Como otimizar minha carteira de clientes para imóveis?

Atualizado em 16/08/2018 as 11:43
Tempo de leitura: 9min aprox.

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Diante das exigências crescentes do público consumidor, adotar estratégias para melhorar os serviços oferecidos e otimizar o nível de eficiência é fundamental para profissionais de praticamente todos os segmentos do mercado. Por isso, saber como otimizar a carteira de clientes para imóveis pode ser uma estratégia excelente para o seu negócio.

O setor imobiliário é um dos mais importantes do país e pode proporcionar ótimas oportunidades de lucro, desde que sejam oferecidos bons diferenciais para atrair novos parceiros e compradores. Neste post, vamos dar algumas dicas que vão ajudá-lo a fazer isso do jeito certo. Confira!

Avalie a comunicação do seu website

Um dos primeiros passos para otimizar a carteira de clientes para imóveis deve ser a realização de uma boa avaliação da qualidade do seu endereço virtual. É preciso ter em mente que o site de um corretor é uma espécie de cartão de visitas para o público e, quando mal administrado, pode facilmente minar os resultados no segmento.

É indispensável disponibilizar as informações mais importantes, como telefones de trabalho, e-mail oficial, número de registro profissional e, se for o caso, endereço físico da empresa. Outra ação interessante, nos dias de hoje, é tornar o seu website responsivo, de forma que ele se adapte a outros aparelhos, como tablets e smartphones.

Uma ótima dica é usar uma plataforma de construção de sites especialmente desenvolvida para corretores. Com ela, você pode criar um website personalizado em poucos minutos e seus clientes poderão contar com a melhor busca de imóveis do Brasil, utilizando a mesma tecnologia dos principais portais imobiliários do planeta.

Ao construir seu site com o inGaia Imob, a sua página virtual fica integrada ao CRM e você pode proporcionar um atendimento profissional, com envio automático de oportunidades para os clientes e feedbacks para os proprietários, tornando o seu dia a dia muito mais produtivo.

Invista em boas estratégias de marketing

Investir em estratégias de marketing é uma boa maneira de se diferenciar dos concorrentes e uma forma eficaz de otimizar a carteira de clientes para imóveis. Se, em outros tempos, fazer isso custava muito dinheiro, a internet democratizou o mercado e você pode divulgar os seus serviços mesmo com poucos recursos.

Aqui, uma boa solução é apostar no poder das redes sociais. Você pode ter um perfil profissional de forma gratuita em diversas mídias, como o Facebook, o Instagram e o LinkedIn. Outra ideia interessante é a criação de um blog no qual você pode elaborar, publicar e compartilhar conteúdos interessantes relacionados com a sua área.

Utilize a segmentação do seu público

A segmentação de clientes é outra estratégia muito interessante, afinal, é um grande erro acreditar que todo o seu público possui as mesmas demandas, necessidades e anseios. Além disso, cada pessoa reage de maneiras distintas em situações diferentes, e compreender isso é essencial para agradá-las e aumentar as suas chances de estabelecer novos negócios.

Você pode segmentar, por exemplo, de acordo com a localização geográfica, montando campanhas com base no local em que seu público está situado. Para isso, você pode usar alguns dados simples, como o endereço atualizado dos seus consumidores, potencialmente obtidos por meio da utilização de formulários.

Outro tipo bastante comum de segmentação é feito de acordo com a renda e está intimamente ligado a quanto esse cliente pode gastar em uma transação de compra ou locação. Isso é fundamental, pois pouco adianta você enviar propostas de vendas milionárias para uma pessoa que quer investir poucos milhares de reais em uma aquisição.

Analise o gerenciamento dos clientes

Uma vez que o cliente deve ser o foco principal do corretor, o seu gerenciamento merece uma atenção toda especial. Mesmo assim, muitos profissionais ainda têm dificuldades em identificar quem é o seu público atual e, principalmente, qual é a melhor forma de fidelizar antigos compradores e conquistar novos interessados.

Por isso, fazer uma boa gestão é muito importante e os seus principais objetivos devem ser: aprimorar a análise de perfis; elevar a velocidade e a qualidade dos seus atendimentos; além de criar ações de marketing e vendas mais precisas e eficientes, sem que elas sejam muito caras ou excessivamente complexas.

Estabeleça parcerias estratégicas e vantajosas

Estabelecer parcerias vantajosas é outra etapa crucial para otimizar a carteira de clientes para imóveis. Embora seja um fato indiscutível, muitos profissionais têm dificuldades para colocar essa ação em prática, especialmente porque o segmento possui uma concorrência acirrada e, em alguns casos, pouca visão de mercado.

Contar com parceiros de negócio é uma ótima estratégia para melhorar a divulgação do seu trabalho e, também, atender melhor o público de áreas que você não domina completamente. Por isso, busque alianças com empresas consolidadas no setor e se relacione com outros corretores com o intuito de trocar experiências.

O sistema inGaia Imob, por exemplo, facilita as parcerias reunindo todos os seus usuários – que hoje passam de 30 mil corretores – em um chat. Lá você também pode optar por deixar sua carteira de imóveis visível para receber propostas de parcerias, uma vez que outro corretor pode não possuir  um determinado tipo de imóvel em sua própria carteira, mas pode encontrá-lo na sua.

Aposte em um bom pós-venda

O pós-venda já vem sendo devidamente utilizado em diversos segmentos do mercado e, no setor de imóveis, muitos profissionais já estão percebendo a importância de manter o contato com seus antigos clientes. Essa prática deve valer tanto para os que já fecharam negócio, quanto para aqueles que desistiram da compra, independentemente dos motivos apresentados.

Além de apostar no envio de e-mails e de fazer contato telefônico, você pode, mais uma vez, apostar no poder das redes sociais, uma vez que essas mídias podem ser ótimos caminhos para manter o relacionamento. Ao estabelecer um vínculo duradouro, você abre a possibilidade de indicações de novos consumidores e, até mesmo, de uma recompra.

Não abra mão de utilizar um CRM

Por fim, outra forma de melhorar consideravelmente a sua carteira de clientes é apostar no uso de um software de gestão com CRM (ferramenta de gestão de clientes), como o inGaia Imob. Com essa eficiente solução, você pode otimizar o seu tempo e melhorar os seus processos, tornando-se um profissional muito mais requisitado no mercado.

Por meio desse sistema, tudo fica centralizado em um só local e o trabalho administrativo pode ser desenvolvido com mais precisão, uma vez que a plataforma permite que muitos serviços sejam automatizados. O CRM disponibiliza, ainda, relatórios e monitora as atividades, possibilitando uma análise digital das métricas e do atendimento aos clientes.

Agora que você já sabe como otimizar a sua carteira de clientes para imóveis, aproveite para conferir também o tudo o que você precisa saber sobre o inGaia Imob!


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