Financeiro

Saiba se o seu cliente esta preparado para assumir um financiamento imobiliario

Saiba se o seu cliente está preparado para assumir um financiamento imobiliário

O trabalho de um consultor está além de auxiliar seu cliente a encontrar um imóvel, você deve ser capaz de auxiliá-lo em todos os processos que caminham até o fechamento do negócio. Caso você tenha um cliente interessado em fazer um financiamento imobiliário, veja algumas questões essenciais que devem ser levantadas antes de assumir essa responsabilidade financeira de longo prazo:

Seu cliente tem uma fonte de renda estável?
A instabilidade financeira no decorrer dos anos do financiamento pode provocar muita dor de cabeça depois do contrato assinado. É importante que seu cliente esteja seguro ao garantir uma entrada pecuniária mensal suficiente para cobrir os juros e manter o estilo de vida desejado.

Seu cliente sabe qual é sua capacidade de financiamento?
Caso o seu cliente não conheça o seu potencial de financiamento, ele pode determiná-lo procurando um especialista em crédito imobiliário, ou fazendo simulações através de um simulador multibancos. Também é fundamental que o CPF não esteja restrito na praça. Regularizar esta situação é muito importante antes de iniciar o financiamento.

Seu cliente tem condições de dar pelo menos 20% de entrada?
Normalmente, os bancos financiam até 80% do valor total do imóvel. É importante que ele possua a entrada para conseguir aprovação. Lembrando que, quanto menos ele financiar, menor será o valor de juros pago e em menos tempo ele poderá quitar o financiamento.

Seu cliente consegue assumir gastos paralelos ao financiamento?
Existem diversos gastos que devem ser verificados antes de assumir o financiamento, como despesas com documentação, ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis), investimentos em reformas e mudanças, por exemplo. Seu cliente deve avaliar estas e outras diversas condições para não prejudicar sua saúde financeira. Para ajudá-lo, informe-o também que alguns bancos financiam as despesas de ITBI e registro do contrato.

Seu cliente está com pressa para financiar o imóvel?
Dependendo do banco, o financiamento pode levar até sessenta dias se não houver exigências da instituição. Existem também problemas relacionados a redução nos limites de financiamento e dificuldades na aprovação do crédito imobiliário. Tempo é um elemento essencial para uma boa programação financeira!

Por fim, seu cliente está comprometido?
Financiamento imobiliário pode parecer uma solução óbvia, mas, muitas vezes envolve disciplina durante mais de 30 anos. No final o importante é planejamento e economia!

Lembre-se, saber responder a estas e outras dúvidas referentes a todos os processos que envolvem a negociação será a diferença entre fechar ou não o negócio.

publicidade
Compartilhe