Tecnologia

Os novos aplicativos ameaçam o seu trabalho, corretor de imóveis?

Os novos aplicativos ameaçam o seu trabalho, corretor de imóveis?

Com uma rápida pesquisa no Google, é possível encontrar diversos sites e aplicativos que prometem simplificar o processo de compra e venda de um imóvel e até mesmo reduzir os custos da transação em uma negociação direto com um corretor de imóveis.

Em especial os aplicativos de venda de imóveis lançados recentemente, podem contribuir para reaquecer o mercado, uma vez que se propõem a facilitar o processo de transação imobiliária, o que, em tese, pode ajudar a movimentar o setor. Porém, apesar da praticidade prometida, muitas questões devem ser levadas em consideração antes de comprar a ideia de que basta dar “match” para fechar um negócio.

Alguns aplicativos sugerem a ideia de uma transação imobiliária sem o trabalho efetivo de um profissional de intermediação imobiliária registrado, ou seja, o corretor de imóveis com registro no CRECI. Mas não se engane, o seu trabalho, corretor,  é essencial para que o negócio seja fechado de forma legal e favorável tanto para o proprietário, quanto para o comprador. Você sabe disso!

O que à primeira vista pode parecer uma vantagem, divulgada como economia no pagamento de comissões, mais à frente pode se tornar um grande risco para ambas as partes envolvidas na negociação. Toda transação imobiliária é complexa e envolve interesses antagônicos: o do proprietário e o do comprador. Enquanto o proprietário tem pressa em vender o imóvel por um preço lucrativo, o comprador procura um preço bom e não se importa em demorar para ter certeza que fez a escolha certa.

Além disso, comprar um imóvel é também, na maioria das vezes, a realização de um sonho planejado nos mínimos detalhes e que envolve fatores emocionais que podem tornar a negociação “acirrada”.

É inegável que a tecnologia traz muitos benefícios tanto para você, que pode modernizar seus processos de trabalho e fazer mais negócios, quanto para os compradores que têm a cada dia mais praticidade para escolher um imóvel.

A tendência é que os processos sejam cada vez mais simplificados graças à tecnologia, mas isso não significa que você, profissional do mercado imobiliário, ficará de fora das negociações, já que  sua atuação é fundamental para o crescimento saudável do setor.

O setor imobiliário é alvo de interesse de muitas empresas que desenvolvem sites e aplicativos visando alcançar o público interessado em comprar e vender um imóvel. A cada dia surgem novidades e as promessas de facilitar a compra e venda são tentadoras, mas precisam ser analisadas com cautela.

Sendo assim, aproveite para entrar na era mobile e tenha em suas mãos o melhor software para corretores com aplicativo, o inGaia Corretor, e faça a gestão de seus clientes e divulgação de imóveis de qualquer lugar e a qualquer momento.

Confira também esse artigo sobre 7 aplicativos que todo corretor imobiliário deve conhecer.

publicidade
Black Friday inGaia - R$ 1000,00 de desconto para ter o sistema imobiliário mais completo do mercado
Artigos relacionados
Compartilhe