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O que é marketing de relacionamento e como se beneficiar dele?

O que é marketing de relacionamento e como se beneficiar dele?

A fidelização de clientes tem se tornado uma das estratégias mais eficazes de vendas para todos os segmentos de mercado. E essa tática é especialmente vantajosa para o setor imobiliário, que apresenta um ciclo de vendas longo e não tem tantos consumidores quanto, por exemplo, o varejo. Além do mais, como o investimento em um imóvel normalmente é bem alto, os clientes são proporcionalmente mais exigentes, demandando tratamento especial. E esse tratamento especial pode ser chamado de marketing de relacionamento, que tem como objetivo aproximar cliente e vendedor. Quer entender mais sobre o assunto? Então fique de olho:

Marketing de relacionamento

Quando se fala em marketing, em um primeiro momento pode parecer uma atividade ligada apenas a grandes empresas, não é verdade? Na prática, porém, até um corretor autônomo deve se preocupar em fazer seu marketing pessoal e o marketing de relacionamento para aumentar sua credibilidade e confiança junto aos clientes.

O marketing de relacionamento é um conjunto de estratégias de marketing e comunicação que tem como principal objetivo fazer com que os clientes se sintam bem atendidos e felizes a cada contato, com suas expectativas satisfeitas — ou até mesmo superadas. Acha que será difícil desenvolver um relacionamento assim com quem está em busca de um imóvel? Nada disso! Existem métodos bastante eficazes para se aproximar do seu público-alvo, transformando os clientes em verdadeiros defensores e disseminadores da sua marca!

Aplicação no mercado

Comece com um planejamento de marketing, centrando cada ação em seus clientes e não nos imóveis de seu portfólio. Monte o perfil do seu consumidor ideal, listando características que o ajudem a descobrir como se aproximar e deter a atenção dessa pessoa. Atributos como idade, renda e profissão podem ser complementados com critérios mais subjetivos, como sonhos, desejos e dificuldades. Em seguida, efetivamente trace seu plano de ação. Que ações realizar para captar a atenção dos potenciais clientes? O que fazer para manter o contato, criando uma relação de confiança? E depois, para conseguir fechar a compra? Como manter esse cliente fiel no pós-venda?

Com tudo isso no papel, chegou a hora de colocar seu plano de ação em funcionamento e monitorar de pertinho os resultados. Os potenciais clientes que você visita têm mantido contato? Qual a qualidade desse contato? As vendas aumentaram, as negociações estão evoluindo mais depressa? Acredite: prestar atenção a esses indicadores o ajudará a entender se está no caminho certo e o que é necessário para manter o relacionamento com essas pessoas.

Dicas para começar

Se você chegou até aqui e agora está quebrando a cabeça para pensar em que tipo de ações de marketing de relacionamento pode usar, fique calmo. Confira as ideias que trouxemos e comece com o pé direito!

  • Ofereça um bom atendimento: impressione seus potenciais clientes desde o primeiro momento, oferecendo mais que simplesmente uma lista de opções de imóveis, mas sim uma ajuda para que encontrem a opção perfeita;
  • Crie conteúdos explicativos: já que as pessoas precisam de informação para se sentirem seguras em relação à compra de um imóvel, forneça você mesmo dados e opiniões de outros compradores para ajudar seus potenciais clientes na jornada de compra;
  • Abra canais de comunicação: use a tecnologia a seu favor para estar disponível o máximo de tempo possível para seus clientes — e-mail, WhatsApp, telefone, Messenger, Facebook e Twitter são algumas opções para nunca ficar off-line;
  • Personalize o contato: se for enviar e-mail marketing para sua base de leads, lembre-se de que cada pessoa tem suas particularidades, seus imóveis e sistemas de pagamento preferidos, bem como sonhos, realidades e desejos distintos, sendo necessário, por isso, personalizar a comunicação, segmentando seus contatos de forma a conseguir enviar apenas mensagens direcionadas, que ajudem na decisão.

Lembre-se que não deve se limitar a ter apenas presença em redes sociais. É preciso atrair os seus leads para o seu site, onde estarão todas as informações dos seus imóveis. Para isso, invista em um software de gestão imobiliária de qualidade, como o inGaia Imob, onde além de contar com o melhor CRM do mercado, você tem um site dinâmico e diferenciado, para alavancar ainda mais as suas vendas.

E então, já consegue pensar em outras ideias para dar o pontapé certeiro em sua estratégia de marketing de relacionamento? Por onde pretende começar? Comente aqui e divida seus planos conosco!

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