégias para incorporar em sua imobiliária Gestão de pessoas: 5 estratégias para incorporar em sua imobiliária gestão de pessoas. Você vai conferir o significado desse tipo de ação em uma imobiliária e a importância de se buscar por certificações nesse mercado. Então, continue acompanhando para ficar por dentro de tudo o que você precisa saber sobre a gestão de pessoas em imobiliárias.

Metas! Metas! Corretores pensando em metas

O que a gestão
de pessoas significa para a sua imobiliária?

Movidos pelas gordas comissões, os corretores de imóveis não querem saber de mais nada a não ser concluir um negócio. Em alguns casos mais graves, é possível encontrarmos, inclusive, corretores que ignoram completamente qualquer tipo de código de conduta e de ética para atender os seus interesses.

Embora a ambição de conseguir resultados seja indispensável no mercado imobiliário, o fato é que não podemos possuir uma empresa na qual os profissionais vivem em ilhas. Afinal, a organização possui seus próprios valores e a sua visão de longo prazo.

Além disso, esse egocentrismo dos colaboradores pode afetar drasticamente a forma como o serviço é prestado. Em vez de seguirem os padrões de conduta da organização, por exemplo, os corretores simplesmente agem por conta própria.

Por isso, é muito importante realizarmos um bom processo seletivo e identificarmos com clareza o perfil de cada um dos corretores. Vamos conferir esses dois pontos logo a seguir?

Processo de contratação

Processo de contratação

Em primeiro lugar, é muito importante que o Como ter uma equipe de alto desempenho em sua imobiliária? Como ter uma equipe de alto desempenho em sua imobiliária? processo de contratação seja feito da maneira mais profissional possível e, para isso, precisamos contar com uma boa empresa de RH especializada em recrutamento. Isso porque, quando o assunto é a venda de imóveis, não estamos apenas procurando um vendedor comum. O corretor precisa lidar muito bem com o público, ser extremamente organizado e, é claro, conhecer a tecnologia e o mercado para facilitar o seu dia a dia.

Além disso, como vimos, é fundamental haver uma sinergia entre o perfil do corretor e a mentalidade da empresa, isto é, os valores e a visão de negócios planejados precisam estar em concordância com as próprias aspirações pessoais do profissional que será contratado. Afinal, os colaboradores são o verdadeiro rosto de uma organização, portanto, nada mais lógico do que representarem, de fato, o que a organização realmente é.

Corretor com imóvel nas costas

Perfil dos imóveis x perfil dos corretores

Esse é um outro ponto que deve ser tratado como prioridade em uma imobiliária. Além de possuir um perfil compatível com o escritório, é muito importante fazer uma avaliação entre os colaboradores já contratados para identificar a compatibilidade entre os seus perfis pessoais e os Entenda o novo perfil das moradias mais procuradas no mercado Entenda o novo perfil das moradias mais procuradas no mercadoimóveis da organização.

Para isso, além de fazer uma avaliação psicológica — algo que também deve ser feito por uma empresa de recrutamento especializada —, é preciso verificar os indicadores internos, principalmente o ticket médio e a taxa de conversão, para descobrir quais são os vendedores com o melhor desempenho em determinadas regiões ou tipos de imóveis. Assim, podemos certamente otimizar os nossos resultados.

Como ter uma equipe de corretores produtivos?

Agora que já falamos sobre a importância da gestão de pessoas em uma imobiliária, chegou o momento de passarmos algumas dicas para que o escritório Como ter uma equipe de alto desempenho em sua imobiliária? Como ter uma equipe de alto desempenho em sua imobiliária? aumente a produtividade dos profissionais. Com esse propósito, devemos unir não só técnicas destinadas especificamente para a melhoria da eficiência interna, mas também o uso da tecnologia como uma aliada no processo.

Além disso, a própria imobiliária também deve desenhar processos internos claros, evitando o excesso de burocracia e facilitando a compreensão para todos os colaboradores envolvidos. Ou seja, a responsabilidade da produção interna é compartilhada entre a organização e os próprios corretores de imóveis. Esse é um assunto que deve ser abordado com mais detalhes, por isso, separamos algumas dicas práticas logo abaixo. Confira!

Corretores produtivos
Pomodoro

Técnica do Pomodoro

Essa é uma técnica de gerenciamento do tempo criada em 1980. Pomodoro, em italiano, significa tomate, mas a técnica e o fruto guardam apenas o nome em comum. Seu criador, Francesco Cirillo, costumava usar um cronômetro de cozinha que tinha o formato de um tomate para gerenciar o tempo de acordo com certos preceitos.

Basicamente, a técnica consiste na divisão do tempo em fluxos de trabalho ou blocos, que tinham como objetivo melhorar a agilidade do cérebro e estimular o foco de quem a executar. Esses fluxos são conhecidos como pomodoros, possuindo 25 minutos cada. A cada pomodoro, 5 minutos de pausa devem ocorrer. Depois do quarto pomodoro, uma pausa maior, de 30 minutos, é extremamente necessária. Simples, não?

Calendário

Roteirização de visitas

Claro que, embora o pomodoro seja importante para auxiliar na realização de processos internos, o fato é que a vida do corretor acontece mais no ambiente externo. São as visitas que realmente movimentam a rotina do profissional da área.

Acontece que qualquer visita perdida ou atraso pode significar não só a perda de um negócio, mas também um cliente insatisfeito. Por isso, é fundamental ter cuidado para organizar ao máximo esse tipo de rotina.

A solução para isso é a Melhore o seu desempenho nas visitas de imóveis residenciais Melhore o seu desempenho nas visitas de imóveis residenciais roteirização de visitas. Basicamente, é preciso criar um dashboard (painel de controle) e organizar a agenda. Esse dashboard deve ser feito individualmente, mas é essencial que a própria organização tenha o controle dessas visitas. Para isso, a tecnologia é fundamental. Portanto, softwares e aplicativos para gerenciamento de atividades devem ser usados.

Foguete

Suporte da tecnologia

Como já vimos, a Como a tecnologia torna sua gestão imobiliária mais eficiente? Como a tecnologia torna sua gestão imobiliária mais eficiente? tecnologia certamente é uma poderosa aliada para organizar a casa. Além dos dashboards — que ajudam a gestão a gerir a rotina dos colaboradores —, são inúmeros os softwares e sistemas que podem ser implementados para garantir a produtividade da equipe.

Em primeiro lugar, nós temos o CRM imobiliário: 5 razões para investir em um CRM imobiliário: 5 razões para investir em um CRM (Customer Relationship Management), que ajuda os corretores a gerirem os dados do cliente. Assim, além de realizarem um atendimento personalizado e focado nas necessidades da clientela, também podem se organizar para priorizar tarefas mais importantes, entre outros pontos.

Além disso, podemos também optar por outros tipos de programas, como comunicadores internos, para reforçar a comunicação entre a gestão e os Corretor empreendedor: como um sistema imobiliário pode ajudar? Corretor empreendedor: como um sistema imobiliário pode ajudar? corretores . A preferência por sistemas como o inGaia Imob é nítida, pois, além de ajudar na parte operacional, ele também possui um SmartChat, usado para a comunicação entre corretores e imobiliárias. Desse modo, o gerenciamento de pessoas e de tarefas também é otimizado.

Kanban

Método Kanban

Vamos encerrar esse tópico com mais uma técnica interessante que pode ser implementada na imobiliária. Estamos falando do método japonês Kanban, relacionado à filosofia de produção just in time inaugurada pelo setor automotivo do país.

Basicamente, a ideia é separar tarefas pelo seu nível de progresso, isto é, “para executar”, “em andamento” e “concluídas”. Assim, é possível priorizar as tarefas por relevância e evitar aquela constante sensação de urgência no ambiente de trabalho.

Claro que, antes, esse método era praticado com o auxílio de gigantescos quadros, nos quais se escrevia, à mão, o progresso das tarefas. Hoje, no entanto, podemos contar com os softwares de dashboard, como já visto.

Afinal, o que as grandes imobiliárias fazem de diferente?

Qual é o segredo para atingir a excelência na área e melhorar a produção e a gestão de pessoas? É chegado o momento de explorar algumas das boas práticas do mercado imobiliário. É por meio dessa análise que podemos reproduzir e adaptar processos que dão certo para a nossa própria empresa.

Comunicação interna

Já mencionamos sobre esse assunto quando falamos sobre o suporte da tecnologia, mas vale a pena aprofundarmos mais. A comunicação interna é a base para garantir a coerência de toda a organização. Ao contrário do que muitos pensam, ela não está apenas associada à gestão de pessoas. Na verdade, ela é uma poderosa ferramenta para estimular a produtividade.

É justamente a comunicação que garante a sinergia do time e evita uma série de problemas internos, como o retrabalho e os ruídos de comunicação, que podem refletir diretamente na percepção do cliente a respeito do serviço prestado. É preciso contar não só com comunicadores internos, mas também estimular a comunicação entre o gestor e os corretores.

Incentivo à capacitação

Não, o corretor de imóveis não é apenas um vendedor. Em alguns casos mais específicos, é preciso, inclusive, que ele seja capaz de falar mais de um idioma. Além disso, ele precisa conhecer um mercado muito complexo, além de saber um pouco sobre a nossa legislação pátria. Essa é uma área que precisa de capacitação.

É muito importante que o escritório não perca esse foco na Companhia Imobiliária prioriza a capacitação para continuar crescendo Companhia Imobiliária prioriza a capacitação para continuar crescendo capacitação . Os profissionais qualificados podem ser o verdadeiro diferencial não só para os clientes que querem comprar, mas especialmente para os proprietários e para os parceiros de negócios, que estão mais interessados em um serviço de qualidade.

Plano de carreira

Por fim, se estamos falando sobre gestão de pessoas, é fundamental pensarmos na Saiba como trabalhar a motivação da sua equipe de vendas imobiliárias Saiba como trabalhar a motivação da sua equipe de vendas imobiliárias motivação dos colaboradores. Evidentemente, um dos maiores estímulos que o corretor possui nesse sentido são as próprias comissões, mas a imobiliária ainda pode fazer muito mais e garantir a permanência dos bons profissionais.

Estamos falando sobre os planos de carreira. É muito comum, em escritórios imobiliários, a escalação de gerentes para cuidar de determinado nicho de imóveis, que podem ser delimitados por região, perfil, entre outros. Esses gerentes cuidam de equipes especializadas e podem ganhar comissões baseadas nas vendas realizadas por outros corretores.

Essa figura, além de ser importante para reforçar o clima organizacional — afinal, lideranças podem estimular a produtividade e a proatividade em qualquer tipo de empresa —, também representa um potencial de crescimento para os profissionais da imobiliária.

Plano de carreira

Por que buscar certificações?

O corretor de imóveis precisa ser qualificado para atender esse mercado de alto nível, já que a compra de imóveis é uma questão delicada. É justamente por esse motivo que, ao usarem o inGaia Imob, nossos clientes também possuem acesso ao Cursos para corretores de imóveis com grandes ambições Cursos para corretores de imóveis com grandes ambições inGaia Campus — um ambiente virtual de aprendizagem, no qual é possível tirar certificação dos cursos oferecidos. Essa é uma excelente oportunidade não só para os corretores, mas também para a própria gestão do escritório.

Com os cursos, é possível aprender técnicas de avaliação de imóveis, estratégias de coaching, matemática financeira, entre muitas outras coisas. Com isso, podemos trabalhar para ter uma equipe de excelência, que realmente possa atender a “nata” do mercado. Esse certamente será o diferencial da sua imobiliária nessa área que a cada dia se torna mais competitiva.

Corretores em busca de certificação

Conclusão

Aprimorar a gestão de pessoas é uma prioridade em qualquer tipo de empresa e, apesar de a cultura do mercado imobiliário ser um pouco mais individualista, é fundamental que o escritório também participe da rotina dos colaboradores para garantir um melhor desempenho. Esse é o tipo de relacionamento ganha-ganha, afinal, o corretor aumenta as comissões, e o escritório, a sua lucratividade.

Preencha o formulário para continuar lendo a matéria