Vendas

Estate agent shaking hands with customer after contract signature

Saiba como vender um imóvel rapidamente no mercado imobiliário

Quer realizar vendas rápidas no mercado imobiliário? Então é preciso estar muito bem preparado. Para isso, um ponto básico consiste em preparar adequadamente o imóvel, definindo um valor justo de mercado, providenciando antecipadamente a documentação e, claro, anunciando da forma certa e nos meios mais visíveis para que possíveis compradores tenham acesso.

Tudo bem que preparar o imóvel para a venda é o primeiro passo, mas a verdade completa é que, para vendê-lo em um piscar de olhos, é importante ir além. O corretor também deve ficar atento à descrição nos anúncios, aos canais de divulgação usados e até às fotos divulgadas. Quer entender melhor tudo isso? Então acompanhe nossas dicas de hoje e prepare já sua checklist para vender um imóvel rapidamente no mercado imobiliário!

Mantenha a limpeza em dia

A primeira dica para vender um imóvel rápido no mercado imobiliário é extremamente simples, mas gera ótimos resultados: fique de olho na limpeza. Isso porque aquela velha máxima de que a primeira impressão é a que fica é mais que verdadeira nesse meio. Pense em um cliente visitando uma casa ou um apartamento sujo. Nesse caso, mesmo que o imóvel atenda às suas necessidades, não é nada impossível que ele desista de fechar negócio porque não teve uma sensação boa na visita. Por isso, além de se certificar de que o local está com tudo funcionando, desde portas e janelas a torneiras e descargas, invista também em uma boa limpeza para, assim, destacar todas as qualidades do espaço.

Preveja possíveis questões

Outro ponto importante para não ficar com um imóvel disponível por muito tempo no mercado é buscar conhecer bem todas as características da propriedade que está vendendo. Bate sol da manhã ou da tarde? Quanto é o condomínio? Quando foi a última reforma nas instalações elétricas e hidráulicas? Além de causar uma boa impressão, ter na ponta da língua as respostas para todas as possíveis perguntas dos clientes ainda agiliza a venda, já que as pessoas não têm que ficar esperando retorno em relação a algum questionamento importante. Conhecer as características do imóvel também permite que o corretor foque seus esforços em clientes que realmente têm o perfil adequado para aquele espaço, agilizando tanto sua vida como a dos consumidores.

Faça uma descrição detalhada

Para vender um imóvel rapidamente no mercado imobiliário não basta anunciá-lo de qualquer jeito. É preciso se certificar de que a descrição feita é realmente atrativa e, principalmente, completa. Coloque-se no lugar do cliente e busque especificar em cada anúncio tudo o que você, caso fosse comprador, gostaria de saber. Entre os pontos que não podem ficar de fora da descrição estão o número de quartos, banheiros e vagas na garagem, assim como a possibilidade (ou não) de financiamento. Para realmente encantar, vá além, incluindo detalhes sobre os acabamentos do espaço, a existência de escolas nos arredores e outras minúcias que podem ser importantes para os potenciais compradores.

Use fotos de qualidade

De nada adianta escrever uma descrição detalhada se as fotos do anúncio forem de péssima qualidade. Então entenda: mesmo um imóvel impecável precisa de fotos de qualidade para ser vendido rapidamente. O ideal é contar com um profissional especializado para produzir essas imagens. Caso isso não seja possível, porém, você mesmo pode tomar certos cuidados, arrumando os ambientes antes de tirar as fotos, certificando-se de que não há nenhum elemento indesejável aparecendo. Ter atenção à iluminação é outro ponto importante para as fotos não ficarem escuras ou claras demais. Não deixe ainda de valorizar os pontos fortes do imóvel. Assim, caso exista um janelão com uma vista espetacular, é importante fotografá-lo, colocando esse detalhe em destaque no anúncio.

Pense nos canais de divulgação

Para vender um imóvel rapidamente, é essencial anunciá-lo nos canais certos. Por isso, nada de se contentar com uma única plaquinha de venda na janela. Crie um material de divulgação e procure deixá-lo disponível na portaria do prédio, por exemplo. A internet também pode ser uma grande aliada. Anuncie o imóvel no site da corretora, em páginas especializadas e, ainda, nas redes sociais. Quanto mais compartilhado o anúncio for, maiores são as chances de vendê-lo rapidamente. Nesse sentido, pode ser importante traçar um perfil de seus potenciais compradores a fim de divulgar o imóvel nos lugares que esse público está.

Foque no atendimento

A agilidade para vender um imóvel está diretamente ligada ao atendimento que você presta aos potenciais compradores. Por isso, é essencial investir na rapidez aí também, nunca demorando demais a dar retorno para os clientes. E-mails, telefonemas e mensagens no WhatsApp? Busque responder em pelo menos um dia! Nas visitas aos imóveis, leve sempre consigo um cartão de visitas para deixar com os possíveis compradores, contendo todas as formas de contato possíveis. Lembre-se: quanto mais canais você disponibilizar, mais rapidamente os clientes poderão entrar em contato com você sobre uma possível venda.

Aprenda a ouvir os clientes

Esse pode parecer um passo básico demais, mas é muito importante para vender um imóvel rapidamente. Realmente escute o cliente. Entenda o que ele quer e busca em um imóvel. Ao compreender as necessidades de seu potencial comprador, você pode reforçar para ele como as características de determinado imóvel estão alinhadas a seus desejos. Ao escutá-lo, você ganha um tempo valioso, já que pode recomendar a ele apenas aqueles espaços que são realmente adequados para seu perfil e o que busca.

Preparar o imóvel é sim pré-requisito para fazer uma venda. No entanto, se seu desejo é vender um imóvel rapidamente no mercado imobiliário, trate de sair do lugar-comum! Nesse caso, é preciso ficar atento a detalhes como manter a limpeza e a organização do espaço em dia, fazer uma descrição detalhada dos ambientes, tirar boas fotos de tudo e, principalmente, saber escutar seu cliente para, assim, conseguir indicar os imóveis mais adequados para seu perfil. Siga essas dicas e veja que seus imóveis terão uma saída muito mais rápida!

Pronto para a missão? Pois se você gostou deste conteúdo, aproveite para conferir também nossas valiosas dicas para vender imóveis na crise!

publicidade

Compartilhe