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Seguro residencial: como oferecer esse produto aos clientes?

Seguro residencial: como oferecer esse produto aos clientes?

Imagine um sinistro horrível acontecendo na sua casa. Talvez um incêndio destruindo todos os seus pertences. Terrível, não? Esse é um risco que todos corremos — inclusive o seu cliente. Para minimizar o impacto e as consequências desse incidente desagradável, existe o seguro residencial, que oferece tranquilidade para pagar indenizações e fornece suporte para esse e outros casos.

Neste artigo, mostraremos que a venda de seguros residenciais pode se tornar uma excelente oportunidade para o corretor de imóveis aumentar o seu faturamento.

Quer aprender a oferecer esse produto com naturalidade para os clientes e fechar mais negócios? Então siga com a leitura!

Feche parcerias com corretores de seguro para conseguir indicações

A parceria com corretores de seguro pode ser uma estrada de mão dupla: você indica seus clientes para o corretor de seguro e, em troca, ele indicará novos clientes para você.

Essa relação é uma grande oportunidade de novos negócios, a menos que você decida fazer a venda de seguros residenciais como um agregado aos serviços prestados ao seu cliente — o que é uma oportunidade para aumentar o seu faturamento.

Assim, é necessário avaliar qual dos cenários é mais interessante para você. Mais adiante daremos algumas dicas sobre o que pode ser feito para conseguir fechar mais vendas de seguros residenciais.

Apresente o seguro residencial como algo que vai trazer maior segurança ao investimento

Muitas pessoas compram um imóvel pensando em uma forma de investimento que trará retornos em médio e longo prazos, mas imagine que o imóvel adquirido sofra um sinistro nesse período — voltemos ao exemplo do incêndio. Como você deve ter imaginado, o investidor, que buscava lucros, terá prejuízos.

Por isso, o seguro residencial deve ser apresentado como algo que trará maior segurança ao investimento, uma vez que ele cobrirá toda a estrutura do imóvel e dará maior tranquilidade ao investidor.

Mostre o valor agregado que o produto oferece na aquisição de uma casa para família

Se o seu cliente compra um imóvel para morar com a família, é fundamental mostrar para ele a tranquilidade que um seguro residencial pode trazer.

Imagine, por exemplo, que o cãozinho da família — entediado por ter ficado sozinho em casa — resolve destruir o sofá da sala, os eletrodomésticos e todo o jardim da residência. Ou, em um cenário mais desastroso, ele decide atacar o entregador de jornais.

Um seguro residencial protegerá o seu cliente desses e outros diversos sinistros — já que aqui falamos só dos prejuízos que o animal de estimação pode ocasionar, como os gastos médicos e honorários de advogado para o caso do entregador de jornais.

Lembre-se sempre de que a residência do seu cliente está sujeita a diversas eventualidades. Assim, contar com seguro residencial é uma forma de proteger a casa e a família do seu cliente.

Mostre para o seu cliente as vantagens de contar com uma assistência 24 horas

Só quem já esteve trancado do lado de fora de sua casa por ter quebrado a chave na fechadura ou teve a cozinha completamente destruída e suja pela explosão de uma panela de pressão sabe a falta que uma assistência 24 horas faz na sua residência.

Assim, esse serviço constante em um seguro residencial pode trazer tranquilidade ao disponibilizar chaveiro e cobertura para os danos causados na cozinha. Além disso, a assistência 24 horas atende emergências em que são necessários eletricista e encanador.

Em algumas seguradoras específicas, podem ser encontrados serviços de despachante, guarda de crianças, guarda de animais domésticos, remoção médica e acompanhante em caso de hospitalização, segurança e vigilância, transporte e guarda de móveis, serviço de caçamba para remoção de entulhos, entre tantas outras comodidades para o segurado.

Identificar quais são as necessidades do seu cliente e oferecer a assistência 24 horas ideal para ele pode ser um excelente argumento de vendas do corretor de imóveis, de maneira natural.

Ofereça a tranquilidade para o caso de roubos e furtos

Nos dias atuais, a violência das grandes cidades faz com que a sociedade viva com medo de roubos e furtos à sua residência.

Antes de oferecer esse tipo de seguro residencial para trazer tranquilidade para o seu cliente, é importante entender a diferença entre roubo e furto — além de saber o que prevê a apólice.

  • roubo: caracteriza-se pela subtração de bens mediante violência dos bandidos;
  • furto qualificado: refere-se ao surrupio de bens na ausência do morador — é necessário ter sinais de arrombamento para comprovar a ação dos bandidos;
  • furto simples: desaparecimento de um bem sem qualquer vestígio.

Cada tipo de contrato resguarda o segurado de certas modalidades. Por isso, é importante explicar para o seu cliente em quais casos ele estará coberto e instruí-lo a fazer uma lista detalhada de todos os bens que serão segurados, caso a seguradora não envie um técnico avaliador.

Entenda como funciona a franquia do seguro residencial

A franquia é uma espécie de coparticipação que o segurado paga para cobrir uma parte do prejuízo.

Se, por um lado, é chato ter que desembolsar dinheiro logo após ter sofrido um prejuízo material, por outro, é a franquia que garantirá uma redução no preço do seguro contratado, já que ela minimiza os riscos da seguradora.

Muitas seguradoras estabelecem um valor de franquia para algumas coberturas especiais. É o caso de acidentes domésticos, furacão ou ciclone, danos elétricos, chuva de granizo e outras.

No entanto, a cobertura básica, que cobre danos ocasionados por incêndios, explosões e desmoronamentos, costuma ser isenta de franquia.

Mostre e explique detalhadamente ao seu cliente todas as cláusulas do contrato. Esforce-se para ter um relacionamento transparente com ele para evitar uma possível insatisfação posterior que pode fechar as portas para novas negociações.

Lembre-se de que a fidelização é a chave de oportunidades recorrentes e indicações. Por isso, ofereça as proteções de um seguro residencial de maneira natural e seja sempre um parceiro do seu cliente.

Agora que você já sabe como oferecer seguro residencial aos seus clientes, aproveite para conhecer o inGaia Locação, com a funcionalidade do inGaia Seguros, que lhe oferece 35% de comissão pela venda deste tipo de proteção para os seus contratos de locação, além de permitir fazer toda a gestão de seus clientes e contratos.

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