Liderança

Confira 5 dicas para promover a mudança de mindset em corretores

Atuar no mercado imobiliário traz excelentes chances de sucesso, mas também é uma tarefa desafiadora, especialmente por nosso país oscilar bastante na economia e não proporcionar muita segurança financeira. Diante dessa realidade, conhecer algumas dicas para promover a mudança de mindset em corretores pode ser muito interessante.

Essa é uma medida que pode ser bastante proveitosa, fazendo com que o ambiente corporativo de uma imobiliária seja muito mais saudável e que as equipes sejam capazes de trabalhar melhor, gerando lucros muito mais robustos ao final do mês. Confira o conteúdo a seguir e descubra como fazer isso!

O que é a mudança de mindset?

Podemos entender mindset como uma espécie de configuração da mente, como o conjunto de ideias, valores e crenças que um profissional tem. Logicamente, esse modelo será responsável não apenas pela maneira como ele age no seu dia a dia, como também pelas escolhas, decisões e até pela sua percepção da realidade.

O lado bom dessa história é que, assim como o mindset pode ser construído, também pode (e deve) ser alterado. Isso quer dizer que os gestores e líderes podem fazer com que seus colaboradores desenvolvam mudanças positivas em suas mentalidades, eliminando atitudes sabotadoras e crenças limitantes.

A partir do momento em que são feitos direcionamentos benéficos nos comportamentos dos funcionários, não é difícil perceber que as equipes e a empresa como um todo também vão colher bons frutos, não é mesmo? Com um mindset positivo, qualquer um estará pronto para enfrentar os maiores desafios em busca do sucesso!

Como é a realidade dos corretores?

Depois de entender melhor qual é o conceito de mindset, é preciso compreender como a sua mudança pode ser benéfica em alguns segmentos do mercado, como é o caso do setor de imóveis. Mas, antes de mais nada, você deve entender que os corretores e demais colaboradores já estão acostumados com processos antigos.

Isso pode implicar resistência a mudanças, fazendo com que a adoção de novos processos seja mais difícil do que você pensava. É preciso fazer isso de maneira gradativa e estratégica, seguindo as etapas de forma natural, até que você tenha êxito nessa empreitada.

Como promover a mudança de mindset em corretores?

1. Incentive a cultura de mudanças

O primeiro passo para promover a mudança de mindset em corretores é incentivar uma cultura desse tipo na sua empresa, afinal, nenhum corretor ou outro colaborador poderá aprimorar e elevar os seus pensamentos se ele achar que o próprio local no qual ele trabalha não está aberto para esse tipo de aprimoramento.

Tenha em mente que os profissionais mais experientes estarão habituados a processos antigos e tenderão a preferir fazer as coisas da sua maneira, do jeito que estão acostumados. Eles podem relutar em se modernizar, mas os gestores devem se mostrar sempre abertos a novas ideias e soluções, incentivando que elas sejam discutidas.

Dessa maneira, sempre que algum membro da equipe promover uma opinião diferente, é fundamental parabenizá-lo e estimulá-lo, ainda que ela não seja implementada. Ressaltar os seus lados positivos diminui o medo e faz com que todos se sintam valorizados, na busca constante por algo melhor para o time.

2. Ofereça treinamentos constantes

Uma excelente ferramenta de gestão para os negócios sediados no setor imobiliário são os treinamentos constantes. É preciso entender isso não como uma despesa, mas como um verdadeiro investimento que trará retorno em médio e longo prazos. Corretores são, antes de mais nada, vendedores, que podem se beneficiar de aprimoramentos.

Além de cursos na área, você pode apostar na realização de ações internas, nas quais um funcionário pode contribuir para a evolução de outro. Existe também muito material disponível na internet e você pode usá-los para fazer uma exposição para a equipe ou para promover um debate de ideias.

3. Comunique os ideais da empresa

É importante que os corretores e demais funcionários conheçam os ideais da imobiliária, especialmente quando há uma mudança no mindset da empresa. Para conseguir isso, você não pode deixar de ter um bom relacionamento com os colaboradores, deixando as portas abertas para ter uma conversa clara com toda a sua equipe.

Nesses casos, você precisa esclarecer os motivos e objetivos da mudança, bem como as principais tendências para os meses seguintes e de que maneira isso pode influenciar a rotina, o trabalho e os prazos. Uma equipe em sintonia com os valores, a missão e as metas da gerência será sempre muito mais eficiente.

4. Estabeleça metas e objetivos

Além de comunicar os ideais da empresa, também é muito interessante que os gestores e administradores estabeleçam metas claras para cada funcionário, de forma a guiá-lo a fazer o que for melhor para a imobiliária. Isso faz com que a motivação aumente e ajuda a fazer com que qualquer um passe longe da sua zona de conforto.

É muito importante que os corretores tenham um propósito, uma causa maior, que deve ir muito além de um número “X” de vendas ou de novos contratos na carteira de clientes. É preciso que todos compreendam que uma ação acertada ajuda no trabalho do outro e torna a rotina muito mais simples.

5. Invista pesado em tecnologia

Por fim, investir pesado em tecnologia também ajuda bastante a promover a mudança de mindset em corretores. As empresas que estão na vanguarda do mercado imobiliário não abrem mão de soluções modernas, que trazem muito mais subsídios e elementos para que todos realizem o seu trabalho de forma mais eficaz.

O sistema de gestão é uma ferramenta útil, que permite que os colaboradores centralizem todos os dados relevantes em um só local, facilitando a checagem e evitando o risco de erros e retrabalho. Contar com uma empresa especializada nesses tipos de soluções para imobiliárias, por exemplo, é uma excelente ideia.

Como você pode ver, promover a mudança de mindset em corretores é uma estratégia que pode trazer excelentes resultados para a sua empresa!

Você está pronto para promover a mudança de mindset em corretores? Quer contar com o que há de melhor no mercado? Então, não perca mais tempo. Entre em contato conosco e conheça nossas soluções!

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