Financeiro

financeiro-sistema-de-gestao-financeira-como-ele-ajuda-uma-imobiliaria.jpeg

Sistema de gestão financeira: como ele ajuda uma imobiliária?

De um lado, as receitas com as comissões e as vendas. Do outro, despesas com divulgação e burocracias. Do ponto de vista financeiro, a vida de uma imobiliária é bem movimentada. É justamente por isso que devemos destinar uma atenção redobrada para o assunto, afinal, uma gestão financeira ineficiente pode levar qualquer escritório à falência.

Que as finanças são um assunto importante, todos nós já sabemos, a diferença está na forma como o assunto é encarado. Alguns gestores preferem manter o amadorismo das planilhas, suscetíveis a erros, ao retrabalho e aos desperdícios. Outros, optam por profissionalizar o negócio e adotam os sistemas de gestão financeira.

Se ainda não está convencido de que esses sistemas são indispensáveis, então esse post é para você. Confira, a seguir, os principais benefícios de um sistema de gestão financeira para a sua imobiliária.

Garanta a produtividade

Menos tempo dedicado às finanças significa mais tempo com foco na atividade-fim, que é a corretagem de imóveis. É claro que é preciso destinar toda a atenção necessária para as finanças da empresa, no entanto, o fato é que muitos gestores perdem mais tempo com essa tarefa do que deveriam.

Portanto, ao adotar sistemas de gestão, a empresa também está garantindo um aumento significativo na produtividade do negócio. Ou seja, mais corretores na rua e melhor qualidade para a tomada de decisão, ponto que veremos logo em seguida.

Melhore o planejamento estratégico

É claro que grande parte das decisões do planejamento estratégico envolvem o conhecimento a respeito das finanças, certo? Afinal, é preciso investir em publicidade? Ou será o momento de expandir o negócio? Se não conhecemos as informações financeiras da empresa e, mais importante ainda, se não conseguimos levantar os dados rapidamente, dificilmente podemos tomar essas decisões com convicção.

Portanto, o sistema de gestão financeira ajuda o gestor a realizar um planejamento estratégico muito mais preciso, o que é essencial para diminuir os riscos inerentes ao negócio.

Otimize a gestão dos fluxos de caixa

Claro, um dos principais objetivos da gestão financeira é o controle total dos fluxos de caixa. Afinal, precisamos ter certeza a respeito das entradas e saídas de recursos financeiros operacionais do negócio, isto é, todo o capital que é movimentado por conta da nossa atividade-fim. Só assim podemos saber se a empresa é lucativa ou não.

Com o sistema de gestão financeira o gestor consegue administrar os fluxos de caixa com muito mais facilidade, o que agiliza projeções a respeito do negócio, entre muitas outras coisas. Isso sem contar o fato de que esses sistemas possuem seus próprios indicadores de desempenho, normalmente fornecido por meio de gráficos.

Integre os dados do negócio

Por fim, a tecnologia traz como vantagem a integração de todos os setores do negócio. No caso, podemos integrar a contabilidade, o financeiro e a própria gestão do negócio, para que todos os dados pertinentes às finanças sejam compartilhados por esses setores.

Assim, fica muito mais fácil atualizar os dados e o acesso à informação é dado em tempo real, o que otimiza o desempenho de todos esses setores.

Convencido de que o sistema de gestão financeira é uma ótima alternativa para o seu negócio? Então conheça o inGaia Locação! Nele você tem tudo o que precisa para realizar a gestão de contratos de locação e financeiro completo para a sua imobiliária.

publicidade
Artigos relacionados
Compartilhe