Locação

Um corretor utilizando a tecnologia (tablet) para locar imóveis

Por que investir em tecnologia em locação de imóveis?

Nos dias atuais, é muito comum nos depararmos com ferramentas e recursos tecnológicos que, há alguns anos, seriam considerados elementos saídos de filmes de ficção científica.

Com o decorrer do tempo, a cultura de inovação se instalou em nossa sociedade, tornando soluções automatizadas completamente acessíveis para empresas de variados portes e segmentos, além da população em geral. Dado esse contexto, podemos afirmar que o mercado imobiliário também tem sido beneficiado por essa revolução.

Visitas virtuais, redes sociais, aplicativos móveis e softwares de gestão financeira são apenas alguns dos motivos para se investir em tecnologia de locação de imóveis. Continue a leitura para conferir as principais tendências do momento!

Placas virtuais

Você já ouviu falar em QR Code? Pois bem, nada mais é do que um código de barras de duas dimensões. Uma de suas grandes vantagens é que ele pode ser lido por qualquer dispositivo móvel equipado com uma câmera.

Muitos corretores e imobiliárias têm imprimido placas virtuais em QR Code e disponibilizado na frente de seus imóveis, permitindo que qualquer pessoa que passar na frente possa receber um atendimento de qualidade, com informações pertinentes à propriedade com autonomia e intuitividade.

Redes sociais

A febre das redes sociais não é novidade para ninguém, correto? Empresas e consumidores estão a cada dia mais conectados e interagindo entre si. Hoje em dia, é raro nos depararmos com alguma personalidade ou corporação que não esteja presente nas redes sociais.

O motivo é simples: as redes sociais criam pontes entre as pessoas, independentemente de qual seja a sua posição na sociedade. Por meio delas, por exemplo, um simples consumidor pode ter voz ativa para opinar a respeito de seu índice de satisfação em relação a uma marca.

Por isso, é importante investir em conteúdo digital e meios para se aproximar de seu público, otimizar os canais de comunicação, atrair mais usuários e, é claro, manter-se competitivo no mercado atual.

SAC 2.0

SAC 2.0, como você pode imaginar, é a evolução do tradicional SAC e, certamente, está entre as principais novidades de tecnologia em locação de imóveis, pois tem elevado o setor de atendimento ao consumidor a novos patamares, beneficiando ambas as partes envolvidas em uma relação comercial.

O perfil do consumidor moderno está mais do que habituado a interagir com as empresas por meio das redes sociais, como citamos no tópico anterior. Portanto, trabalhar com SAC 2.0 é sinônimo de eliminar burocracia e padrões obsoletos, criando verdadeiros diálogos e soluções inteligentes para seus clientes.

Plataformas imobiliárias

As plataformas imobiliárias têm sido tratadas como uma verdadeira tendência tecnológica no mercado de imóveis, principalmente por conta dos benefícios de integração com o marketing digital que elas proporcionam.

Esse tipo de plataforma, basicamente, reúne milhares de oportunidades em um único local, facilitando tanto a vida do corretor na divulgação de seus imóveis, quanto a vida do cliente que está em busca do imóvel ideal. Você não vai querer ficar de fora dessa tendência inovadora, não é verdade?

Softwares imobiliários

Utilizar um sistema para automatizar tarefas do cotidiano da empresa não é nenhuma novidade. Afinal, negócios de todos os setores vêm fazendo isso há décadas. No entanto, softwares desenvolvidos para atender às necessidades específicas de cada segmento são considerados uma tendência inovadora.

Sem dúvidas, um software voltado para gerenciar contratos de aluguel é um ótimo motivo para investir em tecnologia de locação de imóveis, já que esse tipo de sistema permite que o profissional automatize praticamente todas as funções burocráticas de seu trabalho e possa se dedicar integralmente ao atendimento.

Além disso, todas as informações dos imóveis e de seus clientes podem ser integradas ao mesmo servidor por meio da nuvem, possibilitando o trabalho remoto. Ou seja, pode-se ter acesso aos dados a qualquer hora e em qualquer lugar.

Já pensou no quanto seu trabalho pode ser mais produtivo se você puder contar com um sistema que une diversas tarefas administrativas e financeiras? Além disso, um ERP imobiliário conta com recursos como:

  • gestão de contratos;
  • automatização de cobranças;
  • imposto de renda, DIMOB e nota fiscal;
  • controle de inadimplência;
  • gestão financeira de vendas e locações de imóveis;
  • aplicativo Vistoriador integrado à gestão de contratos.

Sem dúvidas, é um ótimo motivo para investir em tecnologia de locação de imóveis, concorda?

Tecnologia mobile

Basta permanecer por alguns minutos em um local público para notar a quantidade de pessoas conectadas à internet por meio de seus smartphones, não é verdade? Isso se deve a dois fatores decisivos: a popularização do preço dos dispositivos móveis e ao avanço da inclusão digital da última década.

Por causa dessa realidade, as companhias começaram a investir em sites responsivos (sites que se adaptam ao formato mobile), visando atender os mais variados públicos. O que queremos dizer é que, como um corretor de imóveis ativo na era atual, é imprescindível investir em tecnologia mobile.

É importante que os usuários não tenham dificuldades ao acessar o site de sua imobiliária virtual. Todos os imóveis anunciados devem abrir em um formato adequado à tela do dispositivo móvel pelo qual estão sendo acessados.

Além disso, vale a pena ressaltar a importância dos aplicativos móveis. Eles estão disponíveis aos montes nas bibliotecas virtuais de todas as plataformas e prontos para atender às necessidades da profissão.

Por exemplo, o app Vistoriador ajuda a tornar o trabalho de fazer vistorias em imóveis muito mais eficiente, prático e automatizado, além de permitir a integração com o  inGaia Locação, sistema de gestão de contratos de aluguel.

Como você pôde conferir neste artigo, o corretor imobiliário moderno pode contar com todo o tipo de solução de tecnologia em locação de imóveis. Não há motivos para ter trabalho manual e sofrer com processos burocráticos. Certamente, existe a ferramenta ideal para o seu tipo de necessidade.

Quer saber mais sobre como os investimentos em tecnologia podem ajudar na locação de imóveis? Então entre em contato com a gente para que possamos ajudar!

publicidade
Artigos relacionados
Compartilhe