Financeiro

seguranca-de-dados-como-o-ingaia-locacao-protege-sua-imobilaria-e-seus-clientes.jpeg

Segurança de dados: como o inGaia Locação protege sua imobilária e seus clientes?

À medida que a tecnologia se faz mais presente no cotidiano das empresas, automatizando processos e armazenando informações financeiras sobre clientes, maiores se tornam os riscos à segurança de dados corporativos.

É um fato que os softwares de gestão imobiliária otimizam os procedimentos do dia a dia e melhoram a produtividade. No entanto, também é uma realidade que ter as informações do negócio armazenadas em um sistema que não preza pela segurança, só aumenta a probabilidade de que elas caiam em mãos erradas.

Portanto, neste artigo mostraremos as principais práticas que elevam os riscos à segurança de dados e como o software inGaia Locação pode ajudar a proteger a sua imobiliária e os seus clientes. Quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura para conferir!

Quais riscos podem comprometer a segurança de dados no computador?

Em um mundo globalizado, o acesso ao conhecimento é cada vez mais prático e ágil. Contudo, é necessário ter cuidado com a forma como navegamos na internet e utilizamos nossos dispositivos eletrônicos. A seguir mostraremos os maiores riscos aos quais as informações empresariais estão expostas.

Vazamento de dados sigilosos

Um dos maiores receios de qualquer empreendedor é ter informações sigilosas da empresa e de seus clientes vazadas, não é verdade? A exposição desse tipo de dado na internet pode representar prejuízos astronômicos para a organização, seja em termos financeiros, seja em relação à reputação do negócio no mercado.

Existem diversas formas de ter dados sigilosos vazados, mas, em geral, isso ocorre por causa de uma invasão do sistema por terceiros. A partir do momento em que o banco de dados é invadido, qualquer informação pode ser acessada.

Falhas de gerenciamento das credenciais de acesso

Este é um erro interno cometido por muitas empresas, pois as credenciais de acesso do banco de dados só devem ser entregues a pessoas de confiança. Entregar a senha de acesso do sistema a um colaborador recentemente contratado, por exemplo, é uma atitude arriscada e imprudente.

Portanto, é imprescindível ter um controle rígido sobre essas credenciais, utilizando-as apenas em casos específicos para evitar que caiam nas mãos de indivíduos mal intencionados.

A dica é registrar cada membro da equipe que recebeu as credenciais em um documento, pois caso um problema de segurança de dados venha a ocorrer no futuro, a investigação é limitada a um número menor de pessoas. Nesse quesito o inGaia Locação traz muitas vantagens, uma vez que cada login criado para usar o sistema pode ser configurado com as permissões de acesso às áreas – ou seja, o colaborador só pode acessar aquilo que lhe for permitido.

Falhas de criptografia

Certamente, um dos maiores riscos de segurança aos quais qualquer empresa que armazena seus dados na nuvem está exposta. Os problemas mais comumente gerados por causa de falhas de criptografia são:

  • ausência de criptografia em dispositivos móveis usados para acessar o sistema de gestão da empresa;
  • dificuldades para entender os padrões de criptografia mais adequados às necessidades da imobiliária;
  • nível de proteção insuficiente nos desktops e notebooks dos colaboradores;
  • compartilhamento de dados criptografados fora da organização (por e-mail, por exemplo);
  • dificuldades para emitir relatórios sobre o acesso de dados protegidos.

Uso inadequado dos computadores da empresa

O problema está muito além da procrastinação por parte de funcionários, já que ao acessar sites vulneráveis — a partir dos computadores usados pela empresa — os riscos à segurança de dados são exponencialmente aumentados.

Clicar em links de fontes desconhecidas enviados por Whatsapp, acessar as redes sociais, publicar informações privadas no perfil da empresa são apenas alguns dos exemplos de uso inadequado.

Ataques externos e invasões

Utilizar a rede da empresa para fazer downloads, abrir e-mails de phishing e clicar em links maliciosos são ações que muitos usuários inexperientes no assunto cometem sem a intenção de causar problemas, mas que contribuem com a entrada de malwares e outros arquivos que representam armadilhas virtuais.

Qualquer computador, notebook ou dispositivo móvel que não esteja devidamente protegido com antivírus, criptografia e firewalls está vulnerável a sofrer invasões e ataques externos.

Como elevar a segurança de dados?

O primeiro passo para aumentar a segurança de dados na imobiliária é estabelecer medidas protetivas e preventivas nos processos cotidianos. Por exemplo:

  • estabeleça uma estratégia eficiente de proteção, que seja aplicável à imobiliária como um todo;
  • atualize os profissionais a respeito de noções básicas de TI e como navegar de forma mais segura (ao menos enquanto estiverem no ambiente de trabalho);
  • entenda a importância estratégica de proteger os dados da imobiliária e de seus clientes com o uso de tecnologias e sistemas adequados (como o inGaia Locação).

Quais as vantagens de usar o inGaia Locação em sua imobiliária?

Além de proporcionar uma série de benefícios à gestão de sua imobiliária, integrando os departamentos administrativo e financeiro em um único sistema e otimizando a produtividade, o inGaia Locação proporciona um alto nível de segurança de dados dos clientes e da empresa.

Diferentemente de um computador que pode apresentar falhas — em programas instalados ou vulnerabilidades em planilhas do Excel, por exemplo — ele armazena os dados na nuvem utilizando níveis avançados de criptografia.

Isso quer dizer que cada arquivo sobre o departamento financeiro da imobiliária, dados bancários de clientes e todo o tipo informação que estiver armazenada no sistema podem ser acessados sem correr o risco de os dados serem compartilhados sem a autorização dos gestores.

Sendo assim, sua equipe não perderá tempo ao realizar relatórios sobre resultados, precisando gerá-los manualmente, por receio de que eles sejam roubados em uma invasão externa, por exemplo. Além de gerá-los automaticamente, há garantia total de segurança de dados.

Como você pôde conferir neste artigo, os perigos de ter informações sigilosas da imobiliária expostas podem acabar com a reputação da empresa no mercado e gerar prejuízos financeiros inestimáveis.

Além disso, mostramos como é importante aderir às melhores práticas para elevar a segurança de dados empresariais, estabelecendo regras rígidas sobre o uso dos dispositivos da empresa, conscientizando os colaboradores e, é claro, implementando um software como o inGaia Locação, que significa trabalhar com informações na nuvem com muito mais segurança de dados e praticidade para o negócio.

Você ainda tem alguma dúvida sobre como garantir a segurança de dados de sua imobiliária e de seus clientes? Quer entender melhor como a inGaia pode ajudar neste processo? Então entre em contato com a gente para saber mais!

publicidade
Artigos relacionados
Compartilhe