Mercado

Saiba como montar uma imobiliária em 4 passos

Saiba como montar uma imobiliária em 4 passos

É claro que ser corretor autônomo tem lá suas vantagens, mas se você quiser aumentar sua atuação, abrir uma imobiliária pode ser o caminho certo a seguir. Nesse caso, é preciso tomar alguns cuidados para que todo o processo seja feito da maneira adequada. Assim você evita não só muitas dores de cabeça, mas também possíveis multas e desperdícios de recursos. Está em dúvida sobre o que precisa ser feito para levar seu novíssimo empreendimento adiante? Então veja a seguir como montar uma imobiliária em 4 passos:

Planeje o negócio detalhadamente

O primeiro passo para montar sua imobiliária inclui o planejamento do negócio. Isso significa que é o momento de definir como será a atuação da imobiliária e quais serviços pretende oferecer. Há imobiliárias de luxo e outras focadas em habitação popular. Enquanto algumas imobiliárias se especializam em compra e venda, outras são mais voltadas para o aluguel. E existem também aquelas que procuram oferecer uma ampla gama de serviços. O que você quer fazer? Comece definindo como sua imobiliária será, o que vai oferecer e como se posicionará no mercado.

Fique atento às exigências legais

Com tudo isso em mente, você não pode se esquecer das exigências legais. Assim como todo negócio de qualquer área, a imobiliária precisa passar por um processo completo (e relativamente burocrático) de oficialização de abertura. A elaboração e o registro do Contrato Social estão entre as primeiras etapas, seguidas do registro na junta comercial, da obtenção de CNPJ, do registro no cartório, na prefeitura e na Secretaria de Fazenda, assim como da inscrição no INSS, da vistoria do Corpo de Bombeiros e do enquadramento tributário. Além disso, uma imobiliária também precisa de registro específico no CRECI, o conselho responsável por regulamentar a atividade de corretores e imobiliárias.

Pense na infraestrutura necessária

Agora você deve pensar sobre a estrutura do negócio. Por mais que sua imobiliária não necessariamente precise contar com um espaço físico muito grande, um ambiente agradável acaba estimulando o possível cliente a ficar mais inclinado em fechar negócio. Fora o lado material, a estrutura de processos deve ser diferenciada. Isso significa, por exemplo, utilizar a tecnologia para ajudar no fechamento de contratos, por meio de um bom software imobiliário como o inGaia Imob, é um fator que ajuda o negócio a se desenvolver mais rapidamente. Não menos importantes, o treinamento para funcionários e a padronização do atendimento devem ter atenção especial.

Elabore estratégias de divulgação

Chegou até aqui com tudo devidamente estabelecido, pronto para vender? Mas por acaso o mercado sabe que sua imobiliária existe e está pronta para fechar negócio? Para isso, é preciso investir em divulgação com as estratégias de marketing. Tendência entre negócios de diversas áreas, você pode investir no marketing digital para aumentar o sucesso da sua imobiliária sem precisar desembolsar muito dinheiro. Nesse caso, ter um bom site com fotos atrativas dos imóveis e apostar na produção de conteúdo relevante já pode aumentar o relacionamento com futuros clientes.

Agora que já sabe como montar uma imobiliária, comente aqui e nos conte: qual desses passos pareceu mais trabalhoso? Participe! E para receber dicas do mercado imobiliário em geral diretamente em sua caixa de e-mail, assine já nossa newsletter!

publicidade
Black Friday inGaia - R$ 1000,00 de desconto para ter o sistema imobiliário mais completo do mercado
Artigos relacionados
Compartilhe