Qual a importância de um site para corretor de imóveis?

Atualizado em 05/09/2023 as 16:16
Tempo de leitura: 11min aprox.

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Segundo o Digital Global Overview Report de 2021, feito pela Hootsuite em parceria com a We Are Social, os brasileiros passam em média 10h08 por dia conectados à web. E segundo pesquisa da Fundação Getúlio Vargas, já existe no Brasil um smartphone por habitante.

Um dos efeitos mais visíveis dessa mudança é a alteração no comportamento dos consumidores, o que não exclui o mercado imobiliário. Por ser uma decisão com grande impacto, a compra ou locação de um imóvel costuma envolver uma análise minuciosa de informações disponíveis. Dessa forma, a internet é considerada uma ferramenta essencial.

Por isso, cada vez mais, a atividade do corretor de imóveis é direcionada para transações que acontecem pela internet, o que faz com que seja indispensável estabelecer sua presença online.

Neste artigo, vamos apresentar os principais motivos pelos quais um site para corretor é uma das ferramentas mais importantes para vencer a concorrência e conquistar cada vez mais negócios. Confira!

As vantagens de criar um site para corretor de imóveis

Visibilidade

Não é à toa que a expressão “joga no Google” entrou com tanta força no nosso vocabulário. Quando temos uma dúvida ou um problema, quase sempre nossa primeira reação é apelar para esse mecanismo de busca online.

Atualmente, a maioria das pessoas que procuram casas ou apartamentos iniciam sua busca na internet. Por esse motivo, é imprescindível que o corretor tenha presença na web, para ser encontrado por esses potenciais clientes.

A melhor forma de ser visto na internet é por meio da manutenção de um site imobiliário, já que o Google usa as informações das páginas publicadas para definir os resultados de suas buscas. Um site bem construído e com conteúdo relevante será melhor posicionado nos resultados de pesquisa, aumentando bastante a visibilidade do seu trabalho.

Acessibilidade

Além da questão da visibilidade, um site imobiliário também auxilia bastante no estabelecimento do contato entre o corretor imobiliário e seus clientes. Como uma página na internet, é como se o corretor estivesse sempre disponível para atendimento, reduzindo a importância do contato exclusivamente pessoal.

Por meio do site, a divulgação das formas de comunicação com o corretor também é mais eficiente. Canais de atendimento como e-mail, telefone e redes sociais podem ser mais facilmente identificados, dando opções para o cliente.

É possível também utilizar formulários do tipo “Fale Conosco” ou mecanismos de captura de e-mails para construir uma base de contatos de possíveis interessados (também conhecidos como leads), permitindo uma maior captação de novos clientes e o desenvolvimento de um relacionamento comercial mais próximo com eles.

Comodidade

Além disso, um site pode proporcionar maior comodidade para todas as partes envolvidas. Uma página que disponha de informações completas e atualizadas sobre os imóveis, fotos e vídeos, que permita também a realização de buscas por suas características. Isso oferece ao cliente a oportunidade de fazer suas próprias análises conforme suas necessidades.

Para atingir esse objetivo, é importante que o site tenha uma boa usabilidade, ou seja, ele precisa carregar textos e fotos rapidamente, funcionar bem tanto em computadores quanto em dispositivos móveis e apresentar um design funcional, em que as informações são localizadas com facilidade pelos usuários.

Isso acaba poupando tempo e esforço também do corretor, uma vez que ele provavelmente só será acionado para fornecer mais informações ou para contato pessoal nas situações em que já existe um interesse mais firme por algum imóvel específico. Com isso, ele pode atuar com muito mais foco e eficiência, aproveitando melhor seu tempo.

Autoridade

Outra grande vantagem dos sites imobiliários é o efeito positivo para a imagem do corretor. Uma página completa e atraente acaba transmitindo maior credibilidade, reforçando a percepção de profissionalismo e seriedade por parte de seus clientes, parceiros e demais participantes do setor.

Nesse sentido, é possível ainda utilizar o site para apresentar alguns casos de sucesso, por meio da divulgação de depoimentos de clientes que já fizeram negócios bem-sucedidos anteriormente. Esse tipo de recomendação também ajuda a reforçar a confiança e construir uma boa reputação.

O estabelecimento de maior autoridade por meio de um site imobiliário é um diferencial especialmente importante para os corretores independentes e para aqueles que ainda não têm seu nome reconhecido. Por isso, deve ser considerado cuidadosamente dentro de sua estratégia de marketing pessoal.

Efetividade

Todos os motivos para o corretor investir em um site imobiliário descritos até agora têm um mesmo objetivo final: promover melhores resultados. E, neste aspecto, ele é muito efetivo, já que é possível observar um aumento nas transações concluídas por conta da criação da página web em relativamente pouco tempo.

Além disso, também é um investimento bastante eficiente, pois pode ser implementado a um custo bastante acessível. Algumas empresas fornecem sistemas que tornam o procedimento de criação e manutenção da página tão simples que o próprio corretor pode realizar todo o trabalho pessoalmente, sem a necessidade de auxílio.

Como criar um site para corretor de imóveis

Agora que você já descobriu alguns dos principais motivos para investir em um site para corretores de imóveis, vamos mostrar um pequeno passo a passo para que você consiga montar uma página de qualidade. Assim, poderá modernizar e otimizar a sua atuação como profissional do segmento. Acompanhe.

Defina os objetivos do seu site
O primeiro passo para criar um site realmente proveitoso para corretores de imóveis é definir, com clareza, qual será o seu objetivo com isso. Logicamente, você deseja marcar presença digital e ganhar mais credibilidade no segmento, mas o fato é que você pode traçar estratégias específicas, como prospecção de clientes, ganho de credibilidade e assim por diante.

Dessa forma, ficará mais simples avaliar quais são os recursos de que você precisa e de quais funcionalidades não pode abdicar. Dependendo da sua proposta, será crucial, por exemplo, contar com uma seção de blog, que demanda produção regular de conteúdo.

Elabore e registre um domínio
O próximo passo é elaborar e registrar o domínio que você escolher, ou seja, o nome da sua página virtual. Logicamente, existe um custo anual para isso, sobretudo, se você desejar um nome próprio, do qual você tem exclusividade, terminado em “.com” ou “.com.br”.

Caso você não queira gastar com isso, existe outra opção, mas ela não costuma ser muito recomendada, pois pode passar a impressão de que você não tem sucesso na sua área ou pode transmitir que não é um profissional sério, o que acaba abalando a confiança. Trata-se de utilizar uma plataforma de criação de sites com versões gratuitas, nas quais você não tem um domínio seu e o endereço ainda leva o nome da empresa provedora do site.

Contrate o serviço de hospedagem
Contar com um bom serviço de hospedagem é fundamental, pois ele será responsável por colocar e manter a sua página funcionando adequadamente. Ao fazer isso, tanto na versão paga quanto na gratuita, você estará reservando um espaço para o seu website.

Funcionando como uma espécie de locação de um espaço digital, alguns desses serviços contam, até mesmo, com o desenvolvedor de sites, que poderá ajudar a colocar o seu projeto em ação.

Faça o gerenciamento de desempenho
Por fim, é preciso verificar, de forma constante, como a página está indo e de que maneira os clientes estão interagindo com o seu conteúdo. Felizmente, a internet facilita muito esse processo, pois tudo o que está na rede é mensurável e escalonável. Além disso, existem alguns sistemas de gestão imobiliária, como o Kenlo Imob, que oferecem plataforma de site e já geram relatórios com esses dados.

Você deve, por exemplo, ficar atento ao número de visitantes e o quanto eles aumentam após a realização de ações específicas de marketing. Para isso, basta acompanhar as estatísticas de tráfego e, com essas informações, procure atualizar os conteúdos ou realizar ações conforme os formatos que melhor interagem com o seu público.

Como você pode perceber, o site imobiliário é uma ferramenta fundamental para a atividade do corretor. Com ele, o profissional pode ampliar a divulgação e o alcance do seu trabalho, reforçando sua autoridade no mercado e atraindo potenciais clientes. É um investimento que está ao alcance de praticamente todo mundo e pode ser o diferencial que falta para alavancar seus negócios.

Agora que você já sabe da importância de um site para corretor de imóveis para atingir bons resultados no setor imobiliário e sabe da importância de um bom site imobiliário, preencha o formulário abaixo e um de nossos consultores entrarão em contato!

 

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