Mercado

voce-sabe-o-que-e-uma-incorporadora-imobiliaria.jpeg

Você sabe o que é uma incorporadora imobiliária?

Nos dias de hoje, saber o que é uma incorporadora imobiliária é essencial para qualquer corretor, independentemente se ele é autônomo ou não.

Até porque muitos acabam confundindo-as com as construtoras. Saiba que na prática não são a mesma coisa, apesar de que muitas construtoras também podem ser incorporadoras e vice-versa.

Desse modo, é importante saber exatamente como elas trabalham, pois é possível aproveitar grandes oportunidades de negócio por meio delas, ou seja, são organizações que podem gerar muitos negócios para quem é corretor.

Mais do que saber como elas trabalham, é preciso saber se relacionar bem com elas. Além disso, no momento de lidar com o cliente, caso ele questione sobre o assunto, é preciso demonstrar esse conhecimento para saber repassar qualquer informação que seja correta.

Pois bem, você que é corretor está curioso para saber como aproveitar essa chance para ampliar a sua atuação? Então, acompanhe o post até o final e entenda melhor o que é uma incorporadora imobiliária!

O que é uma incorporadora imobiliária?

Uma incorporadora nada mais é do que a responsável por articular toda a concepção de um empreendimento que será construído.

Na prática, ela faz estudos para identificar oportunidades de mercado, verifica qual é a viabilidade da concepção e também da construção do imóvel, compra o terreno, e tem a responsabilidade de definir todos os detalhes do imóvel que será vendido.

Além disso, quando entramos na questão do relacionamento com o consumidor, este deverá acionar a incorporadora caso haja qualquer descumprimento de contrato, por exemplo.

Qual a diferença entre a incorporadora e a construtora?

Agora que já sabe melhor o que é uma incorporadora, vamos falar um pouco mais sobre o que é uma construtora para que você possa entender a diferença entre ambas.

Antes de mais nada saiba que a construtora é a responsável pela construção civil do imóvel, que vai desde a contratação da mão de obra necessária até a realização dos testes relacionados à segurança e à qualidade da construção.

Ou seja, tudo que envolve a construção — desde a execução das atividades, a compra de recursos até o relacionamento com os trabalhadores — é responsabilidade da construtora. Sendo assim, é muito comum que a incorporadora contrate a construtora para construir o imóvel que é de sua responsabilidade.

Nesse sentido, já nota-se uma primeira diferença entre ambas: a incorporadora é responsável pela articulação do imóvel e a construtora é responsável pela sua obra.

Outra grande diferença entre elas é que a incorporadora corre mais riscos na execução dessa obra, por outro lado sua margem de lucro é muito maior.

Por fim, é interessante ressaltar mais uma vez que muitas incorporadoras também exercem o papel de construtora, pois podem fazer parte do mesmo grupo empresarial, por exemplo.

Como as incorporadoras se relacionam com as construtoras?

As incorporadoras se relacionam com as construtoras de forma bem simples. Quando ela identifica a oportunidade de começar a construção de um novo empreendimento, ela precisará se envolver com outras partes para que seja possível que esse projeto caminhe bem.

Dentre essas partes, ela precisará de um financiador para viabilizar a obra financeiramente, de serviços de consultoria para o planejamento imobiliário, dos escritórios de engenharia e arquitetura para desenhar o projeto, das empresas que são especialistas em licenças que serão necessárias para iniciar a obra e também fazer pesquisa de mercado, além das agências de marketing, publicidade e propaganda.

Junto de todas essas partes que listamos, há a construtora, a qual será a responsável pela execução da obra, oferecendo mão de obra e se relacionando com todos os envolvidos no que diz respeito à obra do empreendimento em si.

Como o corretor pode atuar junto a uma incorporadora imobiliária?

Agora que você já sabe melhor sobre o que é uma incorporadora imobiliária, vamos destacar como um corretor autônomo pode atuar aproveitando todas as oportunidades que uma incorporadora oferece.

Sabemos que um corretor autônomo possui inúmeras vantagens no sentido da flexibilidade e liberdade para trabalhar e fazer a rotina de trabalho que mais se adapte com a sua vida, correto?

Nesse sentido, os negócios de uma incorporadora podem ser uma grande vantagem para os profissionais que optam por trabalhar dessa maneira.

Vamos destacar alguns desses pontos que podem ajudar você a se destacar na profissão, caso decida trabalhar com uma incorporadora:

1. Segurança para o cliente

Ao fazer negócio com o cliente, é possível passar mais segurança para ele quando há uma incorporadora no meio desse processo, porque o cliente se sente mais seguro quando há um CNPJ empresarial envolvido na negociação. Obviamente que a reputação da incorporadora precisa ser boa, ok?

Então, no momento de prospectar e negociar com os clientes, não se esqueça de usar toda essa reputação da incorporadora a seu favor para facilitar que a transação se concretize!

2. Flexibilidade no atendimento

Outro ponto que você pode usar a favor ao trabalhar com uma incorporadora é a flexibilidade ao atender os clientes, tanto no sentido geográfico quanto na questão de tempo.

Afinal, o profissional autônomo possui uma maior liberdade para se deslocar, então ele poderá ir até o cliente e levá-lo ao local do imóvel na hora que for preciso.

Aliás, como o horário de trabalho também é flexível, não correrá o risco de o cliente não poder conversar ou visitar o imóvel por causa do horário comercial.

Pode não parecer, mas isso já oferece uma ideia de que há um atendimento de qualidade, o que ajuda muito no sucesso da negociação.

3. Retorno financeiro

Outra grande vantagem que trabalhar com uma incorporadora pode lhe oferecer é a questão do retorno financeiro. Sabemos que as comissões para um corretor autônomo são muito maiores — e com as incorporadoras isso não é diferente.

A vantagem se intensifica no sentido de que muitas vezes as incorporadoras podem disponibilizar imóveis que tenham valores mais altos. Então, a cada venda que o corretor realizar, uma boa comissão entrará em sua conta bancária.

Por esse motivo, trabalhar com as incorporadoras de forma autônoma pode trazer um excelente retorno financeiro.

Agora que você já sabe o que é uma incorporadora imobiliária, o que acha de saber mais sobre o mercado imobiliário assinando nossa newsletter?!

publicidade
Black Friday inGaia - R$ 1000,00 de desconto para ter o sistema imobiliário mais completo do mercado
Artigos relacionados
Compartilhe