Descubra 6 vantagens da automação no mercado imobiliário

Atualizado em 22/05/2018 as 09:52
Tempo de leitura: 8min aprox.

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mercado imobiliário está sendo transformado pela era da tecnologia. A cada dia novas soluções são criadas para otimizar processos, reduzir a burocracia e proporcionar mais autonomia aos clientes.

Em um panorama tão amplo, o corretor de imóveis que deseja se manter atualizado e competitivo no segmento em que atua, precisa estar sempre em busca de conhecimento, ferramentas e recursos para ampliar sua visão a respeito das necessidades dos consumidores modernos.

Por isso, no conteúdo de hoje mostraremos as principais vantagens que a automação no mercado imobiliário pode proporcionar ao corretor. Quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura do artigo para conferir!

1. Otimiza a produtividade e melhora as vendas

Para um corretor de imóveis, tempo é um fator que literalmente vale dinheiro. Manter um relacionamento saudável e profissional com seus clientes é uma das tarefas que mais exige esforço. O que significa que processos cotidianos burocráticos podem gerar uma série de problemas na rotina desse profissional.

Por exemplo, um contrato está atrasado porque o corretor precisou gastar tempo reunindo um grande volume de dados. Ou, um cliente recebeu um atendimento de baixa qualidade, pois havia uma série de relatórios a serem preenchidos e a conversa precisou ser apressada.

Portanto, se os processos triviais da rotina do corretor são automatizados com o auxílio de um CRM, ele terá mais tempo para se dedicar aos clientes, proporcionando um atendimento com qualidade, aumentando suas chances de concretizar vendas e melhorar o relacionamento.

2. Reduz o custo de aquisição de novos clientes

automação no mercado imobiliário está diretamente ligada ao aumento da rentabilidade do negócio de corretagem de imóveis, já que além de aumentar as vendas e, consequentemente o lucro, também proporciona eficiência e praticidade à rotina do profissional.

Isso significa que o corretor pode não apenas se dedicar melhor ao desenvolvimento de suas ações de marketing imobiliário, como também automatizá-los por meio de um software desenvolvido sob medida para atender às suas necessidades.

O impacto disso ocorrerá na redução de custos que o profissional tem para adquirir novos clientes, gerando ainda mais rentabilidade.

3. Melhora a coleta de dados relevantes dos clientes

Ainda no âmbito do marketing, uma das grandes vantagens da automação no mercado imobiliário é o fato de que um CRM eficiente é munido com recursos e ferramentas, capazes de obter informações sobre seus leads (potenciais clientes), o que é vital para os negócios.

O CRM, por exemplo, capta as informações dos clientes e clientes potenciais por meio de cadastros que ficam disponíveis em seu banco de dados. Mas o grande trunfo está no fato de que os procedimentos de automação podem ser integrados a outras fontes de aquisição de informação, como no próprio site do corretor e nas redes sociais, por exemplo.

4. Diminui riscos de erros e prejuízos

Como citamos, a automação de processos é capaz de realizar tarefas cansativas e repetitivas, gerando mais produtividade aos negócios, correto?

Vale mencionar, ainda, que a automação no mercado imobiliário — por meio de um CRM — pode gerar também mais segurança à rotina do corretor de imóveis, já que diminui exponencialmente o risco de erros, que podem causar prejuízos.

Por exemplo, em vez de passar horas copiando as informações de um documento para uma planilha, o sistema pode gerar o mesmo conteúdo instantaneamente e sem qualquer possibilidade de erro. Algo que poderia ter um desfecho totalmente diferente com um ser humano, por causa da exaustão.

Além de proporcionar produtividade e facilitar as tarefas do corretor de imóveis, a automação no mercado imobiliário torna o seu trabalho mais preciso, ágil e seguro, impactando positivamente nos negócios como um todo.

5. Ajuda a gerenciar e fidelizar clientes

O trabalho de um corretor de imóveis, em grande parte, está ligado à sua gestão de relacionamento com os clientes. Afinal, para garantir o sucesso da venda é preciso gerenciar cada passo do processo, desde o momento em que o cliente demonstra interesse até o pós-venda.

Nesse caso, um CRM de automação no mercado imobiliário oferece ferramentas efetivas para tornar os clientes mais satisfeitos com toda a experiência da transação, além de influenciar na fidelização, fazendo com que eles queiram fazer novos negócios no futuro e indiquem para outras pessoas.

Dentre as ferramentas que o CRM pode oferecer para otimizar a gestão de relacionamento, podemos citar o envio de e-mails automático, em que o corretor pode configurar o sistema para o disparo de mensagens em datas importantes, agregando valor à relação comercial com o cliente.

É possível também munir os consumidores com informações pertinentes ao mercado de imóveis. Clientes bem informados e satisfeitos tendem a se tornarem fiéis e indicarem o profissional em todas as ocasiões que forem convenientes.

6. Otimiza a gestão de imóveis

Certamente, uma das grandes vantagens da automação no mercado imobiliário que os corretores modernos podem contar hoje em dia são os portais imobiliários!

Esses portais foram desenvolvidos para divulgar propriedades que integram a carteira de imóveis de um corretor ou de uma imobiliária e, sem dúvida, são uma das melhores formas de tornar os anúncios mais abrangentes, pois atingem clientes potenciais. Ou seja, pessoas que realmente buscam os produtos e serviços prestados pelo profissional de corretagem de imóveis.

Além de agregarem visibilidade às oportunidades, um dos benefícios dos portais imobiliários é o baixo custo, exigindo um investimento pequeno para que o alcance do anúncio ganhe proporções maiores e atraia muito mais clientes.

No contexto da automação, podemos afirmar que existem CRMs imobiliários que realizam a integração com os portais mais importantes do país, de forma direta e automática no sistema, facilitando ainda mais a gestão dos imóveis de sua carteira.

Como você pôde conferir neste artigo, já está mais do que na hora de considerar o investimento em automação no mercado imobiliário e tornar o seu trabalho de corretor de imóveis mais ágil, moderno, seguro e rentável.

Você ainda tem alguma dúvida sobre como implementar automação em seus processos cotidianos? Quer entender melhor como um CRM imobiliário pode ajudar? Então entre em contato com a gente através do formulário abaixo para saber mais!


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