Liderança

O que é gestão de pessoas e como aplicá-la ao seu negócio?

O que é gestão de pessoas e como aplicá-la ao seu negócio?

Por mais que uma empresa seja composta por vários tipos de recurso, o mais importante sempre será a qualidade do pessoal que o gestor tem à sua disposição. Afinal, esse é o time que o auxiliará diariamente a superar os desafios empresariais e obter os melhores resultados! E já que os colaboradores são a força motriz da empresa, quem a impulsiona rumo ao alcance de suas metas, a gestão de pessoas surge como uma área estratégica indispensável para o êxito geral do negócio. Mas, de fato, o que é gestão de pessoas?

Basicamente, a gestão de pessoas corresponde a um conjunto de práticas que busca atrair, desenvolver, capacitar, motivar e reter os talentos de uma empresa. Tais práticas, contudo, devem ser sistematicamente realizadas, sempre com foco nas metas empresariais e na obtenção de um maior engajamento pela equipe aos objetivos da corporação, ao perfil e à cultura empresarial.

Considerando a relevância do tema para o sucesso de qualquer empreendimento, neste post vamos dar dicas sobre como aplicar a gestão de pessoas na sua imobiliária a fim de otimizar os trabalhos e efetivamente atingir os resultados almejados. Então confira!

Cuide do clima organizacional

O clima organizacional é o ambiente psicológico de uma imobiliária, o conjunto da interação de fatores internos — como ambiente físico, relações interpessoais, relacionamento entre líderes e subordinados, produtividade das equipes e assim por diante. O detalhe é que esse clima reflete diretamente na qualidade das tarefas ali desenvolvidas.

Por essas e outras, zelar pela salubridade dessa atmosfera é uma prática essencial para a obtenção de bons resultados. Imagine só: um ambiente pacífico e acolhedor, onde os corretores são solidários entre si e colaboram com os trabalhos da equipe, certamente é o cenário ideal para o desenvolvimento de importantes habilidades — como inovação, criatividade e proatividade.

Estabeleça uma liderança participativa

Não se engane: gerir pessoas não é uma tarefa simples. Na prática, a empreitada exige dos líderes bastante dedicação e comprometimento com seu papel de motivador e incentivador. E como um bom líder é aquele que consegue motivar pelo exemplo, o modelo de liderança participativa surge como uma excelente estratégia quando o assunto é gestão de pessoas. Melhor que dizer o que fazer é mostrar com se faz, não concorda?

Nesse contexto, o gestor deve procurar ter iniciativa e ser criativo para inovar perante as adversidades e os desafios, obviamente sem descuidar do tratamento adequado aos clientes e subordinados, exercitando o diálogo e a empatia com todos. Adotando um estilo de liderança pautado na proatividade, o alcance dos resultados almejados pela imobiliária é significativamente simplificado.

Determine metas desafiadoras

Poucas coisas conseguem motivar mais o ser humano que um bom desafio. Pensando nisso, o estabelecimento de metas audaciosas pode ser outra ótima estratégia para motivar seus corretores a se dedicarem ainda mais aos objetivos da imobiliária. Contudo, é importante deixar bastante claro que as metas devem ser factíveis. Objetivos muito difíceis ou mesmo inalcançáveis acabam frustrando os colaboradores e, assim, causando uma terrível sensação de incapacidade.

Por isso, na hora de estabelecer o plano empresarial, pondere sobre os recursos disponíveis — como tecnologia, número de funcionários e tempo hábil. Com isso, as metas cumprirão perfeitamente bem sua função motivacional, integrando a equipe de corretores em prol de um objetivo em comum: o sucesso da imobiliária.

Recompense os méritos

Recompensar a dedicação e o êxito (por menor que ele seja) dos trabalhos empreendidos pelos corretores é mais uma excelente estratégia para realizar a gestão de pessoas de forma assertiva.

Além de demonstrar que a empresa valoriza seus funcionários, o reconhecimento do esforço dos corretores cria um círculo virtuoso de dedicação e lealdade à imobiliária, servindo para aumentar o nível de satisfação no trabalho e a vontade de permanecer na equipe, reduzindo assim o índice de rotatividade dos funcionários.

É simples: contar com corretores e demais colaboradores realmente motivados e engajados aos objetivos da imobiliária é fundamental para o êxito do negócio. Por tudo isso (e muito mais) é que o empreendedor deve enxergar na sua equipe uma oportunidade única de crescimento, investindo na conquista e na fidelização dos talentos, que certamente contribuirão de forma decisiva para o sucesso geral.

Agora que você sabe direitinho o que é gestão de pessoas e como aplicá-la à sua imobiliária, o que acha de aprender como ter uma equipe de alto desempenho?

Aproveite também para conhecer o inGaia Imob e saiba como você pode realizar a gestão de clientes de qualquer dispositivo, divulgar imóveis nos melhores portais e fazer mais negócios em tempo real com mais de 30.000 corretores.

publicidade
Corretor de imóveis, tenha uma plataforma completa para seu sucesso.
Artigos relacionados
Compartilhe