Marketing

o-que-e-mobile-first-e-como-isso-pode-melhorar-o-site-da-sua-imobiliaria.jpeg

O que é mobile first e como isso pode melhorar o site da sua imobiliária

De acordo com um levantamento realizado pela agência de publicidade Zenith, em 2017, os dispositivos móveis passaram a representar cerca de 75% de todas as ferramentas utilizadas para acessar a internet. Ou seja, três em cada quatro pessoas acessam a internet por meio de um smartphone ou tablet.

Isso evidencia uma realidade que não pode mais ser ignorada: qualquer empresa que pretenda se manter competitiva em seu mercado de atuação precisa ter um site responsivo. E é nesse contexto que o mobile first se encaixa.

Quer entender melhor o que significa mobile first e como este conceito pode melhorar o site de sua imobiliária? Então acompanhe a leitura deste artigo que preparamos especialmente para você!

O que é mobile first?

É uma das maiores tendências entre os profissionais de tecnologia e marketing dos últimos anos. A expressão mobile first vem sendo desenvolvida desde 2009 por Luke Wroblewski, diretor de produtos do Google.

Como o próprio termo já deixa claro, mobile first foca em uma arquitetura e desenvolvimento na qual a criação de websites se concentra primeiro nos dispositivos móveis, para apenas depois fazer adaptações para o desktop. Em outras palavras, é o contrário do que acontece ainda hoje na maioria dos casos.

No atual momento, a maior parte das organizações cria os seus sites levando em consideração o desktop como tela principal. Ou seja, computadores e notebooks. A partir da criação original, o conteúdo é adaptado para atender às demandas de dispositivos como smartphones e tablets.

Contudo, o conceito de mobile first é justamente inverter essa realidade, fazendo o smartphone ser a primeira tela na hora de desenvolver um site, e apenas depois os computadores receberem uma variação do que foi arquitetado primeiramente para o mobile.

Isso significa que, a partir de agora, qualquer empresa que decida investir em estratégias de marketing digital, deve ter como foco de seu planejamento as telas menores, com o objetivo de favorecer a maioria dos usuários (como citamos, cerca de 75% das pessoas que acessam a internet hoje em dia).

Desse modo, a experiência dos usuários, em aspectos de usabilidade de página e performance, será muito melhor, sem mencionar a facilidade de acesso aos conteúdos.

Por que é importante ter um site otimizado para dispositivos móveis?

Você sabia que o Brasil é o país com o maior número de smartphones conectados à internet de toda a América Latina? A informação foi retirada de um relatório da GSMA. Para ter uma ideia, o tráfego via mobile tem aumentado, em média, 50% a cada ano.

Esse cenário deixa explícito o crescimento constante no índice de acesso à internet por meio de dispositivos móveis. Ou seja, se sua imobiliária pretende se manter competitiva no mercado moderno, já está mais do que na hora de investir em um site mobile first.

Dito isso, é importante destacar que já existem soluções tecnológicas para imobiliárias que oferecem sites otimizados para smartphones, como o inGaia Imob.

Quais as vantagens de investir no mobile first?

Como você pôde ver até aqui, investir em mobile first é uma necessidade evidente para quem procura obter destaque nas plataformas digitais. Além disso, esse conceito é capaz de proporcionar uma grande variedade de benefícios ao site de sua imobiliária que mostraremos a seguir. Continue a leitura para conferir!

Melhora o ranqueamento no Google

Desde março de 2018, o Google realizou uma mudança em seus algoritmos de busca, que já era esperada por profissionais de tecnologia e marketing. Os formatos de ranqueamento e indexação da plataforma passaram a seguir o conceito de mobile first.

Justamente por causa do aumento exponencial no número de pessoas acessando a internet por meio de dispositivos móveis, o maior buscador do mundo decidiu que a responsividade em sites não deve mais ser um diferencial, mas sim um pré-requisito para um bom posicionamento no ranking da plataforma.

Simplificando: investir em mobile first é garantir que o site de sua imobiliária esteja dentro dos parâmetros exigidos pelo Google para ser bem ranqueado no mecanismo de pesquisas.

Melhora a experiência dos usuários

Você já tentou acessar um site não responsivo de seu smartphone? Se sim, deve saber que a experiência de navegação é ruim a ponto de fazer com que os usuários abandonem o site antes mesmo de verem as propostas da empresa.

Dessa forma, uma das vantagens do mobile first é que ele garante uma experiência de navegabilidade mais completa, informativa e positiva à maior parte dos usuários (aqueles que acessam por dispositivos móveis).

Páginas mobile first são desenvolvidas tendo como base o acesso por telas menores. Isso quer dizer que os conteúdos são disponibilizados de maneira muito mais limpa e clara, sem que ocorram problemas de dimensionamento.

Aumenta a credibilidade da marca

Por falar em experiência de navegação positiva, a credibilidade das empresas atuais também está ligada a este aspecto. Afinal, os usuários passam a enxergar mais valor em marcas que se preocupam com o fato de que eles acessam a internet com smartphones.

Lembre-se de que ainda existem muitos concorrentes que não estão levando este assunto a sério, o que dá uma grande vantagem competitiva para a sua imobiliária.

Otimiza o carregamento das páginas

No contexto de uma imobiliária, o carregamento das páginas deve ser uma preocupação, pois um site não otimizado para dispositivos móveis pode significar perda de oportunidades.

Pense na quantidade de problemas que um site imobiliário que não carrega as fotos, vídeos e ainda distorce as informações sobre a descrição dos imóveis pode gerar para o seu negócio, não é verdade?

Sendo assim, o mobile first não é um mero “capricho” de empresários modernos, mas sim uma tendência que está em ascensão, e quem não se adaptar pode se tornar obsoleto e perder posição diante da concorrência.

Como você pôde conferir neste artigo, desenvolver um site mobile first é uma das melhores maneiras de manter sua imobiliária atualizada em relação ao perfil do consumidor moderno, além de evitar que ela perca a credibilidade no mercado.

Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Quer saber mais sobre o que precisa ser feito para melhorar o site da sua imobiliária? Então entre em contato com a gente!

publicidade
Artigos relacionados
Compartilhe