Liderança

lideranca-vendas-imobiliarias-como-montar-uma-equipe-de-corretores-campea.jpeg

Vendas imobiliárias: como montar uma equipe de corretores campeã?

Ter um time de corretores aptos a prospectar clientes, captar imóveis e aumentar o índice de vendas é o sonho de todo gestor de uma imobiliária, não é verdade? Para garantir o sucesso do empreendimento, no entanto, não basta sonhar, é preciso agir.

Saber escolher os melhores profissionais no ato da contratação, exigir comprometimento com a empresa e estipular metas realistas são apenas algumas das medidas que devem ser adotadas para estimular os seus corretores a darem o melhor de si.

Por isso, no artigo de hoje mostraremos como montar uma equipe de corretores capaz de garantir o sucesso de sua imobiliária. Continue a leitura do conteúdo para conferir!

Aposte em treinamentos curtos e eficientes

Se existe uma medida importante a ser tomada com antecedência, para garantir a formação de um time de corretores campeão, é saber escolher os melhores profissionais durante as etapas do processo seletivo.

Você, como gestor, precisa ser exigente e ter discernimento para reconhecer talentos natos. Entretanto, também precisa ter perspectiva para perceber que, muitas vezes, esses talentos ainda não estão completamente formados, mas com o incentivo correto e investimentos em suas habilidades, podem se tornar os melhores corretores do mercado.

Portanto, considere implementar treinamentos de curta duração e grande eficiência, visando extrair o melhor de cada integrante de sua equipe de corretores e, desse modo, formando um verdadeiro time que lutará pelos melhores resultados para a sua empresa.

Estimule o espírito de equipe entre os corretores

Em empresas que trabalham com vendas diariamente, é muito comum que os gestores incentivem um ambiente de trabalho competitivo entre os profissionais, por meio de cobranças, metas inatingíveis e muita pressão.

Uma das grandes falhas nesse modelo de liderança é o fato de que um ambiente de trabalho demasiadamente competitivo propaga a divisão em vez do espírito de equipe, que é fator essencial para a formação de um time de vendas de sucesso.

Se a sua intenção é trabalhar com corretores motivados, engajados e comprometidos com a sua causa, é imprescindível que eles sintam que fazem parte da equipe da imobiliária.

Para isso, conheça cada membro do time, promova dinâmicas em grupo, coffee breaks, eventos corporativos e todo o tipo de possibilidade para que laços sejam gerados e a equipe seja unificada.

A partir do momento em que o verdadeiro conceito de equipe for implementado em seus corretores, você terá os melhores profissionais do mercado trabalhando ao seu lado, unidos para atingirem resultados.

A ideia é que todos cumpram suas metas, mas sem que ninguém “puxe o tapete” de seu colega de equipe para isso. Muito pelo contrário, a intenção é que os corretores formem pequenos grupos e se ajudem para alcançarem os objetivos.

Seja a inspiração de seus corretores

Como líder, seu papel diante da equipe de corretores é fundamental para que o desempenho e o caráter profissional deles seja moldado, pois de uma forma direta ou indireta, eles acabam se inspirando nas atitudes que você tem no cotidiano.

Portanto, é imprescindível que você dê um bom exemplo de liderança, agindo sempre com ética, coerência e de acordo com os valores da empresa e da profissão de corretor de imóveis.

Procure sempre demonstrar comprometimento pessoal com a organização, além de elogiar publicamente o desempenho de cada membro do time, pois a motivação é muito importante no sucesso de qualquer equipe de alta performance em vendas.

Mesmo que o mercado imobiliário seja composto, em geral, por profissionais autônomos, somente as variáveis como comissão, estrutura e condições de trabalho podem não ser suficientes para manter a motivação da equipe de corretores em alta.

É necessário trabalhar no desenvolvimento de um ambiente em que os profissionais se sintam valorizados, engajados e envolvidos em todas as etapas no crescimento da equipe. Neste meio, a realização pessoal pode ser considerada abstrata, porém gera resultados bastante concretos no dia a dia.

Aposte na cultura de crescimento na carreira

Como dissemos anteriormente, corretores são profissionais autônomos, podendo participar ou não da equipe de uma imobiliária. Portanto, o argumento dos ganhos financeiros nem sempre é capaz de manter o ânimo de um corretor em alta.

Entretanto, a possibilidade de uma carreira bem sucedida na corretagem de imóveis, o crescimento profissional e o desenvolvimento pessoal, esses sim podem ser bastante atrativos para a sua equipe de corretores.

Por isso, estimule-os por meio de cases de sucesso, deixando bem claro que quando trabalham como um time, são capazes de alcançar qualquer posição que tiverem em mente.

Recompense a sua equipe

Assim como qualquer profissional que trabalha com vendas, os corretores são motivados por objetivos e ganhos financeiros, concorda? Todo o seu empenho em oferecer um ótimo e diferenciado atendimento ao cliente, além de seus investimentos em capacitação profissional, são focados, basicamente, nas comissões que este mercado reserva a cada transação efetivada.

A estratégia das recompensas financeiras a cada conquista alcançada é tradicional e muito utilizada por empresas que lidam diretamente com vendas. Você pode explorar não somente as famosas comissões, mas também as bonificações, que podem ser entregues em dinheiro ou em benefícios como viagens, produtos, estadias em hotéis e assim por diante, ficando a critério do corretor escolher como ser beneficiado.

Estipule metas realistas

A definição de metas é uma das estratégias mais tradicionais para incentivar corretores e vendedores a desenvolverem um bom desempenho e atingirem os melhores resultados de vendas.

Entretanto, é muito comum, infelizmente, nos depararmos com gestores que utilizam uma prática desonesta de estipular metas inalcançáveis para a realidade da empresa, com o intuito de que por mais que seus corretores se esforcem, jamais as alcancem e, assim, não seja “necessário” pagar a porcentagem total de sua comissão.

Definitivamente, essa é uma das piores formas de motivar a sua equipe de corretores. Se a sua intenção é promover a união entre os profissionais e fazer com que eles trabalhem em conjunto, considere fazer uma pesquisa de mercado mais consistente e começar a estipular metas realistas.

Dessa forma, você evita o enfraquecimento da gestão, reduz a insatisfação dos profissionais e diminui a rotatividade da imobiliária, o que é fundamental para a formação de uma equipe de corretores sólida e eficiente.

Agora que você já sabe como montar uma equipe de corretores campeã, saiba também como trabalhar a motivação da equipe de vendas de sua imobiliária!

publicidade
Artigos relacionados
Compartilhe