Tecnologia

qual-e-a-diferenca-entre-site-e-portal-para-imobiliarias.jpeg

Qual é a diferença entre site e portal para imobiliárias?

O smartphone é a principal ferramenta que os brasileiros utilizam para se manterem conectados à internet, estando presentes em cerca de 80% das residências do país, segundo um levantamento realizado pelo IBGE. Isso significa que o Brasil é um país em que acesso à internet é democrático e facilmente disponível.

Dado esse contexto, é correto afirmar que há uma crescente demanda nas compras, vendas e todo o tipo de transação financeira realizada no âmbito virtual, certo? Ou seja, para que os profissionais do mercado imobiliário se mantenham competitivos é imprescindível que acompanhem essa evolução tecnológica.

Hoje em dia, além das mídias tradicionais como panfletos, jornais e placas, os imóveis são anunciados em sites, blogs, aplicativos para dispositivos móveis e até mesmo em portais específicos para o segmento, tornando o poder de alcance exponencialmente superior.

No entanto, grande parte dos profissionais não sabe diferenciar site e portal para imobiliárias. E você, sabe? Pois bem, no artigo de hoje mostraremos todos os aspectos e diferenças que você precisa entender sobre cada plataforma. Continue a leitura do conteúdo para conferir!

Qual é a classificação de site?

A palavra site é uma variação da palavra sítio que, em Portugal, é utilizada para se referir aos espaços na web. Por isso, todo e qualquer projeto hospedado na rede pode ser considerado um site.

Contudo, não podemos nos apegar totalmente à semântica, já que a palavra site acaba nos remetendo aos modelos tradicionais na web em que a linguagem formal é comumente utilizada e, em geral, representam produtos, marcas ou empresas.

Hoje em dia, os sites abordam temas consideravelmente amplos, podendo ser utilizados para promover ideias, campanhas, armazenar conteúdos de variados formatos, e até mesmo jogos digitais.

Por isso, para organizar as informações e segmentar o conteúdo produzido, muitas empresas têm aderido à utilização de blogs, proporcionando uma área de maior interatividade e engajamento com o público.

O que é blog?

O blog, geralmente, tem as mesmas funções de um site, mas com a diferença de que permite mais atividade e interação entre os usuários. A própria estrutura de um blog é desenvolvida para gerar dinamismo e organização de maneira cronológica, facilitando a visualização das postagens.

O foco está diretamente ligado à temática, podendo ser desenvolvido em torno de um grupo (empresa, artista, ideia, etc), ou de maneira individual.

É comum que a linguagem aderida seja menos formal com o intuito de tornar a leitura dos textos e visualização dos conteúdos, mais “escaneáveis”. Ou seja, combina textos, imagens, vídeos e links de modo que prenda a atenção dos usuários.

Além disso, a possibilidade de comentar nas postagens dá ao blog a vantagem de fornecer feedback instantâneo a respeito dos materiais divulgados.

O que é um portal?

O portal é uma plataforma digital um pouco mais abrangente, contando com informações precisas e específicas sobre cada um de seus nichos, conhecidos como “conteúdos verticais”.

Um portal proporciona inúmeras ferramentas que um site ou blog não tem à sua disponibilidade, assim como um índice de atualizações de maior periodicidade.

Por fim, vale mencionar, ainda, que ele tem recursos de interação avançados como chats, enquetes e fóruns, o que pode fazer com que ele ultrapasse o nível institucional, e sirva como um canal de informação para determinado público-alvo.

Quais são as principais características de um site imobiliário?

Um site imobiliário garante uma boa taxa de visualização aos seus imóveis pelo fato de estar presente na web, além de proporcionar um aproveitamento mais eficiente do tempo de seus clientes e corretores.

Quais são as vantagens?

Dentre as principais vantagens de se utilizar um site para anunciar os seus imóveis, podemos citar:

  • permite o atendimento aos clientes durante 24 horas por dia;
  • permite a segmentação de conteúdo para que clientes potenciais sejam atraídos;
  • otimiza o uso do tempo de seus corretores de imóveis;
  • mantém a sua imobiliária competitiva no mercado atual.

Quais são as principais características de um portal imobiliário?

Por se tratarem de mídias digitais criadas com o intuito dos usuários divulgarem seus imóveis ou pesquisarem por oportunidades, um portal imobiliário é sempre uma ótima opção para os profissionais do setor de corretagem de imóveis.

Não é por coincidência que os corretores e as imobiliárias estejam cada vez mais presentes nesses portais, divulgando os seus produtos. O rápido retorno, a alta demanda e a baixa exigência de conhecimento técnico são os principais aspectos que têm contribuído com essa realidade.

Quais são as vantagens?

  • baixo custo de investimento para alavancar os anúncios de imóveis;
  • grande poder de alcance de público, principalmente em comparação com mídias tradicionais como panfletos, jornais, placas e classificados;
  • possibilidade de fornecimento de descrições completas nos anúncios, como informações para contato da imobiliária, valor do condomínio, IPTU, localização, entre outras;
  • exposição de fotos do imóvel, tornando os anúncios mais atrativos.

Lembrando que os portais imobiliários são uma tendência em ascensão e são acessados por milhões de usuários todos os meses.

Qual opção vale a pena investir?

Como você pôde conferir até agora, as diferenças entre site e portal de imóveis, apesar de parecerem pequenas, são altamente relevantes em uma estratégia de marketing e prospecção de novas oportunidades de negócios.

Os portais são considerados uma das maiores tendências em expansão no mercado imobiliário, junto a grandes inovações como a  realidade virtual e as redes sociais.

No entanto, o site ainda é mais do que necessário, já que representa o espaço virtual da empresa, garantindo o seu lugar em um mercado tão competitivo, não é verdade? Além de oferecer a possibilidade de atender aos seus clientes 24 horas por dia, e otimizar a produtividade dos processos cotidianos.

Por isso, podemos concluir que tanto os sites para imobiliárias quanto os portais são ótimas opções de investimento e devem ser seriamente consideradas pelos gestores do negócio, principalmente se a intenção é expandir os resultados e aumentar a prospecção de clientes em um cenário tão competitivo como o atual.

Vale ressaltar que um site imobiliário, como o site da plataforma inGaia Imob, permite a integração automática aos maiores portais de imóveis no país. Ou seja, os dois recursos se complementam e, quando utilizados adequadamente, são capazes de alavancar os resultados da imobiliária.

Gostou do nosso artigo sobre as principais diferenças entre site e portal para imobiliárias? Então não deixe de conferir também os motivos para que todo corretor conheça o inbound marketing imobiliário!

publicidade
Artigos relacionados
Compartilhe