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Saiba a importância da fotografia no mercado imobiliário

Para que você comece a pensar sobre a importância da fotografia no mercado imobiliário, vamos contar uma historinha: Joyce e Marcus estão prestes a se casar e estão em busca do imóvel dos sonhos. Nem tão grande, nem tão pequeno, bem localizado, em um bairro onde haja acesso fácil ao comércio e transporte público. Querem morar próximo a uma escola de boa qualidade, já que um dos planos é que o primeiro filho venha logo.

Como ambos trabalham o dia inteiro, não dá tempo de ficar visitando imobiliárias e contatando corretores. Eles precisam de praticidade, por isso, fazem buscas na internet. Na primeira busca, várias imobiliárias aparecem listadas e eles começam a entrar de site em site. Mas acontece que as fotos não são tão boas. Não dá para ter uma noção exata do tamanho dos ambientes, de como está o estado de conservação, tampouco dá para imaginar como eles se sentiriam ali.

O que acontece? Frustração. Na jornada de compra do consumidor moderno, você precisa surpreender, transmitir emoções, fazer com que as pessoas se sintam vinculadas ao imóvel de alguma forma. E como fazer isso? Através de boas fotografias.

O poder da fotografia no mercado imobiliário

Foi-se o tempo em que as pessoas perdiam horas passeando pelo bairro procurando um imóvel para comprar ou alugar. Atualmente, 90% dos consumidores que buscam um imóvel o fazem pela internet.

Dada a facilidade de acesso que temos, com smartphones e tablets a poucos centímetros de distância, não para negar que é realmente a maneira mais rápida de encontrar o que queremos. No entanto, você pode ter um ótimo descritivo do imóvel no seu site, mas o que encanta mesmo o visitante são as fotos.

Uma imagem tem o poder de transmitir toda a informação que você não consegue expressar em palavras. Ela toca os sentimentos, os desejos, os sonhos do consumidor. E é por isso que sites de imóveis que têm boas fotografias sempre saem na frente quando o assunto é fazer negócios.

Gostando do que vê em imagens, o consumidor vai entrar em contato com você para saber mais detalhes, quem sabe até visitar o imóvel. Ou seja, quase nada de trabalho de prospecção para o corretor. Mas como tirar fotos que sejam realmente encantadoras?

Cuide da iluminação

Prefira tirar fotos do imóvel em dias ensolarados, onde a luminosidade de fora preencha o ambiente. Fotos tiradas à noite são influenciadas pela luz das lâmpadas acesas, comprometendo a qualidade da imagem final.

Para ambientes em que a iluminação não é tão boa, no momento de realizar as fotos, leve equipamentos de iluminação que possam transmitir a mensagem que você deseja passar. Só não vale enganar o potencial cliente com uma iluminação maravilhosa em um ambiente onde não há janelas, por exemplo.

Qualidade da câmera

É fato que os celulares estão cada dia mais tecnológicos e possuem vários recursos, mas nem sempre uma foto tirada com um smartphone será a ideal para apresentar um imóvel. Prefira uma câmera fotográfica com boa resolução, semiprofissional ou profissional.

Caso você não seja bom em tirar fotos, o melhor a fazer é contratar um fotógrafo que possa valorizar os imóveis e fazer refletir a importância da fotografia no seu mercado. É preferível pagar um especialista para realizar essa atividade do que perder uma venda porque seu potencial cliente não gostou das fotos publicadas na internet.

Enquadramento

Tome cuidado com o enquadramento das imagens. O ideal é que a foto mostre o ambiente de forma completa, dando uma noção do espaço. Evite as famosas fotos que não mostram nada, como quinas de paredes.

No momento de posicionar-se para tirar a foto, tente sempre enquadrar a foto longitudinalmente, a fim de dar noção de profundidade. Caso ainda haja objetos dos atuais proprietários do imóvel, tente não mostrar nas imagens. Caso seja impossível, deixe claro no descritivo que os objetos não fazem parte do imóvel.

Pense em cenários

Ao invés de pensar em fotos isoladas e sem muito sentido, imagine cenários. Por exemplo, você pode tirar fotos da fachada da casa agregando valor com uma amostra do jardim ou do playground.

Para aumentar o interesse dos consumidores pelo imóvel, faça fotos que mostrem a vizinhança também. Parquinhos, praças, comércio, escolas, academias ao ar livre valorizam seu imóvel pelo conforto e comodidade que trazem aos moradores.

Na parte de dentro, tente passar a visão que o novo proprietário ou inquilino terá ao acessar cada ambiente. Mostre como as entradas estão coordenadas, como é a saída da garagem, o terraço, a vista da janela, entre outros fatores que possam despertar a imaginação de quem está prestes a morar neste novo lugar.

Capriche no zoom

No site, quando você publicar as imagens, tenha certeza de que elas fiquem bem visíveis para os visitantes. Você pode criar ferramentas de zoom, onde seja possível ver as fotos com maior detalhe.

Tome cuidado com a qualidade das imagens, faça testes para ver se, quando aumentadas, elas mantêm a mesma nitidez que anteriormente. É por isso que contar com um bom profissional de fotografia é essencial.

Vá além das imagens

Fotografias já são um bom pedaço do caminho rumo à conquista do coração dos seus potenciais clientes. Mas os vídeos já estão ganhando bastante espaço e são ótimos também para promover imóveis.

De fato, 92% das pessoas que visitam um site em busca de um imóvel e assistem um vídeo têm real intenção de compra após essa exibição, já que é possível mostrar muito mais características de um imóvel por meio desta mídia. Além disso, você poupa tempo, porque os vídeos podem se transformar em verdadeiros tours virtuais para quem está em busca de um imóvel para comprar ou locar.

Outra facilidade dos vídeos é que você pode compartilhá-los em outras plataformas facilmente, como as redes sociais, atraindo um público mais seleto e interessado no que você tem a oferecer. Pode ainda incorporá-los ao blog da imobiliária e enviá-los por e-mail, facilitando o acesso das pessoas a um material de qualidade.

O básico sobre a importância das fotos no mercado imobiliário você já sabe. Agora, que tal aprender como tirar fotos panorâmicas e melhorar ainda mais suas vendas?

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