Mercado

Saiba quais são os tipos de imóveis mais procurados no mercado

Saiba quais são os tipos de imóveis mais procurados no mercado

Que o mercado imobiliário vem se transformando ano a ano é fato pra lá de consumado. Algumas mudanças podem ser circunstanciais, como o atual crescimento da procura pela locação em detrimento da compra, reflexo do momento econômico do país. Outras mudanças, no entanto, parecem ser tendências estabelecidas e que, portanto, devem se tornar regra. Aí entra, por exemplo, a desvalorização de imóveis em grandes condomínios, com áreas de lazer compartilhadas por muitos moradores. Neste post, vamos mostrar quais são os tipos de imóveis mais procurados e o que os compradores buscam quando o assunto é um novo lar. Curioso? Então confira!

Famílias com crianças

Brincar na rua pode não ser mais uma realidade tão comum para as crianças dos anos 2000, mas mesmo a geração acostumada a se divertir com tablets e celulares demanda espaços de lazer ao ar livre. Por isso, é comum que famílias procurem apartamentos em condomínios com parquinhos, quadras de esportes e outras alternativas de lazer ou mesmo casas próximas a praças movimentadas pelos moradores dos bairros. Portanto, não basta existir uma área comum. A família também precisa ter certeza de que ela vem sendo utilizada pela comunidade, seja do condomínio ou do bairro.

Papel da mulher

Não só a inserção da mulher no mercado de trabalho já é uma realidade há bastante tempo como as conquistas femininas vêm aumentando a cada dia. E esse cenário acaba se refletindo na parte financeira das famílias, com as mulheres se tornando responsáveis por grande parte do investimento e da escolha na negociação seja da compra ou do aluguel de um imóvel. A tendência é que a decisão seja tomada mais pela praticidade, o que significa apartamentos com acabamentos mais simples, além de áreas de serviço e cozinha reduzidas em favor de salas de estar e quartos maiores.

Juventude e localização

Um público cada vez maior do mercado imobiliário é o de jovens (solteiros ou casados) que procuram por seu primeiro apartamento. Em geral, esse tipo de cliente valoriza bastante a localização do imóvel, sempre procurando por regiões centrais ou de alta concentração de opções de entretenimento e de transporte público. Essa clientela normalmente procura por apartamentos de 1 ou 2 dormitórios, quitinetes ou flats. E por mais que a preferência, nesse caso, tenda a ser pelo aluguel, ainda existe público disposto a um financiamento para adquirir o imóvel próprio.

Imóveis usados

Outra mudança relativamente recente no mercado imobiliário diz respeito à procura dos imóveis na planta. Essa opção era bastante comum, já que permitia maior autonomia do comprador para fazer alterações em sua unidade, bem como um maior tempo para financiamento e até mesmo um certo status de imóvel novo proporcionado pelo negócio. Hoje em dia, porém, essa opção não é mais tão procurada. E isso se dá por alguns motivos: a crise econômica, o constante problema de atrasos das construtoras nas entregas e, claro, a facilidade de acesso e compra de imóveis usados.

Como dissemos, o mercado imobiliário pode apresentar diversas variações de público e demanda, sendo que a única forma de estar sempre atualizado com o que acontece nos negócios é mantendo-se atento aos sinais. Investir em pesquisas e acompanhamento de novidades na economia, estar sempre conversando com clientes e potenciais consumidores são algumas atitudes fundamentais para que sua imobiliária possa prever tendências e sempre estar à frente da concorrência. Então o que ainda está esperando para começar?

Agora que você já sabe quais são os tipos de imóveis mais procurados, aproveite para conhecer o inGaia Imob – o melhor CRM imobiliário do mercado – e faça a gestão de clientes e imóveis de qualquer dispositivo e a qualquer momento, além de contar com um site diferenciado totalmente customizável para atrair ainda mais vendas para os seus negócios!

E se quer receber novidades e dicas sobre este mercado diretamente no seu e-mail, aproveite para assinar nossa newsletter!

publicidade
Black Friday inGaia - R$ 1000,00 de desconto para ter o sistema imobiliário mais completo do mercado
Artigos relacionados
Compartilhe