Tecnologia

o-que-e-preciso-para-ter-uma-imobiliaria-virtual.jpeg

O que é preciso para ter uma imobiliária virtual?

Em um mundo que exige cada vez mais a presença online das empresas, diversas oportunidades de negócio são desperdiçadas por imobiliárias que não possuem um site próprio. Contudo, o grande dificultador é que é necessário algum conhecimento para criar a sua imobiliária virtual.

A boa notícia é que existem plataformas que facilitam esse trabalho e podem ser utilizadas de maneira prática e intuitiva. Neste artigo, explicaremos detalhadamente o que é preciso para elaborar um site completo para o seu negócio. Além disso, falaremos sobre a importância do marketing digital para aumentar as suas vendas.

Curioso? Então siga com a leitura para entender o assunto!

Escolha o suporte adequado para o site da sua imobiliária

Ter um site para a sua imobiliária não é uma tarefa difícil. No entanto, em alguns momentos surgem dúvidas sobre o ambiente virtual, não é mesmo? Exatamente por isso, é importante que a plataforma escolhida ofereça suporte ao cliente.

Assim, sempre que aparecer alguma dificuldade na configuração ou manutenção do site, basta entrar em contato com a empresa para esclarecer as suas dúvidas.

Para tanto, o ideal é que essa empresa tenha profissionais especialistas não só em tecnologia, mas que possuam um bom conhecimento do mercado imobiliário. Afinal de contas, na hora que você precisar de um apoio específico, será melhor conversar com uma pessoa que, além de ter know-how técnico, saiba tudo sobre o segmento de imóveis para ajudar você na definição das melhores estratégias para a sua imobiliária virtual.

Além disso, é fundamental escolher uma plataforma que ofereça treinamentos para a utilização das ferramentas. Se eles forem gratuitos e online, melhor ainda — assim você economiza tempo e dinheiro. Mas é claro que os treinamentos presenciais também oferecem vantagens. Portanto, verifique as opções disponíveis e escolha aquela que melhor se adequa à sua rotina.

Opte pela plataforma ideal para a sua imobiliária virtual

Sem dúvidas, o sucesso ou o fracasso do seu site estará atrelado plataforma escolhida. Logo, é preciso verificar quais recursos são disponibilizados e como eles podem gerar oportunidades de negócios e, consequentemente, impactar de maneira positiva os lucros da sua imobiliária. A seguir, veja algumas funcionalidades que podem ser interessantes para o seu negócio.

Dashboard completo

Embora o nome pareça complicado, o dashboard nada mais é que uma espécie de painel de controle que apresenta as informações mais importantes do seu site.

Para uma imobiliária virtual, é fundamental que o dashboard exiba as oportunidades de negócios, alertas, parceiros e clientes. Contar com esses dados na tela ajudará na sua tomada de decisão.

Chat virtual

O chat virtual é um ambiente para troca de mensagens que permite fazer parcerias e fechar negócios em tempo real. Assim, verifique se a plataforma disponibiliza essa ferramenta e quais os diferenciais oferecidos (contato com profissionais, ofertas de imóveis, demanda de clientes etc).

Disparo automático de mensagens

Imagine o trabalho e a perda de tempo que é o envio de mensagens — uma a uma — para todos os seus clientes a cada vez que um novo imóvel é cadastrado. Essa é uma tarefa demorada, não é verdade? Pois saiba que o envio automático de novos imóveis para clientes poupa — e muito — o seu tempo.

Isso é possível porque o próprio sistema se encarrega de disparar as mensagens de maneira personalizada para cada um de seus contatos importantes. Portanto, analise se a plataforma oferece esse recurso.

Agenda e roteiro

Contar com agenda e roteiro de visitas na plataforma traz a possibilidade de integrar corretores, clientes e proprietários — além de evitar atrasos e esquecimentos (por meio da configuração de alertas).

Feedbacks

Para saber o nível de satisfação do seu cliente e melhorar o relacionamento, é muito importante escutar o que ele tem a dizer. Assim, contar com uma plataforma que disponibiliza feedbacks completos e automáticos ajudará na compreensão dos pontos fortes e fracos da sua imobiliária.

Gestão de propostas

Uma imobiliária virtual precisa ser muito mais que um site: ela deve oferecer soluções de gestão que facilitem o acompanhamento das propostas, negociações e contratos. Desse modo, prefira uma plataforma que disponibilize ferramentas úteis para o gerenciamento da sua imobiliária.

Integração com portais imobiliários

A integração permite que, ao postar um novo anúncio no seu site, ele apareça também nos grandes portais imobiliários — tudo isso de forma automática e simples. Dessa maneira, a oferta será vista por um maior número de pessoas e aumentará as chances de negócios.

Além disso, é importante analisar se a plataforma oferece:

  • possibilidade de criação de estratégias para o marketing digital — aprofundaremos neste assunto, mais adiante;
  • facilidade e praticidade na hora de criar a sua imobiliária virtual;
  • boas opções para customização do seu site;
  • responsividade (layout que se ajusta a todos os dispositivos e formatos de tela);
  • boas práticas de SEO (estratégias de otimização para buscadores — como o Google — que ajudam o seu site a aparecer nos primeiros resultados das buscas);
  • integração com as redes sociais e ferramentas de marketing;
  • tecnologia que facilite a busca de imóveis no seu site.

Conheça o público que busca imóveis pela internet

Se você sabe qual é o perfil dos clientes que vão à sua loja física, isso não significa, necessariamente, que você conhece o público que busca imóveis pela internet.

Tenha em mente que este tipo de consumidor faz diversas pesquisas antes de tomar uma decisão. Assim, é preciso fazer pesquisas e conversar com os clientes para compreender as suas necessidades. Além disso, é importante investir em estratégias de marketing digital para obter sucesso nas campanhas — aprofundaremos neste assunto, a seguir.

Invista em marketing digital

Agora que você já conhece o seu cliente online e sabe o que é preciso para ter um site relevante da sua imobiliária, é chegada a hora de criar oportunidades de vendas. Para isso, o marketing digital imobiliário apresenta-se como a melhor opção para atingir o público de maneira segmentada e econômica — em comparação ao marketing tradicional.

As redes sociais, por exemplo, são canais de relacionamento eficazes para gerar engajamento com as ações da sua imobiliária. Além disso, elas permitem a criação de anúncios direcionados aos usuários que demonstram interesses na sua oferta (com idade, localização, gostos e outras características compatíveis).

Da mesma forma, a criação de um blog é uma maneira de compartilhar conteúdos interessantes e atrair novos clientes para o seu site. Portanto, invista no marketing digital da sua imobiliária virtual.

Treine a equipe para trabalhar no ambiente virtual

Por fim, de nada adianta investir na melhor plataforma para criação do site da sua imobiliária e gerar ações estratégicas de marketing digital se a sua equipe não souber trabalhar no ambiente virtual. De fato, todo esse esforço pode ser desperdiçado se os profissionais não tiverem o treinamento adequado.

Portanto, continue buscando conhecimentos e transmita esse aprendizado por meio de treinamentos para a sua equipe.

E então: ficou claro para você o que é preciso para ter uma imobiliária virtual de sucesso? Aproveite e compartilhe este post nas suas redes sociais para que seus colaboradores e amigos também entendam sobre o assunto!

publicidade
Black Friday inGaia - R$ 1000,00 de desconto para ter o sistema imobiliário mais completo do mercado
Artigos relacionados
Compartilhe