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Vale a pena anunciar em portais imobiliários?

Vale a pena anunciar em portais imobiliários?

Segundo dados levantados pelo IBGE, atualmente os smartphones são a ferramenta mais utilizada para manter os brasileiros conectados, e estão presentes em 80% dos lares do país. Isso significa que o acesso à internet está a cada dia mais democratizado e acessível.

Portanto, para se manter alinhado às tendências comportamentais do consumidor moderno, o mercado de imóveis precisa acompanhar os largos passos da evolução tecnológica.

Além de os panfletos, jornais e placas não serem mais suficientes para suprir a demanda, eles estão se tornando obsoletos, pois agora as pessoas utilizam softwares, aplicativos e sites para pesquisar, comparar preços e realizar suas transações imobiliárias.

Considerando essa realidade, será que vale a pena acompanhar a onda de inovações e anunciar em portais imobiliários? Continue a leitura deste post para saber mais!

O que são portais imobiliários?

Portais imobiliários são mídias digitais que permitem que usuários divulguem e pesquisem imóveis de forma prática e eficiente.

Muito utilizados por corretores imobiliários, esses portais servem para divulgar oportunidades de negócios com rápido retorno, demandando pouco conhecimento técnico e investimentos financeiros.

Não é coincidência que o número de portais imobiliários disponíveis na internet cresceu exponencialmente nos últimos anos.

Afinal, essas mídias proporcionam uma ótima experiência tanto para quem está à procura de um imóvel para comprar quanto para quem pretende vender, servindo como uma alternativa de prospecção com ótimo custo-benefício.

No entanto, é preciso considerar uma série de fatores importantes antes de escolher um portal imobiliário para anunciar.

Como funcionam os portais imobiliários e quais suas vantagens?

Basicamente, os portais imobiliários funcionam de forma semelhante aos sites de compras e vendas como MercadoLivre, Olx e Bom Negócio, intermediando vendedores e compradores por meio de um sistema de unificação de oportunidades de negócio.

A diferença é que essas plataformas abrangem a venda dos mais variados tipos de produtos, enquanto os portais imobiliários são focados apenas em transações comerciais imobiliárias como compras, vendas e aluguéis.

Dentre as vantagens de anunciar nessas mídias, podemos citar:

  • baixo custo para alavancar os anúncios;
  • possibilidade de anunciar gratuitamente, apesar de não ser recomendado por conta da baixa taxa de visualizações;
  • poder de alcance de público extremamente superior em comparação com mídias tradicionais como jornais, panfletos e classificados;
  • possibilidade de fornecer descrições completas nos anúncios, como dados para contato do corretor, preço do IPTU, condomínio, localização, entre outros;
  • exposição de fotos do imóvel, atraindo mais interessados.

Milhões de usuários acessam essas plataformas todos os meses, o que significa que as chances de o corretor imobiliário fechar negócio ao anunciar em um portal imobiliário são significativamente maiores.

O que considerar ao escolher portais imobiliários?

Apesar de todas as vantagens que os portais imobiliários oferecem, antes de decidir em quais plataformas investir os seus anúncios, o corretor de imóveis precisa considerar alguns fatores importantes.

Relevância nas pesquisas orgânicas do Google

O Google é, atualmente, o mecanismo de pesquisa mais utilizado do mundo. Isso quer dizer que, ao procurar por um imóvel na internet, a maioria dos usuários utilizará essa ferramenta.

Portanto, assim como os compradores, o corretor deve se informar a respeito da relevância dos portais imobiliários nos resultados das buscas orgânicas do Google, ou seja, aqueles que estão rankeados entre as primeiras opções.

Para selecionar os portais imobiliários nos quais deseja anunciar, esse é um ótimo começo!

Credibilidade no mercado

Não basta ficar bem-posicionado no Google se não tiver conquistado a confiança dos consumidores, não é verdade? Por isso, a credibilidade que o portal tem no mercado é um dos fatores que o cliente mais levará em consideração em suas pesquisas.

Os usuários analisarão aspectos como tempo de existência, quantidade de anunciantes, layout e estrutura, experiência de navegação e, é claro, sua reputação no mercado.

Melhores práticas ao aderir a um portal imobiliário

Conheça o seu público

Os portais imobiliários estão presentes em todas as regiões do país, focando nas mais variadas demandas do mercado como:

  • casas de luxo;
  • quartos baratos para estudantes;
  • aluguéis para temporadas;
  • imóveis para estrangeiros, entre muitos outros.

Portanto, conhecer seu público-alvo é muito importante para estruturar suas estratégias de prospecção e criar anúncios mais atrativos, focando nas características corretas.

Aposte em várias plataformas

Não foque seus esforços somente em um portal, mas em diversos ao mesmo tempo, pois isso aumenta as chances de que os clientes encontrem os seus anúncios enquanto estiverem comparando preços e opções.

Analise as propostas ousadas que os sites têm a oferecer e beneficie-se disso. Por exemplo, muitas plataformas oferecem período de teste com gratuidade.

Defina um valor a ser investido

Após analisar e decidir quais plataformas utilizar para anunciar seus imóveis, faça um levantamento a respeito dos custos de assinatura e o que os pacotes oferecem em cada portal.

Não se esqueça de considerar o tráfego mensal, ou seja, o índice de visitas que ele recebe em cada anúncio.

Vale ressaltar, ainda, que alguns portais fornecem relatórios e análises para os seus anunciantes, além de oferecerem uma série de ações de marketing para ajudar os corretores a destacarem seus anúncios.

Integre o portal a outras mídias

Como dissemos no início do artigo, a internet está mais acessível do que nunca, e isso significa que, como corretor imobiliário, você deve expandir os seus canais de comunicação ao meio digital.

Integre os seus anúncios nos portais a outras mídias, como:

Sites

Ao integrar o portal em seu site imobiliário, é possível automatizar a experiência de navegação dos usuários e facilitar o seu trabalho, possibilitando o cadastro de toda a sua carteira de clientes de forma automatizada, por exemplo.

Mídias sociais

Qualquer empresa ou profissional que deseja se manter competitivo, nos dias atuais, sabe que as redes sociais não devem ser ignoradas, pois o público está presente nelas em peso. Portanto, utilize plugins para compartilhamento e comentários, por exemplo, para aumentar a interação dos usuários e a relevância de seu site.

Fique de olho na concorrência

Conhecer a concorrência e observar suas ações é uma estratégia muito eficiente para melhorar os seus resultados. Afinal, é preciso estar sempre atualizado às tendências de mercado.

Inspire-se nos corretores e empresas do setor imobiliário que você admira, porque eles servirão como referência para que você estruture táticas de marketing e prospecções eficientes.

Crie anúncios atrativos

Para finalizar, o corretor deve criar anúncios realmente atrativos, selecionando as melhores fotos de cada cômodo e da fachada dos imóveis, para atrair os olhares dos usuários no meio de tantos outros anúncios.

Ao anunciar em portais imobiliários, não basta pagar mensalidades e taxas para alavancar os anúncios. É preciso fornecer informações precisas, boas fotos, e, obviamente, dados para que os interessados entrem em contato.

Agora que você já sabe se vale a pena anunciar em portais imobiliários, não deixe de conferir também as nossas 4 dicas para produzir um blog imobiliário de qualidade!

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