Financeiro

Quem paga a comissão de um corretor de imóveis?

Quem paga a comissão de um corretor de imóveis?

Após um longo processo de atendimento ao cliente, finalmente a proposta foi aceita e o contrato será assinado. Nessa hora, surge uma dúvida: quem paga a comissão de um corretor de imóveis?

Primeiramente, é importante deixar claro que a imobiliária atende dois tipos de clientes, aqueles que têm um imóvel que desejam vender, e aqueles que buscam um imóvel para comprar. O primeiro é o proprietário ou vendedor, já que ele busca vender um bem através da imobiliária. O outro, portanto, é o comprador, que busca adquirir um imóvel.

No texto de hoje, iremos mostrar qual desses clientes deverá pagar a comissão e falar um pouco sobre os valores, prazos e documentos envolvidos no processo. Confira!

Quem paga a comissão?

A resposta é clara e direta: o vendedor. Pode parecer confuso a princípio, já que o corretor tem um relacionamento bem mais longo com o comprador, procurando o imóvel ideal, fazendo visitas e negociando valores.

A explicação é simples: o comprador não contrata os serviços da imobiliária. Ele apenas usa do estoque de imóveis e do atendimento do corretor para encontrar a propriedade ideal. Por outro lado, o proprietário do imóvel recorre à imobiliária para divulgar o seu imóvel e comercializá-lo, firmando um compromisso através da Autorização de Venda, o documento no qual constam dados pessoais do vendedor, do imóvel, valor de venda e percentual de comissão.

É importante lembrar que isso ocorrerá mesmo em casos de compra de imóvel diretamente de construtoras, tendo em vista que, como elas serão consideradas as vendedoras, também são elas que deverão fazer o pagamento da comissão.

Como é paga a comissão de um corretor de imóveis?

Estando clara que a responsabilidade pelo pagamento da comissão é do vendedor do imóvel (seja ele pessoa física ou jurídica), vamos explicar um pouco como esse pagamento será feito.

O primeiro passo é o pagamento do imóvel, feito do comprador para o vendedor ou para a construtora. Como o valor de venda de um imóvel habitualmente já é calculado levando em conta a comissão, não haverá nenhum acréscimo no momento de assinar o contrato.

Em seguida, o vendedor repassa a porcentagem acordada de comissão para a imobiliária, que por sua vez pagará o corretor.

Qual porcentagem do valor imóvel se destina à comissão?

O Sindicato de Corretores de Imóveis prevê um porcentagem mínima de comissão de 6% do valor do imóvel, podendo chegar até 8%.

Caso o corretor trabalhe por conta própria, a comissão será paga diretamente para ele. Caso haja intermediação da imobiliária, o valor será dividido entre o corretor e outras partes.

Quando a comissão deverá ser paga?

Convencionalmente, a comissão deve ser paga na assinatura do Contrato de Compra e Venda, podendo ser feito um acordo para pagá-la em outro momento (quando da matrícula ou escritura do imóvel, por exemplo). Mas em todos os casos o valor da comissão deve ser pago no sinal ou na primeira parcela de pagamento.

A comissão consta no Contrato de Compra e Venda?

Essa é uma dúvida muito comum e de solução simples. Primeiramente, é essencial que o contrato contenha o valor total do imóvel. Se o combinado foi R$500 mil, por exemplo, é esse valor que deverá estar documentado, e nunca o valor descontado da comissão.

O valor de R$500 mil representará o montante pago pelo comprador para aquisição do imóvel e também será usado para fins de declaração de Imposto de Renda.

Para registrar o valor pago pelo vendedor que é referente à comissão, é usado o Termo de Confissão de Dívida e Promessa de Pagamento, que será feito somente entre a imobiliária e o vendedor.

Para qualquer pagamento feito, o recebedor (vendedor ou imobiliária) deverá assinar e datar um recibo que comprove que do valor acordado foi pago.

Podemos concluir então que, durante todos os processos de venda, devem existir documentos que designem as responsabilidades. A comissão será de responsabilidade do vendedor, porém cabe à imobiliária e ao corretor o orientarem e proporcionarem toda a formalização do processo.

E então, o que achou desse texto? Te ajudou a entender mais sobre a comissão de um corretor de imóveis? Comente aqui dizendo o que achou e dando mais dicas!

Aproveite também para conhecer o inGaia Corretor – sistema feito especialmente para você que é corretor de imóveis autônomo e quer gerenciar seus clientes e imóveis, além de ter um site com a melhor tecnologia de busca do mercado imobiliário.

publicidade
Administração de Locações e Financeiro Completo - inGaia Locação
Compartilhe