Financeiro

Redução de custos: 5 gastos que sua imobiliária precisa cortar

Redução de custos: 5 gastos que sua imobiliária precisa cortar

Sabia que o sucesso da sua imobiliária não depende apenas da quantidade de vendas, mas também da margem de lucro? É ótimo que sua imobiliária venda muito! Mas e se ela gastar mais ainda?

Nessa situação, a redução de custos é essencial tanto para oferecer mais segurança ao negócio como para trazer mais competitividade. E tudo bem que alguns custos não devem ou mesmo não podem ser cortados, mas certamente há muitos outros que podem sim sofrer reduções. Quer saber quais são eles? Então continue lendo o nosso post para conhecer 5 gastos que sua imobiliária precisa cortar agora mesmo!

Despesas com telefonia

No caso das imobiliárias, que dependem diariamente da prospecção e da manutenção do relacionamento com os clientes, os custos com telefonia podem ser bastante elevados. Isso sem contar que os corretores que atuam em campo também precisam se manter constantemente em contato com a equipe interna.

E já que impactam diretamente a lucratividade do negócio, o ideal é buscar formas alternativas para diminuir esses custos. Usar soluções de telefonia VoIP, por exemplo, reduz bastante os custos com telefonemas. Da mesma forma, incentivar a equipe de corretores a usar comunicadores instantâneos gratuitos ajuda a diminuir bem a conta no final do mês.

Contas de energia

Juntamente com a conta telefônica, a conta de energia elétrica impacta diretamente a matriz das despesas de qualquer imobiliária. Sabendo disso, a lógica fica mais que simples: ao reduzir o valor nesse âmbito, sobra mais dinheiro para fazer investimentos e promover as melhorias necessárias! Não parece ótimo?

Nesse sentido, vale a pena estimular os corretores e colaboradores em geral a usar a energia elétrica com mais responsabilidade, fazendo um trabalho de conscientização interno. Também vale investir em equipamentos mais econômicos e pensar em iniciativas que favoreçam a eliminação do desperdício, como um bom projeto de iluminação.

Custos com impressões

Em uma imobiliária, é mais que comum que haja papel para cá, relatório para lá e contínuas impressões de propostas, contratos e descrições de projetos imobiliários. O resultado só poderia ser um: aumento dos custos.

Embora seja difícil eliminar todo tipo de impressão de um dia para o outro, vale adotar algumas medidas. Usar o cartucho em modo econômico, tratar de alterações internas por e-mail e só imprimir o que for realmente relevante são práticas que ajudam a reduzir consideravelmente o valor gasto. Pronto para tentar?

Gastos com burocracia

Infelizmente, os custos com burocracia não são sempre passíveis de redução. Impostos e taxas sobre vendas e ganhos de capital em geral, por exemplo, não são negociáveis. Fazem, portanto, parte das despesas fixas. Mas é importante lembrar que o registro de certos documentos e certidões pode ficar bem mais barato com as parcerias adequadas.

Nesse sentido, se a parceria com um cartório não for viável, você pode tentar advogados, contadores ou demais profissionais que sejam pagos com frequência pela imobiliária. Acredite: com um grande volume de operações, pequenos descontos acumulam uma considerável economia.

Perdas por erros

Poucas coisas desperdiçam tanto dinheiro no processo imobiliário como erros. Um contrato imobiliário incorreto que já foi lavrado, por exemplo, precisa ser lavrado novamente. Com isso, paga-se mais uma vez.

Para reduzir esses custos, o ideal é (dentro do possível) automatizar funções. Nesse quesito, um sistema financeiro de gestão imobiliária como o inGaia Locação pode ajudar demais ao reunir e centralizar informações de maneira prática, ainda facilitando a comunicação, diminuindo os erros e também os custos.

Você vai ver como, ao agir para cortar esses gastos, sua imobiliária ficará mais rentável, lucrativa e muito mais competitiva no mercado — sem perder a qualidade!

Pronto para colocar nossas dicas em prática? Então mãos à obra! E se quiser continuar de olho nos nossos conteúdos, assine já a nossa newsletter!

publicidade
Black Friday inGaia - R$ 1000,00 de desconto para ter o sistema imobiliário mais completo do mercado
Artigos relacionados
Compartilhe