Financeiro

O que é Home Equity?

O que é Home Equity?

O home equity é um empréstimo com garantia em imóvel, ou seja, uma linha de crédito que envolve uma garantia a mais para o pagamento, que é o imóvel. Mas quais são os benefícios e as desvantagens do home equity? Como e quando você, corretor, deve apresentar essa opção para o cliente?

Do ponto de vista do proprietário do imóvel, o home equity é válido quando é preciso levantar um capital; seja para quitar dívidas, investir em um negócio próprio ou até mesmo em uma franquia. Muitos clientes não têm ideia de que, talvez, a solução para uma guinada na vida está ali, debaixo do próprio teto.

É um bom negócio, pois, além de tudo, as taxas costumam ser muito favoráveis (a partir de 1,3% ao mês) e o prazo para quitar o empréstimo pode chegar a 20 anos.

Já sobre as vantagens do ponto de vista do corretor ou consultor imobiliário, vamos listar algumas bem interessantes. Confira!

Locação
Quem possui um ou mais imóveis locados, também pode pensar no home equity. Você, corretor, pode informar sobre a possibilidade aos clientes desavisados. Vale lembrar que o proprietário sai ganhando nessa negociação, pois pode quitar a parcela do empréstimo com o valor do aluguel do imóvel.

Solução
Em tempos de crise, com as vendas em queda, vale ficar atento ao home equity. Quando ele é feito, o cliente recebe o montante negociado antes de ter que se preocupar com a venda do imóvel. É dinheiro na mão do cliente para que ele possa resolver suas questões financeiras o mais rápido possível.

Porém, é importante ficar atento ao momento de vida e objetivo de cada cliente. Esse tipo de empréstimo faz sentido aos que querem empreender, realizar um novo sonho ou acabar de vez com dívidas com taxas maiores. Não são todos os perfis de proprietários que devem aderir, ok? Conheça o seu cliente antes de oferecer tal solução.

Quanto às preocupações, corretor, temos que ficar atentos às mesmas desvantagens de outros empréstimo, pois os trâmites não são tão simples quanto parecem. Informe seu cliente que só ter um imóvel não garante que o pedido seja aceito; o banco também faz uma avaliação de crédito, confirma se o imóvel está 100% regularizado, etc.

É importante também auxiliar seu cliente que os grandes bancos brasileiros já oferecem essa opção. Negocie com empresas sérias e competentes, assim você evita dores de cabeça para você e para o seu cliente.

publicidade
Black Friday inGaia - R$ 1000,00 de desconto para ter o sistema imobiliário mais completo do mercado
Artigos relacionados
Compartilhe