Financeiro

Controle financeiro da imobiliária: como o inGaia Locação pode ajudar?

Manter o controle financeiro da imobiliária pode ser uma tarefa desafiadora. A imprevisibilidade no que se refere, especialmente, às receitas, é capaz de comprometer a execução de qualquer planejamento referente às finanças do negócio.

Porém a saúde financeira da sua imobiliária depende da superação deste desafio, e a solução para se obter sucesso nesta missão é a utilização de softwares de gestão. O inGaia Locação simplifica procedimentos financeiros e facilita a vida dos gestores, sendo a melhor alternativa nesse contexto.

Entenda, neste post, por que a gestão financeira da imobiliária é tão importante para o negócio e saiba como o inGaia Locação pode ajudar.

A importância do controle financeiro da imobiliária

Em qualquer empresa, uma boa gestão financeira é essencial para manter sua competitividade e sua lucratividade. Mas em uma imobiliária esta rotina tem um componente extra: a imprevisibilidade em relação às receitas, já que, de um mês para o outro, pode ocorrer uma considerável variação no volume de negócios.

Assim, o planejamento e o controle financeiro da imobiliária devem considerar esta incerteza quanto às receitas que entrarão no mês seguinte. Se não houver algum lastro ou reserva, um período de baixa nos negócios pode comprometer aquilo que se conquistou nos melhores meses.

Atualmente, é praticamente impossível pensar em conduzir a gestão de uma imobiliária sem dispor da tecnologia. Tanto nas empresas de grande porte quanto naquelas menores e mais enxutas, o uso de um sistema de administração, por exemplo, se mostra inevitável.

A solução integra todas as informações sobre a organização, fazendo o gerenciamento dos dados, processos e recursos demandados pelas diferentes áreas. Esta integração simplifica o trabalho da imobiliária não apenas na área financeira, mas também no que se refere às demandas administrativas e no atendimento ao cliente.

O uso da tecnologia na gestão financeira imobiliária

Embora o ERP possa ser considerado uma das mais importantes ferramentas de gestão para a imobiliária, há outras soluções que podem – e devem – ser aproveitadas para melhoria do desempenho.

Também se tornaram indispensáveis os softwares e aplicativos específicos para a gestão imobiliária. Eles ajudam ao executar, em minutos e com toda a precisão, processos com os quais antes se perdia tempo e corria-se o risco de falhas. Isso significa mais agilidade e mais competitividade para fazer frente a um mercado cada vez mais concorrido.

A tarefa de otimizar a gestão financeira

O grande negócio de uma imobiliária é comercializar imóveis e gerenciar aluguéis. Esta é a sua atividade-fim. Mas o sucesso nestas tarefas tem seus resultados comprometidos por uma má gestão financeira. Por isso é tão importante investir tempo, dinheiro e esforços na melhoria de suas finanças.

Logo, dedique-se a tarefa de melhorar a gestão financeira do seu negócio. Conheça detalhadamente suas despesas e suas receitas. Faça um planejamento detalhado de suas finanças, das receitas que estão por entrar e as despesas para tocar o negócio. No que se refere à gestão financeira de sua imobiliária, não há espaço para surpresas. Tudo deve estar planejado ou previsto.

Mesmo que as receitas do mercado imobiliário sejam voláteis, é importante ter um controle do orçamento. Deve-se projetar possíveis entradas e planejar-se para o caso delas não acontecerem (a temida inadimplência).

Previna-se também de um erro clássico de muitas empresas, especialmente as de menor porte: a mistura entre as finanças pessoais e as do negócio. Este é um passo rumo à perda do controle e um erro, infelizmente, bastante comum. Por último, mas não menos importante: não abra mão da tecnologia e da automatização dos processos.

As funcionalidades do inGaia Locação

O inGaia Locação é uma ferramenta completa de gestão administrativa. Por meio dela é possível gerenciar tanto as despesas da imobiliária quanto aquelas referentes especificamente aos contratos de locação de imóveis. Alimentando o software corretamente com seus dados financeiros, é possível controlar tanto suas despesas quanto suas receitas.

Todo o processo de cobrança de sua empresa também pode ser feito por meio do inGaia Locação, de forma automatizada. O sistema gera os boletos, envia ao cliente e efetua a baixa na operação quando ocorre o pagamento. O mesmo ocorre com a nota fiscal, gerada automaticamente pelo sistema.

Nos casos dos débitos mais prolongados, o inGaia Locação permite igualmente gerar relatórios de inadimplência e também programar acordos para a quitação dos débitos vencidos há bastante tempo.

O inGaia Locação possui, inclusive, uma funcionalidade que auxilia no planejamento financeiro anual da imobiliária. A partir dos registros do ano anterior — lançamentos, taxas, ações —, o sistema consegue apresentar uma previsão de como será seu próximo ano.

Vantagens do inGaia Locação

Além da otimização de processos como a cobrança e o planejamento financeiro, o inGaia Locação tem entre suas grandes vantagens a economia de tempo. Ao unificar e automatizar atividades, o software permite que a gestão da imobiliária seja feita não apenas de forma mais rápida, mas também com menos pessoas envolvidas, tudo em um único lugar.

Dessa forma, a empresa pode concentrar esforços em suas atividades-fim, gerando mais retorno com o mesmo gasto de tempo e recursos.

Além de tudo isso, o inGaia Locação ainda permite agregar benefícios de aplicativos extremamente necessários para imobiliárias que trabalham com locação. Um exemplo é a integração com o app Vistoriador, que permite fazer todo o processo de vistoria de um imóvel por meio apenas do uso do smartphone e inserir automaticamente as informações no software.

Tudo isso disponível em um sistema armazenado em nuvem, possível de ser acessado por meio do navegador de internet, sem sequer ocupar espaço no computador. Todas as informações são salvas diariamente em um backup que garante a segurança dos dados da empresa.

Estes são alguns aspectos que é preciso levar em consideração ao realizar o controle financeiro da imobiliária. Trata-se de um processo essencial para manter a competitividade e a lucratividade do seu negócio. Além disso, não deixe de considerar a adoção do inGaia Locação para facilitar sua gestão.

Gostaria de conhecer, na prática, como o inGaia Locação funciona? Então, faça o teste gratuito e confira como ele pode qualificar o controle financeiro da sua imobiliária.

publicidade
Artigos relacionados
Compartilhe